100%
slidehttp://www.camara-sm.igamtec.com.br/news/yuozzeuvpqgslide-sm.jpg slidehttp://www.camara-sm.rs.gov.br/news/201609211233191474471999.jpg slidehttp://www.camara-sm.rs.gov.br/news/201609211233411474472021.jpg
Faça download do nosso aplicativo e fique por dentro das atividades com apenas um clique
Legislativo realiza atividades para comemorar o Dia Municipal do Pedestre
Legislativo realiza atividades para comemorar o Dia Municipal do Pedestre

Em Santa Maria o dia 04 de outubro é marcado pelo Dia Municipal do Pedestre. Instituído pela lei municipal 5791/2013. As ações alusivas a data se estendem durante todo o mês de outubro com blitz educativa e conscientização sobre direitos e deveres do pedestre, vagas exclusivas para idosos e deficientes e luta contra as drogas.
A blitz educativa começou a ser realizada no dia 06, em frente ao Colégio Fátima. As próximas ações acontecerão no dia 11, pela manhã, em frente a Basílica da Medianeira. Em frente ao Calçadão, no dia 13 de outubro, das 10h30 às 11h30 e no dia 26 de outubro na Praça Saldanha Marinho, na parte da manhã.
As ações são promovidas pelo Legislativo em parceria com a Secretaria de Município de Mobilidade Urbana (Programa EducaTrânsito), a Polícia Federal, os Fiscais de Trânsito e a Cátedra de Direitos Humanos (FAMES).

TV Câmara SM realiza visita a Turma do Ique
TV Câmara SM realiza visita a Turma do Ique

Durante o mês de outubro a Tv Câmara realiza visitas a diversas instituições sociais de Santa Maria. Nesta semana visitamos a Turma do Ique. Conhecemos as instalações, parte da equipe de colaboradores e algumas pessoas atendidas.

TV Câmara SM realiza visita a Casa Maria - Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento Oncológico
TV Câmara SM realiza visita a Casa Maria - Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento Oncológico

Na manhã desta sexta-feira (07), a TV Câmara SM visitou a Casa Maria - Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento Oncológico, que oferece estada e alimentação pelo tempo do tratamento de quimioterapia e radioterapia de pacientes do HUSM que lutam contra o câncer.
A casa busca construir laços de amizade e também oferece uma experiência de inclusão social através da troca de vivências e atividades, como conversas em grupo terapêutico e oficinas de artesanato. Conversamos com a assistente social Cristina Marian e com o assessor de comunicação Lucas Goulart sobre o tratamento oferecido na casa e a relação com os pacientes. Confira a reportagem no canal 16 da NET!

Comissão de Políticas Públicas discute Casa de Cultura e ponte da Cidade dos Meninos
Comissão de Políticas Públicas discute Casa de Cultura e ponte da Cidade dos Meninos

Em reunião na tarde desta quinta-feira (06), a Comissão de Políticas Públicas recebeu retorno de dois pedidos de respostas feitos no último mês. O primeiro é referente à obra na ponte que dá acesso à Cidade dos Meninos, em Camobi. Segundo a Procuradora do Município, Anny Desconzi, coube à Procuradoria Geral apenas analisar o processo licitatório. Considerando insuficientes os esclarecimentos trazidos até agora, a Comissão convidará o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, para estar presente na próxima reunião.

Sessão ordinária, 06 de outubro de 2016
Sessão ordinária, 06 de outubro de 2016

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, do vereador Daniel Diniz, solicitando a prorrogação de prazo da Comissão Especial Para Acompanhamento do Processo Licitatório de Leilão de Bens Inservíveis;
- Requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando envio de Moção de Congratulações ao XXV Encontro dos Ex-Integrantes do 7° BIB \"Família Gomes Carneiro\".
- Requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Colégio Politécnico da UFSM, por ser a única instituição de ensino do Rio Grande do Sul entre as 100 melhores do país, no ENEM 2015.
- Projeto de lei, de autoria do vereador Cezar Gehm, que Denomina de Rua Panambi a Via Pública localizada no Bairro Caturrita, Vila Bela União, na cidade de Santa Maria.\"

Câmara e Prefeitura realizam programação no Outubro Rosa
Câmara e Prefeitura realizam programação no Outubro Rosa

A Câmara de Vereadores, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, lançou a programação do mês Outubro Rosa. De 1º a 27 de outubro, ocorrerão palestras de prevenção ao câncer de mama nas escolas municipais e estaduais, empresas e entidades assistenciais. Também, apresentação do documentário
“Mulheres Donas de si”, distribuição de livros e ações de prevenção ao câncer de mama e do câncer de colo do útero.
O Plenário do Legislativo receberá as palestras “A vida é muito maior que o Câncer de Mama” com o mastologista João Nazareno Ethur, e “Comunicação e Desafios”, com a fonoaudióloga Carla Viegas, no dia 24 de outubro, às 15h e às 16h. Já no dia 27 do mês, ocorrerá o Abraço Rosa às 13h30. A programação completa você pode conferir abaixo.

Sessão ordinária, 04 de outubro de 2016
Sessão ordinária, 04 de outubro de 2016

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo colaborador da Casa Maria Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento Oncológico, Lucas Goulart, que destacou as atividades desenvolvidas pela ONG. “A Casa atende, de maneira gratuita, todas as necessidades que as pessoas em atendimento oncológico precisam”, comentou.
Goulart destacou a relevância do mês Outubro Rosa como instrumento para alertar às pessoas a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama. Registrou que a Casa Maria está organizando seminário a respeito do câncer de mama na próxima quinta-feira, 6 de outubro, a partir das 13h30, no auditório da prefeitura. O evento conta com diferentes palestrantes a fim de abordar a doença em diferentes perspectivas. A palestra tem entrada franca.

Sala Eduardo Trevisan recebe a Exposição Poem’Arte
Sala Eduardo Trevisan recebe a Exposição Poem’Arte

Desde 28 de setembro, a Sala Eduardo Trevisan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, recebe a Exposição Poem’Arte. Organizada pelo Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de cultura popular Julieta Balestro, a exposição ficará disponível para apreciação do público até o dia 11 deste mês.

Sessão ordinária, 29 de setembro de 2016
Sessão ordinária, 29 de setembro de 2016

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado pelo presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas em Santa Maria, Paulo Cesar Freitas, que destacou a necessidade de refletir sobre as necessidades reais dos autistas e da urgência de políticas públicas. “No ano passado, no dia 2 de abril de 2015, estive nesta Casa, onde relatei a situação do momento e trouxe informações sobre as necessidades. Aqui, sendo a Casa do Povo, venho a tribuna em nome de parcela da população de Santa Maria que desde a minha vinda não evoluímos nada em termos de políticas públicas”, comentou.
A Associação, que existe desde 2008, conseguiu em 2013 a aprovação de um projeto, no governo federal, garantindo uma verba de 250 mil reais para capacitação de profissionais. Segundo Freitas, os recursos foram perdidos porque não houve a contrapartida do município. “A cidade de Santa Maria carece de políticas públicas não somente de autistas”, destacou. Registrou que a Associação precisa de uma sede física para atender os pais de autistas, mas ainda não conta com o espaço.

Comissão Processante para investigar denúncia contra prefeito é instalada
 Comissão Processante para investigar denúncia contra prefeito é instalada

Na manhã desta quinta-feira (29), aconteceu a instalação da Comissão Processante formada para investigar a denúncia de José Francisco Silva em face do prefeito José Haidar Farret. Na denúncia, Silva destaca que Farret teria utilizado dois cargos de confiança do Executivo Municipal para o auxiliarem em atividade privada, configurando improbidade administrativa.

contato LAI assessibilidade imprimir
http://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/proposicao/pesquisa/0/1/0/11513

Aplicativo:

Faça download do nosso aplicativo e fique por dentro das atividades com apenas um clique