Nova sede para o Posto de Identificação é resultado da atuação conjunta dos vereadores santa-marienses

O Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer, anunciou na noite desta quinta-feira (13), que o novo Posto de Identificação para a confecção de carteiras de identidade em Santa Maria. O novo local irá funcionar na Rua Gaspar Martins, em um prédio que pertence ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer).

Há mais de um ano, por falta de uma estrutura adequada, a população é atendida na sede do Instituto Médico Legal (IML), o que gera desconforto para quem precisa desse tipo de atendimento.  O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, acredita que esse é o resultado de um esforço coletivo do parlamento, já que os vereadores debateram sobre o tema diretamente com o governo gaúcho, de forma conjunta, para melhorar o serviço.

“Estivemos inúmeras vezes em Porto Alegre, pedimos ao secretário e ao governo. Uma luta conjunta da nossa Câmara. Esse é o trabalho do legislativo dando resultados positivos para a comunidade santa-mariense”, comemora Vargas.

Além do presidente, no ato de entrega das chaves do prédio, também estavam presentes os vereadores Adelar Vargas (Bolinha), Marion Mortari e Francisco Harrisson.

Viaturas para a Brigada Militar

No mesmo dia, foram entregues ao 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar de Santa Maria, seis veículos Corolla e duas caminhonetes Hilux para atuação nas ruas do município. Outra pauta que teve atuação dos parlamentares locais, junto ao governo gaúcho.

Texto: Fabricio Vargas
Foto: Anderson Medeiros

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.