Santa Maria, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Câmara aprova a ampliação da licença-maternidade das servidoras do Poder Executivo

• 11/04/2024
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Mateus Azevedo em 11/04/2024

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (11), os parlamentares aprovaram um projeto de lei, duas moções e duas autorizações de viagem. Na oportunidade, também foram analisados três projetos de lei em primeira discussão. Essas matérias, provavelmente, serão votadas na próxima terça, dia 16.  Nesta sessão, entidade local utilizou a Tribuna Livre e o parlamento recebeu a visita de visitante ilustre.

Projeto aprovado

A proposição aprovada foi o Projeto de Lei Complementar (PLC 16/2023), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 3.326/1991, Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Santa Maria, e que objetiva aumentar de 120 para 180 dias a licença-maternidade de servidoras do Executivo e do Legislativo e o aumento da licença-paternidade de cinco para 15 dias.

A vereadora Marina Callegaro (PT) disse que o prazo reduzido de licença-maternidade impacta na vida das crianças e das mulheres e que essa demanda “é um pedido de muitos servidores e muitas servidoras”. A parlamentar afirmou que existem estudos que atribuem inúmeros benefícios da licença estendida às mães, aos pais e às crianças. A parlamentar também lembrou que, há anos, o Poder Legislativo já assegura às suas servidoras 180 dias de licença-maternidade. Os parlamentares Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) e Luci Duartes, a Tia da Moto (PDT), também se manifestaram favoráveis à matéria.

Adiamento de votação

Por solicitação do vereador Werner Rempel (PC do B), o Projeto de Lei nº 9717/2023, de autoria da vereadora Helen Cabral (PT), que cria e inclui no calendário de eventos oficiais do município o "Dia do Capoeirista", teve a sua votação adiada. A proposição será votada, provavelmente, na próxima terça, dia 16.

Moções aprovadas

A primeira moção aprovada é de congratulação à Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro pelos 20 anos de atuação na região oeste da cidade. Essa matéria é de autoria do vereador Danclar Jesus Rossato (PSB).

Já a segunda moção aprovada é de apoio/solidariedade à convocação dos aprovados em concurso público municipal do Poder Executivo (voltado ao cargo de Fiscal II) realizado em 2020, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos).

Primeira discussão

- Projeto de Lei 9755/2024, de autoria do vereador Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), que visa criar o programa Alimentando Vidas na Causa Animal;

- Projeto de Lei 9750/2024, proposto pela vereadora Helen Cabral (PT), que inclui no calendário oficial a atividade Cruzeiro de Luz - Encontro de Quimbandeiros de Santa Maria;

- Projeto de Lei 9736/2024, sugerido pelo vereador Valdir Oliveira (PT), que insere no calendário de eventos oficiais do município a Romaria de Nossa Senhora Aparecida que ocorre, no dia 12 de outubro, em Santa Maria.

Autorização de viagem

O pedido de autorização de viagem do vereador Givago Ribeiro (PSDB) a Brasília, entre os dias 22 e 25 deste mês, para cumprir diversas agendas, foi aprovado.

Nesse mesmo sentido, o pedido de autorização de viagem do vereador Tubias Callil (PL) a Porto Alegre, sem ônus ao Poder Legislativo, para participar de reunião no Tribunal de Costas do Estado do Rio Grande do Sul, no próximo dia 16, também foi aprovado.

Tribuna Livre

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Região Centro (SINDICONTÁBIL) utilizou a Tribuna Livre para tratar sobre o Imposto Solidário. A oradora, Rosaura Vargas, salientou que houve um aumento na arrecadação de recursos para políticas públicas para idosos, crianças e adolescentes, desde o início da campanha do Imposto Solidário no município, e destaca o enorme potencial de arrecadação que Santa Maria tem. “Nós temos um potencial de R$ 50 milhões, mas, no ano passado, conseguiram apenas R$ 5 milhões”.

Rosaura informou que as pessoas físicas podem destinar 3% para o Fundo Municipal dos Idosos e 3% para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, até o dia 31 de maio deste ano, através da declaração do Imposto de Renda. As pessoas jurídicas também podem contribuir com o programa. Disse também que existem 22 projetos aptos a receber recursos. Os interessados podem obter mais informações por meio do site da Prefeitura de Santa Maria.

Visitante ilustre

O Poder Legislativo recebeu o General de Brigada, Marcus Neuvald, que explanou sobre a exposição de artes visuais denominada “Coronel Niederauer – Coleção Objetos Originais”, que pode ser visitada pela comunidade, de forma gratuita, até amanhã, dia 12. A exposição tem o objetivo de comemorar os 197 anos de nascimento do Coronel Niederauer. “A abertura do espaço, aqui na Câmara, é muito importante e simbólica”. O visitante ilustre fez um breve histórico sobre Niederauer, que comandou inúmeras batalhas.

Texto: Mateus Azevedo e Marcelo Martins

Foto: Gustavo Nuh e Luã Santos