Santa Maria, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Comissão da Travessia Urbana realiza reunião técnica com o Dnit para tratar das obras de duplicação

• 12/04/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 12/04/2024

Criada em março deste ano, a Comissão Especial da Travessia Urbana esteve reunida, nesta sexta-feira (12), com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para tratar da obra, considerada a maior em termos de mobilidade urbana em Santa Maria. O encontro, que ocorreu no escritório da autarquia federal (situado na Avenida Helvio Basso), contou com a participação dos vereadores Valdir Oliveira (PT), presidente do colegiado; Tubias Callill (PL), vice-presidente; e Givago Ribeiro (PSDB), relator. Em pauta, os parlamentares abordaram as frentes de trabalho da malha rodoviária que contempla, ao todo, 14,5 km de duplicação de trechos das BRs 158 e 287.

A conversa foi conduzida pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João Carlos Toneto, que acompanha os serviços desde 2014, quando se iniciaram as obras. Ficou definido que, no próximo dia 19, haverá uma vistoria conjunta (dos vereadores e de servidores do Dnit) a vários pontos da Travessia Urbana, como, por exemplo, a Passarela da Vila São João com a Vila Caramelo, Trevo da Uglione e junto às passagens inferiores da Vasco da Cunha e da Urlândia.

O engenheiro explicou, ainda, como funcionará a sistemática referente ao fluxo de trânsito nos trechos duplicados. Segundo ele, a tendência é que seja feita uma espécie de segregação dos trajetos (urbanos e das rodovias) de modo a minimizar o número de paradas que os motoristas precisam fazer. Atualmente, a obra está entre 75% a 80% concluída, pontuou. Segundo o órgão federal, a Travessia Urbana deve ser finalizada até o fim deste primeiro semestre do ano. Contudo, de acordo com o Dnit, as sucessivas chuvas podem prorrogar o prazo de entrega da obra, que já teve mais de R$ 320 milhões investidos pelo Governo Federal ao longo de quase uma década.

Texto: Marcelo Martins
Foto: Bernardo Abbad