Santa Maria, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Em Santa Maria, Legislativo acompanha vinda do presidente Lula para anúncio de medidas de combate às chuvaradas

• 02/05/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 02/05/2024

O Poder Legislativo de Santa Maria esteve presente, nesta quinta-feira (2), na Base Aérea (Basm) local para acompanhar a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao município. Uma comitiva presidencial desembarcou na cidade para avaliar os estragos junto ao maior município do centro do Estado que, desde a última segunda-feira, sofre com volumosos índices de chuva que, até o momento, já deixaram dois óbitos, pessoas desalojadas e desabrigadas, além de estragos do campo à cidade. Na presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e de autoridades locais e dos mais diversos órgãos de segurança, o governo federal fez o anúncio de um plano de recuperação de Santa Maria e também dos demais municípios gaúchos assolados pelos eventos climáticos extremos. O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke (UB), acompanhou a reunião de trabalho com a presença de autoridades ministeriais, dos Executivos federal e estadual, e também do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Também estiveram na Basm, os vereadores da bancada do PT: Helen Cabral, Marina Callegaro e Valdir Oliveira.

Conforme apresentação feita pelo general de exército Hertz Pires do Nascimento, titular do Comando Militar do Sul, o Rio Grande do Sul contabiliza 13 óbitos, 132 municípios atingidos e mais de 44,6 mil pessoas afetadas em todo o Estado. Ainda há 141 trechos de rodovias estaduais e federais com interrupção parcial ou total. O general ainda relatou que, nas últimas horas, foram resgatadas 113 pessoas apenas em Santa Maria. O governador Eduardo Leite informou que, no momento, existem 133 pontos de resgate em todo o Rio Grande do Sul.

O governo federal anunciou a liberação de R$ 16 milhões, a pedido da prefeitura, para a realização de obras para a Rua Canário, no Bairro Itararé. O recurso, de acordo com o governo federal, será liberado de forma emergencial para o Executivo municipal, que deve empregar o montante para contenção de encostas, e, assim, resolver problemas de solapamentos e deslizamentos de massa. Ao falar aos prefeitos e autoridades presentes, o presidente Lula enfatizou que a União atuará "para minimizar o sofrimento da população gaúcha" e destacou que "o governo federal estará 100% à disposição do Estado e do povo do Rio Grande do Sul". O efeito prático, da vinda da cúpula presidencial, deve ser materializado em sete a 15 dias já com obras de infraestrutura nos pontos de acesso à Região Central que, hoje, está sem ligação direta com a capital gaúcha.

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Camila Porto/CMVSM e Christiano Ercolani/AL-RS