Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

• 07/03/2024
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Mateus Azevedo em 07/03/2024

Na Ordem do Dia da Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (7), os parlamentares aprovaram três projetos, a inserção de artigo nos anais do Legislativo, a autorização de viagem de três vereadores, entre outros temas. Na sessão, também aconteceu Expediente Nobre em homenagem às mulheres.

Projetos Aprovados

O primeiro projeto aprovado institui e inclui no calendário de eventos oficiais do município a procissão em homenagem a São Jorge Guerreiro "Ogum" e é de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB). O autor da matéria disse ter muito orgulho em ser o proponente desta matéria. “Um evento que carrega consigo uma história linda de fé”. Fez um breve histórico da procissão do Pai Ogum, ocorrida no Bairro Tancredo Neves, e que se iniciou há aproximadamente 20 anos. Por 17 votos favoráveis e nenhum voto contrário, a proposição foi aprovada.

A segunda proposição cria o programa municipal “Não ao racismo” nas escolas públicas do município. O vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB) é o autor desta matéria. O proponente disse que o programa é um incentivador para o combate ao racismo por meio de campanhas educativas. “Vivemos em um mundo diverso. O racismo é uma sombra que obscurece essa diversidade”. Por fim, defendeu que o racismo deve ser enfrentado desde a sua raiz. A matéria foi aprovada pela unanimidade dos presentes (16 a 0).

A terceira matéria aprovada denomina Santa Maria como “Cidade do Xis” e, ainda, insere no calendário oficial de eventos do município o Festival do Xis, que é realizado, anualmente, na segunda quinzena de novembro. Esse projeto é de autoria do vereador Givago Ribeiro (PSDB). O proponente afirmou que o Xis é o lanche tradicional do município. “Santa Maria se destaca. Santa Maria tem um agregado na sua cultura gastronômica que é o Xis”. O parlamentar resgatou que, no ano passado, a prefeitura promoveu o Festival do Xis e que, na opinião dele, “foi um sucesso”. O edil declara que, por esses motivos, está propondo esta legislação. Por 15 votos a zero, a proposição foi aprovada.

Inserção nos Anais

A inserção nos anais da Casa do artigo veiculado no jornal Diário de Santa Maria intitulado “A memória de Dom Ivo nem o tempo consegue apagar”, proposta pelo vereador Valdir Oliveira (PT), de autoria de Thiago Alves Torres, foi aprovada pelos parlamentares por unanimidade (16 a 0).

Autorização de Viagem

Em discussão única e votação, a solicitação de autorização de viagem dos vereadores Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) e Anita Costa Beber (Progressistas) para a capital gaúcha, entre os dias 10 e 13 de março, foi aprovada. A viagem foi autorizada por 16 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

Expediente Nobre

No Expediente Nobre, a vereadora Maria Rita Py Dutra (PC do B) fez uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado na próxima sexta-feira (8). Em sua explanação, a parlamentar destacou a necessidade de união no combate ao preconceito por gênero. “Nós estamos, aqui, unificando as lutas, seguindo as pegadas e os que nos antecederam”, citando Olga Benário, assassinada durante a 2ª Guerra Mundial, pelo governo alemão, Jussara Cony, ex-deputada estadual, entre outras. Logo após, a parlamentar lembrou um pouco da tragédia, ocorrida em Nova Iorque, EUA, em que 129 mulheres foram mortas por reivindicarem melhores condições de trabalho. Por fim, defendeu a união para a construção de uma sociedade pacífica, em que as mulheres não sejam mais vítimas de violência.

A enfermeira e integrante do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Laura Ferreira Cortez, também ocupou a tribuna durante o Expediente Nobre e destacou a desigualdade de gênero na ocupação dos espaços de poder na política e solicitou uma salva de palmas às seis vereadoras do Parlamento Santa-mariense. “Só por estarem aqui, essas vereadoras estão de parabéns, porque somos minoria na política”. Destacou um pouco do trabalho desenvolvido pelo Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Ressaltou a violência sofrida pelas mulheres e que ceifam as vidas destas, todos os anos, e afirmou que as mulheres precisam de respeito. Finalizou dizendo que o dia oito de março é uma data de luta por uma sociedade mais justa.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos e Gustavo Nuh