Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

• 06/12/2023
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 06/12/2023

Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (05), o Poder Legislativo aprovou quatro projetos de lei; o envio de duas moções e a formação de uma frente parlamentar. Quatro projetos passaram pela primeira discussão e devem ser votados na Sessão de quinta-feira (07).

Ainda, durante a sessão, no espaço do Expediente Nobre, o vereador Manoel Badke prestou homenagem à Sociedade Cultural Libanesa de Santa Maria e região pelos 80 anos de Independência do Líbano.  Paulo Sarkis, da Sociedade Cultural Libanesa, agradeceu ao Legislativo pela distinção à entidade, destacando que o Brasil possui a maior concentração de libaneses do mundo. Elencou as contribuições à sociedade do povo libanês.

MOÇÕES APROVADAS:

Moção de Apoio à reivindicação dos Policiais Civis, pedindo ao Governo do Rio Grande do Sul para que recebam o mesmo reconhecimento e tratamento que outras categorias e carreiras jurídicas e típicas de Estado recebem. Autoria: vereador Getulio de Vargas;

MOÇÃO DE APELO

Moção de Apelo ao Poder Executivo para que aconteça a inserção de psicólogos e assistentes sociais na rede municipal de ensino. Autoria: vereador Danclar Rossato.

INSERÇÃO NOS ANAIS:

Requerimento, de autoria da vereadora Anita Costa Beber, solicitando a inclusão nos Anais da do Legislativo do artigo “REDES DE APOIO: OS GRUPOS DE MULHERES EMPREENDEDORAS EM BUSCA DO FORTALECIMENTO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO” publicado no Jornal Diário de Santa Maria, em 29 de novembro. O artigo foi escrito por Ananda Faccin.

FRENTE PARLAMENTAR:

Requerimento, de autoria da vereadora Marina Callegaro, solicitando a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Lei nº 9650, de autoria do vereador Givago Ribeiro, que altera o art. 1º da Lei Ordinária nº 5.537 de 14 de Outubro de
2011. O projeto tem objetivo adequação de denominação - prolongamento - da Rua “Mário de Paula” para maior precisão e clareza na localização de endereços.

INCLUÍDOS NA PAUTA:

Projeto de Lei nº 9718, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei Municipal nº 4745, de 05 de janeiro de 2004, que Dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais e dá outras providências. Esse projeto adiciona os cargos de biólogo, geógrafo, geólogo, químico industrial e arquivista ao rol de cargos que fazem jus ao recebimento de gratificação por exercício de responsabilidade técnica.

Projeto de Lei nº 9732, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Lei Municipal n° 5.913, de 20 de outubro de 2014, que Altera o Quadro de Cargos de Provimento Efetivo da Câmara de Vereadores do Município de Santa Maria, cria a Gratificação de Representação Judicial e Extrajudicial – GRJE – para os Procuradores Legislativos da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria lotados na Procuradoria Jurídica Legislativa e dá outras providências. Pelo projeto, fica alterada para “Procurador Legislativo” a denominação do cargo “Analista
Legislativo – Área Advocacia. A Gratificação de Representação Judicial e Extrajudicial (GRJE) corresponderá a 100% (cem por cento) sobre o valor básico do nível em que se encontre o servidor em sua respectiva classe.

Projeto de Lei nº 9733, de autoria da Mesa Diretora, que cria gratificações para as funções de Encarregado de Dados Pessoais e aos Membros do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e dá outras providências. Os servidores efetivos dos quadros permanentes da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, enquanto designados para o exercício das funções, receberão uma gratificação mensal ou proporcional no  valor de: I – R$ 1.779,68 para o exercício da função de Encarregado de Dados Pessoais; V – R$ 678,96 para o exercício da função de Membro do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações.

PROJETOS APROVADOS:

PROJETO DE LEI Nº 9608, de autoria da vereadora Roberta Leitão, que inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria a "Semana Municipal da Noz-Pecã". O evento ocorrerá, preferencialmente, na primeira semana do mês de junho de cada ano.

PROJETO DE LEI Nº 9662, de autoria dos vereadores Marina Callegaro e Paulo Ricardo Pedroso, que cria o programa “Doe Esperança”. O objetivo é divulgar e incentivar a doação de órgãos e tecidos no Município de Santa  Maria,  com intuito  de ampliar  o número de doadores,  auxiliando na  redução da fila de espera por um transplante de órgão;

PROJETO DE LEI Nº 9705, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que altera a redação do art.2º da Lei Municipal nº. 6478, de 2 de julho de 2020 que Institui no âmbito do Município de santa Maria, a meia-entrada para o acesso de pessoas com deficiência e acompanhantes, quando necessário, em eventos artísticos, culturais, cinematográficos, teatrais, circenses, musicais, de lazer e esportivos e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 9711, de autoria do vereador Givago Ribeiro, que inclui o "Dia Olímpico de Santa Maria" no calendário oficial do município. O projeto cria o “Dia Municipal do Esporte Olímpico” a ser celebrado anualmente no dia 5 de julho. Nesta data, no ano de 2016, ocorreu o revezamento da tocha olímpica na cidade.

PEDIDO DE VISTAS: O vereador Juliano Soares pediu vistas (mais prazo) ao Projeto de Lei Nº 9647, de autoria da vereadora Roberta Leitão, que visa conceder às gestantes vítimas de abuso sexual a equiparação às gestantes de risco para fins de realização de ultrassonografias durante o período gestacional. Conforme a justificativa do projeto, a proposição busca fornecer às gestantes vítimas de
abuso sexual recursos adicionais, por meio das ultrassonografias, a fim de embasar suas decisões sobre a continuidade ou interrupção da gravidez.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luísa Leivas e Luã Santos