Santa Maria, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Na capital, Comissão Especial da RGE encaminha realização de audiência pública com a presença da AL-RS e da própria concessionária em Santa Maria

• 11/04/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 11/04/2024

A Comissão Especial voltada a fiscalizar os serviços prestados pela RGE em Santa Maria cumpre agenda na capital gaúcha com o objetivo de buscar práticas assertivas e respostas frente à precarização das atividades prestadas pela concessionária no município. O colegiado - composto pelos parlamentares Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), presidente; Helen Cabral (PT), vice-presidente; Juliano Soares, o Juba (PSDB), relator - tem realizado sistematicamente compromissos oficiais para ajustar questões referentes aos serviços do campo à cidade.

O colegiado também realizou agendas na Assembleia Legislativa (AL-RS) e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. No primeiro compromisso, o trio de parlamentares tratou dos serviços de energia elétrica da RGE com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Na sequência, eles estiveram reunidos com o deputado Joel Wilhelm (PP), que preside a Comissão de Assuntos Municipais (CAM). Destas conversas ficou encaminhado que a AL-RS viabilizará conjuntamente com o Legislativo santa-mariense a realização de uma audiência pública, ainda neste mês, para tratar da prestação dos serviços no município com a participação de parlamentares, representantes dos Executivos (municipal e estadual), das agências reguladoras e da própria companhia de energia.

Depois, os parlamentares estiveram reunidos com a vereadora Claudia Araújo (PSD), que preside a CPI instaurada na Câmara de Porto Alegre para averiguar situações envolvendo a CEEE Equatorial na Capital. Na conversa, obtiveram o relato de que os problemas enfrentados em Santa Maria com a RGE se assemelham às dificuldades que os porto-alegrenses têm com a CEE Equatorial.

Os vereadores santa-marienses, que estão acompanhados do procurador jurídico Lucas Saccol, também cumpriram agenda no gabinete do vice-governador, Gabriel Souza (MDB). Eles foram recebidos pelo chefe de gabinete, Janir Branco, que se comprometeu em levar ao conhecimento das secretarias do Executivo gaúcho a situação do município referente aos serviços prestados pela RGE.

Texto: Marcelo Martins