100%

Sessão Plenária Ordinária, 12 de abril de 2018

Por 11 votos a oito, o Parlamento Municipal de Santa Maria rejeitou o requerimento solicitando o envio de Moção de Repúdio ao Poder Executivo devido aos buracos das ruas, estradas e avenidas do município, de autoria do vereador Marion Mortari. Na sessão de hoje, o vereador João Chaves reassumiu uma cadeira no Poder Legislativo, se desligando do cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Social.
 
EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Vanderlei Araujo fez uma homenagem à Escola Dom Antônio Reis e à Capela Nossa Senhora Medianeira.
O orador disse que, durante o seu mandato, esse é um dos momentos mais especiais. “Por ser o porta voz dessa merecida e importante homenagem a uma instituição de educação, a uma instituição religiosa, que há 60 anos prestam um trabalho de muita relevância à Santa Maria”. O parlamentar resgatou um pouco da história da escola e da capela. Durante a fala do edil, foram apresentadas fotos das entidades.
 
TRIBUNA LIVRE

Os representantes da Capela Nossa Senhora Medianeira e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis, Paulo Schmidt e Sylvia da Cruz, falaram sobre o aniversário de 60 anos da Capela e da Escola.
Paulo Schmidt disse estar honrado com a passagem dos 60 anos da capela e da escola e com a realização da Sessão Plenária Externa na capela. Destacou a iniciativa do vereador Vanderlei Araújo em homenagear as instituições.
Sylvia da Cruz manifestou estar muito orgulhosa com a passagem da data. “É com muito orgulho e satisfação que estamos comemorando os 60 anos da Escola Dom Antônio Reis”. Salientou a importância dos professores, funcionários, pais, alunos e ex-alunos da escola. Ressaltou o funcionamento da escola e os projetos encabeçados pela instituição de ensino. “Daqui dessa escola, saíram alunos que desbravaram continentes”.
 
A capela estava lotada. A pedido do vereador Dr. Ovidio Mayer, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Vargas, explicou aos presentes, de forma resumida, o funcionamento das Sessões Plenárias Ordinárias. A mesa das autoridades foi composta pelo presidente do Legislativo, pelo primeiro vice-presidente, Adelar Vargas/Bolinha, pela primeira secretária, Professora Luci/Tia da Moto, e pelos representantes da capela e da escola, Paulo Schmidt e Sylvia da Cruz.
 
PROJETOS APROVADOS:
 
Projeto de Resolução Legislativa nº 5834/2018, de autoria da Mesa Diretora, que altera o local da Sessão Plenária Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria do dia 26 de abril. Nesta data, a sessão vai acontecer na Escola Municipal Irmão Quintino.
 
PROPOSIÇÕES APROVADAS:

Requerimento solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Senador Paulo Paim em reconhecimento ao seu trabalho, de autoria da vereadora Professora Celita da Silva.
 
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Fabricio Vargas

Notícias

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros
Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene
Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018
Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico
Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor
CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas
CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI
Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor
Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018
Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.