Comunidade da Zona Norte manifesta preocupação com desenvolvimento e preservação ambiental nas discussões do Plano Diretor

A alteração dos índices de ocupação do solo para a construção civil e as questões ambientais estiveram entre as principais preocupações manifestadas na reunião pública que discutiu a atualização do Plano Diretor com moradores na zona norte da cidade. O debate aconteceu na noite da quarta-feira (11) na Escola Básica Érico Veríssimo, no Bairro Perpétuo Socorro. Ao mesmo tempo em que entendem que a legislação deva permitir edificações maiores, capazes de alavancar a economia e o desenvolvimento da zona norte, os diversos oradores que se sucederam como representantes da comunidade manifestaram especial atenção à preservação das áreas de encosta de morros, mata atlântica e margens de cursos d'água.

A Reunião Pública foi promovida pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores que analisa os projetos de Lei Complementar 8515, 8516 e 8517, que tratam, respectivamente, das alterações do Código de Obras e Edificações do município, da Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário e da Lei de Expansão Urbana e Desenvolvimento Sustentável. As discussões foram coordenadas pelo presidente da Comissão Especial, vereador Daniel Diniz, pelo vice-presidente, vereador Manoel Badke, e pelo relator, vereador Admar Pozzobom.

A intensa participação de moradores, empresários e representantes de entidades da zona norte foi sempre seguida de considerações dos representantes do Instituto de Planejamento de Santa Maria, engenheiro Vilson Serro e arquiteto Daniel Pereyrón. Também acompanharam as discussões a vereadora Professora Luci Duarte - Tia da Moto - e o vereador Vanderlei Araújo.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Fabricio Vargas

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.