100%
Comissão fiscaliza condições de trabalho de servidores de duas secretarias municipais
Comissão fiscaliza condições de trabalho de servidores de duas secretarias municipais

A Comissão Especial para fiscalizar as condições de trabalho dos servidores das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana realizou mais uma visita externa. Desta vez, a comissão conferiu as condições de trabalho dos servidores do Setor de Poda e Cortes de Árvores, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do Setor de Sinalização e Pintura, ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, nesta sexta-feira (29).

LDO aprovada em Sessão Extraordinária
 LDO aprovada em Sessão Extraordinária

Após realização da primeira discussão na sessão ordinária, os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 8535/2017, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018. O relator do projeto, vereador João Kaus, informou que foram protocoladas 42 emendas parlamentares. Desse total, 35 emendas foram aprovadas e sete, rejeitadas.

Comissão de Orçamento e Finanças aprova relatório sobre a Lei Orçamentária 2018
Comissão de Orçamento e Finanças aprova relatório sobre a Lei Orçamentária 2018

A Comissão de Orçamento e Finanças (COF) reuniu-se ordinariamente na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário Coronel Valença, para analisar o parecer do vereador João Kaus (relator) sobre o Projeto de Lei 8535/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018, além das emendas parlamentares sugeridas ao projeto. Participaram da reunião os vereadores Juliano Soares / Juba (presidente), João Kaus (vice-presidente), Cel. Vargas, Dr.ª Cida Brizola e Leopoldo Ochulaki/Alemão do Gás.

Comissão de Educação discute infraestrutura das escolas municipais
Comissão de Educação discute infraestrutura das escolas municipais

Na quinta-feira (28), a Comissão de Educação, Cultura e Lazer definiu as pautas a serem discutidas em reunião com o vice-prefeito Sérgio Cechin. Na ocasião, serão cobradas soluções para os problemas de infraesturura das escolas municipais Miguel Beltrame, Lourenço Dalla Corte e Dom Luiz Victor Sartori. O objetivo é sensibilizar o vice-prefeito sobre as necessidades das comunidades escolares.

Canceladas oitivas da CPI
Canceladas oitivas da CPI

Em razão de falecimento do irmão do vereador Marion Mortari, a Comissão Parlamentar de Inquérito formada para investigar possíveis irregularidades no Parque de Máquinas do Município cancelou as oitivas que seriam realizadas na tarde desta quarta-feira (27).

Câmara sedia implementação de programa municipal de trânsito
Câmara sedia implementação de programa municipal de trânsito

A Câmara de Vereadores sedia o a implementação do Programa Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito, promovida pelo Poder Executivo, nesta quarta-feira (27). O Plenário Coronel Valença recebe bom público. A mesa das autoridades foi composta pelo presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, vice-prefeito, Ségio Cechin, secretária municipal de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, secretária municipal de Saúde, Liliane Duarte, e secretária-adjunta municipal de Educação, Maria Goretti Farias.

Em Sessão Solene, Legislativo concede Troféu Sepé Tiarajú
Em Sessão Solene, Legislativo concede Troféu Sepé Tiarajú

O Poder Legislativo de Santa Maria, juntamente com a Prefeitura e a 13ª Região Tradicionalista, realizou Sessão Solene de Entrega do Troféu Sepé Tiarajú, nesta terça-feira (26), no Plenário Coronel Valença. A mesa das autoridades foi composta pelo vice-presidente do Legislativo, Dr. Francisco Harrisson, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, pelo coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Luiz Sérgio Fassbinder, pelo representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos de Lima, e pela 2ª tenente Sara, representando a 3ª Divisão de Exército.

Presidente do Legislativo assina Lei de Normas e Convivências Educacionais
Presidente do Legislativo assina Lei de Normas e Convivências Educacionais

Na tarde de terça-feira (26), o presidente da Câmara de Vereadores promulgou a Lei nº 6152/2017, cujo projeto é de autoria da vereadora Profª Luci (Tia da Moto). A nova lei dispõe sobre as Normas de Convivência Educacionais e as providências que podem ser tomadas em caso de descumprimento por parte dos estudantes.

Comissão especial de Análise do Projeto de Lei Complementar 8525 recebe representantes dos lojistas
Comissão especial  de Análise do Projeto de Lei Complementar 8525 recebe representantes dos lojistas

Na reunião de terça-feira (26), a Comissão Especial de Análise do Projeto de Lei Complementar 8525/Legislativo se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros) Eduardo Luiz Stangherlin, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) Ademir da Costa, a vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Marli Rigo e a vice-presidente do comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) Elizabeth Flores.

Sessão Plenária Ordinária, 26 de setembro
Sessão Plenária Ordinária, 26 de setembro

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Lei nº 8537/2017, de autoria do vereador Luciano Guerra, que visa instituir o dia do Doador de Órgãos e Tecidos no município de Santa Maria. No justificativa do projeto consta que o principal objetivo é instituir o dia 27 de setembro como sendo oficialmente o dia Doador Órgãos e Tecidos no município de Santa Maria. O vereador enfatiza a importância de a data ser incluída no calendário oficial de Santa Maria para que haja um aumento da conscientização da população sobre a relevância da doação de órgãos e assim salvar vidas.

imprimir contato assessibilidade LAI