Santa Maria, quarta-feira, 1 de maio de 2024

Em sessão solene, Câmara entrega duas comendas

• 18/04/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 18/04/2024

Na noite desta quinta-feira (18), no Plenário Coronel Valença, a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a Sessão Solene para a entrega da Comenda “Irmã Felicidade” e “Comenda Irmã Consuelo”. Estas duas congratulações foram instituídas pela Lei nº 6045/2016. A Comenda Irmã Felicidade é destinada a homenagear enfermeiro ou enfermeira que destacar-se em suas atividades na área de saúde. Já a Comenda Irmã Consuelo é destinada a homenagear técnico ou técnica de enfermagem que apresentaram destaque na profissão. As homenageadas da noite foram a enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima e a técnica em enfermagem Nilza Lourenço da Silva.

O proponente da legislação que instituiu essas duas congratulações, Coronel Vargas (PL), afirmou ter enorme satisfação em “render homenagem a essas duas grandes mulheres, Márcia e Nilza”. Logo após, o parlamentar fez um breve histórico das duas homenageadas. “São duas guerreiras”, afirmou o edil, além de dizer que as duas são seres humanos que vieram desempenham o papel de cuidar das pessoas.

Márcia Gabriela é enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria e, no município, coordena duas políticas públicas: de HIV, IST’s e hepatites virais e a de promoção de equidades. Declarou estar muito feliz com a homenagem. “Ela representa pra mim a consolidação de um trabalho que estou desenvolvendo há quatro anos”. Destacou a importância de, como uma mulher negra, coordenar políticas públicas no município. “Representa um vitória muito grande contra o racismo estrutural”.

Já a técnica em enfermagem Nilza Lourenço da Silva atua na Estratégia de Saúde da Família do município, com 22 anos de profissão. Também participou, por anos, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), como conselheira. A homenageada destacou que a profissão é, majoritariamente, ocupada por mulheres e que ainda, segundo ela, estas “sofrem com questão de preconceito e machismo”. Reforçou que o trabalho dos e das técnicas de enfermagem é fundamental ao bom andamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Câmara, Manoel Badke (UB), ressaltou a importância das homenageadas seguirem utilizando o conhecimento para ajudar as pessoas. “Como presidente desta casa, me sinto feliz”.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Gustavo Nuh