CPI do Parque de Máquinas realiza três oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito formada para investigar possíveis irregularidades no Parque de Máquinas do Município ouviu, durante a tarde desta quarta-feira (11), os servidores Jairo Paim, José Adelar Gonçalves de Souza e Claudete Vaz Camargo. Além dos vereadores Juliano Soares (presidente) e Marion Mortari (relator), participaram da oitiva os vereadores Alexandre Vargas e Coronel Vargas. O vice-presidente da CPI, vereador Vanderlei Araújo, não esteve presente em razão de estar com viagem autorizada a Brasília.

O primeiro depoente, Jairo Paim, é servidor do município no cargo de motorista de caminhão desde 1996. Explicou os encaminhamentos para a viabilização do conserto de caminhões. Questionado sobre máquinas chinesas, informou que foi até a cidade de Boa Vista do Cadeado para verificar as condições do equipamento semelhante existente nessa cidade.

Na sequência, a CPI ouviu José Adelar Gonçalves de Souza, chefe das oficinas durante cerca sete anos e atualmente lotado no gabinete do vereador Adelar Vargas como assessor parlamentar.  Informou que foi nomeado chefe das oficinas, mas que realizava trabalho externo, especialmente na construção de pontes. Declarou desconhecer o teor do contrato firmado com o Executivo com a empresa responsável pelo conserto de máquinas. Confirmou ter ido ao município de Boa Vista do Cadeado para conferir as condições de uso de máquinas chinesas, detectando problemas.

Por fim, aconteceu a oitiva da agente de obras Claudete Camargo Vaz, que há dezoito anos trabalha na secretaria de infraestrutura do município. Explicou a atuação dentro da pasta, primeiro como auxiliar de oficina e atualmente no protocolo da secretaria. Informou que não é responsável pela fiscalização de contrato do município com a empresa responsável pelo conserto de maquinário.

Na próxima quarta-feira (18), a partir das 14h, a CPI realiza a oitiva de mais quatro testemunhas.

Texto: Clarissa Lovatto Barros

Fotos: Gabrielle Righi

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.