Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Câmara cria Comissão Externa para acompanhar efeitos da tragédia das enchentes em Santa Maria

• 08/05/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 08/05/2024

Em meio à crise causada pelas fortes chuvas, o Legislativo  formou, durante reunião da Mesa Diretora na última terça-feira (7), uma Comissão de Representação Externa para vistoriar o restabelecimento dos serviços de abastecimento de água da Corsan. O colegiado, designado pelo presidente Manoel Badke (UB), é integrado pelos vereadores Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) e Pablo Pacheco (PP). Já na tarde de ontem, o trio foi vistoriar os serviços prestados pela companhia no município. O procurador jurídico da Casa, Lucas Saccol, acompanhou as atividades.

O procurador destacou que a Câmara tem monitorado, nos últimos dias, a adoção por parte da Corsan do sistema de rodízio para garantir o abastecimento em diferentes pontos do município. Além disso, os trabalhos da Comissão de Representação Externa buscam entender a realização de manobras para transferir água de um bairro para outro. “São inúmeros os relatos de inconsistência e de interrupção no abastecimento de água no município. Obviamente que o momento é de excepcionalidade. Mas precisamos, enquanto Legislativo e Procuradoria Jurídica, acompanhar os serviços da Corsan”, pontuou Lucas Saccol.

Outro fator que motivou a criação da Comissão de Representação Externa é quanto à probabilidade de galgamento da Barragem Saturnino de Brito, ou seja, quando o volume de água excede a capacidade de escoamento do vertedouro, pela cheia do Rio Ibicuí-Mirim. A companhia tem alertado a população do entorno – localidades de Passo dos Macacos e Canabarro - para a necessidade de evacuação da área e prestado o auxílio necessário.

A comissão externa também se debruçará na utilização de caminhões-pipa pela Corsan, o que o Legislativo entende, no momento, ser insuficiente para suprir as necessidades daquelas localidades e bairros que ficaram mais tempo desabastecidos.  “Sabemos que, inicialmente, os veículos têm enchido os reservatórios de condomínios e do próprio comércio. Outros caminhões-pipa têm abastecido principalmente hospitais, clínicas e o próprio Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão alojadas as pessoas que estão desabrigadas. Mas esses trabalhos devem olhar o município do campo à cidade”, avalia o vereador Adelar Vargas.

O parlamentar Alexandre Vargas pontua que os serviços da comissão visam “buscar respostas frente à falta de água e às incertezas sobre a normalização do abastecimento”, situação que tem preocupado os santa-marienses nos últimos dias devido à cheia do Rio Ibicuí, que aconteceu no último dia 30 de abril. “Precisamos ter uma materialização dos trabalhos e uma resposta mais assertiva no conserto das tubulações que foram rompidas. Santa Maria não pode ter tamanha demora no restabelecimento de um serviço tão essencial”, diz Alexandre Vargas.

Também integrante do colegiado, o vereador Pablo Pacheco, cobrou providências da direção da Corsan no município e reiterou que o Legislativo auxiliará no que for possível a companhia para garantir uma normalização o quanto antes dos serviços em Santa Maria. “Somos entendedores da excepcionalidade do momento, mas estamos aqui para saber até quando o fornecimento de água ocorrerá de forma alternada”, pontuou.

Texto: Marcelo Martins