PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

Sessão Plenária Ordinária: 26 de março de 2023


  • 26/03/2024
  • 324 visualizações
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 26/03/2024
Compartilhe:

Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (26), os vereadores aprovaram o envio de uma moção de congratulações e a inserção de um texto nos anais da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Além disso, os edis aprovaram matéria que altera o horário da Sessão Plenária Ordinária da próxima quinta-feira (28) para às 9h. 

ALTERAÇÃO NO HORÁRIO DA PRÓXIMA SESSÃO: Os vereadores aprovaram Projeto de Resolução Legislativa, de autoria da Mesa Diretora, o qual prevê alteração do horário da Sessão Plenária Ordinária da próxima quinta-feira. A matéria determina que a sessão será realizada, excepcionalmente, no período da manhã, às 9h. Nessa data, o horário de expediente da Casa Legislativa também será diferenciado, das 7h30 às 13h30. 

NOVO LÍDER DO GOVERNO: O presidente da Câmara, vereador Manoel Badke (União Brasil) anunciou o novo líder do governo no Parlamento Municipal. De acordo com documento enviado pelo prefeito municipal, Jorge Pozzobom (PSDB), o novo líder é o vereador Givago Ribeiro (PSDB). No microfone de aparte, o edil indicado pelo chefe do Executivo destacou que, entre as ações que pretende desenvolver, a principal é a de levar as demandas da cidade apontadas pelos vereadores à Prefeitura Municipal. 

EXPEDIENTE NOBRE: Antes do início da Ordem do Dia, a Câmara realizou Expediente Nobre em homenagem aos 30 anos do Colégio Militar de Santa Maria. O orador, vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (PSB), fez um breve histórico da instituição destacando que esse foi o primeiro colégio militar fundado no interior do país e que, atualmente, oferece uma educação de excelência em Santa Maria. O diretor da escola, coronel Gerson Ricardo Parzianello, informou que mais de cinco mil alunos passaram pelo Colégio Militar nesses 30 anos. Atualmente, o militar disse que 857 estudantes participam das atividades curriculares e extra-curriculares promovidas pela instituição. Por fim, incentivou que mais pessoas realizem o concurso público para admissão ao colégio e destacou a importância da persistência para atingir os objetivos. 

INSERÇÃO NOS ANAIS: O vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso apresentou proposição para inserção nos anais da Câmara de Vereadores de Santa Maria de artigo publicado em 1º de março de 2024, no jornal Diário de Santa Maria: “Há 30 anos no coração do Rio Grande, construindo o Futuro do Brasil”, de autoria de Thieser Farias. A publicação trata sobre a história do Colégio Militar de Santa Maria. A inclusão foi acatada por unanimidade dos parlamentares presentes. 

MOÇÃO APROVADA: A vereadora Anita Costa Beber (PP) propôs o envio de Moção de Congratulação a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência pelos 59 anos  da instituição. A homenagem foi aprovada por todos os parlamentares presentes. 

PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO: dois projetos de lei passaram em primeira discussão, os quais devem ser apreciados pelos parlamentares na próxima sessão plenária, dia 28 de março. São eles: 

PROJETO DE LEI Nº 9724/2023, de autoria do vereador Valdir Oliveira, o qual denomina de “Travessa Antônio Carlos Silva" o logradouro público localizado no trecho de 127 metros a sudoeste da esquina entre a rua "Doutor Luiz Mallo" e a rua "Borges do Canto", projetado inicialmente como trecho integrante da Av. Itaimbé.

PROJETO DE LEI Nº 9729/2023, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que  institui e Inclui o dia 27 de março como o dia Municipal do grafite no Calendário de Eventos do Município.

JANELA PARTIDÁRIA: A vereadora Anita Costa Beber utilizou o período de Comunicação de Liderança do partido Partido Progressistas para anunciar a troca de legenda. De acordo com a parlamentar, a convite do vereador Tony Oliveira e do presidente municipal do Podemos, Marcelino Severo, ela deixa o Progressistas para seguir seu mandato pelo Podemos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os vereadores que desejam mudar de agremiação poderão fazer a permuta, sem a perda do mandato, até o dia 5 de abril. 

Texto: Camila Porto

Fotos: Luísa Monteiro e Luã Santos. 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços