Santa Maria, sábado, 1 de junho de 2024

Ex-reitor Derblay Galvão recebe Medalha Coração do Rio Grande

• 18/05/2010

A Câmara realizou, na noite desta terça-feira (18), sessão solene em homenagem a Santa Maria, pela passagem dos seus 152 anos, e para a entrega da Medalha Coração do Rio Grande, neste ano outorgada ao professor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Derblay Galvão.
Nascido na cidade de Montenegro, o homenageado de 2010 formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exerceu a reitoria da UFSM no período 1977/1981 e atualmente representa a instituição em Brasília.
Ao falar em nome da Casa, saudando o homenageado, o vereador Admar Pozzobom lembrou que, se a criação da Medalha Coração do Rio Grande significou um esforço conjunto do Legislativo e do Executivo para manifestar oficialmente o reconhecimento da cidade àqueles que contribuíram para o progresso local, “hoje, com muita justiça, o parlamento santa-mariense entrega a Medalha Coração do Rio Grande ao professor Derblay Galvão”. Segundo o orador, assim como a história da UFSM se confunde com parte da história do nosso município, “é preciso dizer que Derblay Galvão é parte da história da Universidade Federal de Santa Maria e, portanto, personalidade que, efetivamente, contribuiu para o progresso da nossa Santa Maria da Boca do Monte”.
Depois de destacar as dificuldades à época, em função das restrições administrativas impostas pelo regime militar, Admar Pozzobom lembrou que Derblay lutou aguerridamente “pela obtenção de recursos para a UFSM” e a sua administração à frente da reitoria da instituição ficou caracterizada, entre outras obras, “pela conclusão do Hospital Universitário, centro de convivência do Restaurante Universitário e ampliação das moradias estudantis”.
Visivelmente emocionado, o professor Derblay disse que a homenagem a ele prestada era uma expressão da bondade enquanto “o maior atributo da essência divina que os homens, criados à semelhança de Deus, podem realizar nas suas relações com o próximo e a natureza.” E acrescentou: “Um gesto que muito me enternece e sensibiliza, pois é também a manifestação de amizade, de solidariedade humana e de fraternidade conterrânea”. Finalizou reafirmando sua emoção e declarando seus “sentimentos de gratidão, de admiração e de amizade a todos os insignes representantes do povo santa-mariense, às autoridades presentes, ao reitor (Felipe Müller), ex-reitores e velhos amigos entrelaçados por um convívio edificador e fraterno.”
Em sua saudação, o prefeito Cezar Schirmer destacou que a homenagem mais do que uma iniciativa da Câmara, secundada pelo Poder Executivo, era, sobretudo, “uma homenagem dos mais de 300 mil habitantes de Santa Maria, por tudo que o professor Derblay Galvão fez e continua fazendo por nossa cidade”.
Ao encerrar a solenidade, o presidente da Casa, vereador Paulo Airton Denardin, lembrou que a proposta do nome do professor Derblay foi aprovada pela unanimidade da Casa e que todos os vereadores se faziam presente a sessão de entrega da comenda. O presidente ainda se referiu à importância da figura do homenageado para o desenvolvimento da educação em nossa cidade, papel que continua desempenhando ainda hoje, “como representante da Universidade e do nosso município em Brasília”.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Loureiro