Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Comissão de Orçamento e Finanças realiza reunião pública para tratar da campanha do Imposto Solidário 2024

• 23/04/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 23/04/2024

A Câmara de Vereadores de Santa Maria recebeu, na noite da última segunda-feira (22), uma reunião pública para tratar da campanha do Imposto Solidário 2024, iniciativa mantida pela prefeitura e Receita Federal. A atividade foi da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, o vereador Pablo Pacheco (PP). A integrante da Comissão de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS), Rosaura Vargas, e uma das desenvolvedoras da Campanha Imposto Solidário na cidade, fez uso da fala para que a população se some à iniciativa.

Ela relatou que, até o momento, a Receita Federal contabiliza mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda 2024 de pessoas que moram em Santa Maria. Rosaura enfatizou que se fosse feita a doação mínima de R$ 10, projetos sociais voltados a auxiliar crianças, adolescentes e idosos do município teriam acesso a uma verba de R$ 120 mil. Porém, se as doações fossem de R$ 100, o montante atingiria a cifra de R$ 1,2 milhão.

“O nosso desafio, aqui, é em viabilizar um chamamento assertivo da sociedade para que se some à iniciativa. O desafio tem sido saber como se chega a essas pessoas”, avaliou Rosaura.

O presidente da COF, Pablo Pacheco, enfatizou que mesmo frente ao calendário que avança para a finalização da declaração do IR, os santa-marienses podem ainda contribuir e ajudar a campanha do Imposto Solidário atingir a arrecadação de R$ 10 milhões neste ano. A efeito de comparação, em 2023, o valor atingido foi de R$ 4,9 milhões. E, no ano anterior, a cifra bateu a casa de R$ 2,7 milhões.

Texto e foto: Marcelo Martins