Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Políticas para Pessoas em situação de rua retornam à pauta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos

• 07/12/2023
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 07/12/2023

Em reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (07), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos retomou o debate sobre políticas públicas para pessoas em situação de rua. A atividade contou com a presença do secretario adjunto de município de Desenvolvimento Social e da sociedade civil organizada.

Em relação às necessidades de disponibilização de banheiros e de bebedouros 24h para atender à população em situação de rua, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, informou que o Executivo está nas tratativas para viabilizar os banheiros nos primeiros meses de 2024, bem como analisando alternativas a fim de ofertar bebedouros.

A respeito do serviço de saúde mental para atender à população em situação de rua, outra reivindicação do movimento em prol desse público foi o de que a comissão pleiteie, junto ao Executivo Municipal, a viabilização do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), que proporciona serviços de atenção contínua com funcionamento 24 horas.

A comissão deliberou convocar o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, para prestar esclarecimentos sobre políticas públicas da pasta a essa parcela da população. A solicitação de convocação tem que ser aprovada em plenário.

Participaram da reunião os membros da comissão Marina Callegaro (presidente), Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (vice-presidente), Adelar Vargas, João Ricardo Vargas, Roberta Leitão e Rudys Rodrigues.

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Luã Santos