100%
Câmara concede homenagens a educadores
Câmara concede homenagens a educadores

A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene de Entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e do Prêmio Paulo Freire de Talento em Educação 2017, nesta terça-feira (10), no Plenário Coronel Valença. Participaram da mesa das autoridades o presidente em exercício do Legislativo, Ovidio Mayer, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, o vice-prefeito, Sérgio Cechin, o tenente Denardi, da 3ª Divisão do Exército, o comandante da Escola de Sargentos da Brigada Militar, major Barcelos, o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Claudio Ricardo Pereira, e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luiz Eggers.

CCJ aprova três pareceres
CCJ aprova três pareceres

A Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar realizou reunião ordinária nesta terça-feira (10), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado. Os edis integrantes da comissão aprovaram o parecer do vereador Daniel Diniz sobre o Projeto de Lei 8547/2017, que disciplina a concessão de diárias, o requerimento de autorização de viagem, a prestação de contas de viagens e dá outras providências. No parecer, o vereador opinou pela devolução do projeto ao autor para ajustes. A comissão também aprovou o relatório pela normal tramitação do Projeto de Resolução Legislativa 15201/2017, que regulamenta no Poder Legislativo a concessão de adiantamento para despesas de pequeno valor e de pronto pagamento, define casos e dá outras providências, feito pelo vereador Luciano Guerra. Outro parecer aprovado foi o dado pelo vereador Manoel Badke (Maneco) ao Projeto de Lei 8557/2017, que inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Santa Maria a “Marcha e o Congresso de Combate à Violência – Avivamento Santa-Mariense”, pela normal tramitação.

Sessão Plenária Ordinária, 10 de outubro de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 10 de outubro de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo neuropediatra Luciano Hartmann, que destacou a relevância da semana dedicada à conscientização da dislexia. Hartmann destacou que a denominação mais atualizada da dislexia é o transtorno especifico do aprendizado com prejuízo na leitura e na escrita. “Hoje, estima-se que 7 a 17% da comunidade escolar possa ser portadora de um transtorno do aprendizado”, destacou. Explicou que crianças com dislexia têm leitura pausada, silabada, não fluente e apresentam dificuldade de interpretação da leitura.

 

Comissão da Lei dos Táxis define próximas ações
Comissão da Lei dos Táxis define próximas ações

Em reunião na tarde desta terça-feira (10), a Comissão Especial formada para tratar da fiscalização no cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014, conhecida como a Lei dos Taxis, deliberou as próximas ações. A Comissão, integrada pelos vereadores Professora Luci Tia da Moto (Presidente), Daniel Diniz (vice-presidente) e Juliano Soares (relator), está analisando item por item da Lei dos Táxis e as sugestões encaminhadas pelos setores ligados à temática. Na próxima semana, a Comissão irá vistoriar, in loco, três pontos de táxi a fim de verificar a efetividade da lei.

Situação do Caps Prado Veppo discutida em reunião da Comissão de Saúde
 Situação do Caps Prado Veppo discutida em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (10), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente se reuniu com integrantes da Associação de Familiares e Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Prado Veppo, cujos integrantes relataram uma série de problemas enfrentados no local. Participaram da reunião os vereadores Daniel Diniz (presidente em exercício), Cida Brizola, Deili Silva, Manoel Badke e Ovidio Mayer. O vereador Francisco Harrisson com justificativa de ausência em razão de viagem a Brasília.

Legislativo reúne-se com Reitor da UFSM
Legislativo reúne-se com Reitor da UFSM

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, em conjunto com Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas e aos Institutos Federais de Educação, recebeu o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, no Plenarinho do Legislativo, nesta segunda-feira (09). O reitor apresentou dados sobre o orçamento da universidade referente ao período entre 2014 e 2017.

Câmara recebe projeto do Executivo
Câmara recebe projeto do Executivo

No início da tarde de quinta-feira (05), o vice-prefeito de Santa Maria, Sérgio Cechin, realizou a entrega de Projeto de Lei ao Poder Legislativo, na Sala da Presidência.

Mais duas testemunhas são ouvidas na CPI do Parque de Máquinas
Mais duas testemunhas são ouvidas na CPI do Parque de Máquinas

Na manhã desta sexta-feira (06), a Comissão Parlamentar de Inquérito formada para investigar possíveis irregularidades no Parque de Máquinas do Município realizou as oitivas de Paulo Renato Comassetto Schuster e Paulo Sérgio da Silva, servidores públicos municipais. Participaram os vereadores Juliano Soares (presidente) e Marion Mortari (relator). O fato determinado da CPI é o sucateamento e estado de abandono de maquinários e equipamentos; denúncias de irregularidades em contratos, serviços e leilões.

Sessão Plenária Ordinária, 05 de outubro de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 05 de outubro de 2017

Expediente Nobre:

O vereador Juliano Soares (Juba) homenageou a Polícia Federal pelos seus 53 anos de instalação em Santa Maria. O orador iniciou sua manifestação afirmando a importância da instituição e que, por ser advogado, conhece bem o trabalho dos servidores da entidade e tem inúmeros amigos. “Tenho conhecimento da luta e do trabalho que a delegacia desenvolve”. Relatou um pouco da trajetória da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria. O edil destacou também alguns serviços prestados à comunidade pela instituição.

imprimir contato assessibilidade LAI