Comissão debate situação dos moradores de rua

Na manhã desta quinta-feira (12), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu com Reinaldo Santos, integrante do Conselho de Segurança Alimentar do Rio Grande do Sul e do Comitê Estadual de População de Rua, e Elisiane Brasil, da Arsele (Associação de Reciclagem Seletivo Esperança). Integram a Comissão os vereadores Admar Pozzobom, Celita da Silva, Pastora Lorena, Adelar Vargas, Daniel Diniz, Ovidio Mayer e Cida Brizola.

Durante a atividade, que aconteceu na sala de reuniões, Reinaldo apresentou o projeto Casa de Passagem: População de Rua e Voluntariado Construindo Juntos Uma Sociedade Nova Com justiça e Igualdade de Oportunidades. O objetivo dessa proposição é mapear as principais necessidades da população em situação de rua de Santa Maria e empreender parcerias  com os entes responsáveis pela realização dos serviços e programas de acolhimento, mobilizando secretarias municipais, voluntários de organizações religiosas  e da sociedade civil e graduandos das Universidades. Elisiane Brasil propôs à Comissão a realização de um Seminário com a participação de organizações envolvidas com a temática.

Ainda, durante a reunião, os participantes manifestaram preocupação com a falta de efetividade das políticas públicas relacionadas aos moradores de rua. A Comissão deliberou em enviar requerimentos ao Executivo, questionando sobre o procedimento para confecção de documentos dos moradores de rua, além de solicitar informações sobre a situação dos banheiros públicos no centro da cidade. Além disso, será questionado sobre quais são as políticas públicas existentes para os moradores de rua.

Texto e foto: Fabricio Vargas

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.