100%

Câmara concede homenagens a educadores

A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene de Entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e do Prêmio Paulo Freire de Talento em Educação 2017, nesta terça-feira (10), no Plenário Coronel Valença. Participaram da mesa das autoridades o presidente em exercício do Legislativo, Ovidio Mayer, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, o vice-prefeito, Sérgio Cechin, o tenente Denardi, da 3ª Divisão do Exército, o comandante da Escola de Sargentos da Brigada Militar, major Barcelos, o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Claudio Ricardo Pereira, e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luiz Eggers.

Logo após, o vereador Jorge Trindade fez uma contextualização sobre as duas homenagens. Ele manifestou que a homenagem era muito importante para ele, pelo significado que a UFSM tem em sua vida. “Que me possibilitou uma graduação, uma pós-graduação”. O edil fez um breve histórico sobre a universidade e relatou alguns dados sobre esta. “Defendo uma universidade comprometida com a educação e com a inclusão social”. Depois, resgatou um pouco da história de Pulo Freire e destacou a importância da sua teoria. “Para que as escolas sejam bem mais que paredes, classes e quadros”.

A Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho foi instituída pelo Decreto Legislativo 01/99, de autoria do ex-vereador Paulo Sidnei Schimidt, e consolidada pela Lei 6.040/2016. A comenda é destinada às personalidades ou instituições que se destacarem na área da educação do município de Santa Maria. O homenageado desta edição foi o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. Ele destacou a importância da comenda. “É, sem dúvida, uma grande honra estar recebendo esta homenagem, que nós compartilhamos com toda a comunidade”. O reitor ressaltou o empreendedorismo do Dr. José Mariano da Rocha Filho. Destacou importância das ações da Frente Parlamentar em Defesas das Instituições de Educação Superior para a conquista de mais recursos às instituições federais frente a este momento de crise econômica. “Pelo reconhecimento do papel dessas universidades no desenvolvimento econômico e social em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e no Brasil”.

Já o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação foi instituído pela Lei Municipal 4.524/2002, de autoria da ex-vereadora Circe Rocha, e também consolidada pela Lei Municipal 6.040/2016. A premiação é destinada aos educadores, cujos projetos em instituições públicas de ensino tenham se destacado durante o ano, sejam esses em nível municipal, estadual ou federal. Foram entregue certificados aos professores voluntários integrantes da comissão julgadora do prêmio: Clionice Lizete Sudati, representante da 8ª CRE; Luciane Schottfeldt, representante do Conselho Municipal de Educação; Greice Scremin, representante da Secretaria Municipal de Educação; e Ascício dos Reis Pereira, representante da UFSM. O vereador Ovidio Mayer destacou o talento dos professores. “Penso que falar em talento na educação é um pleonasmo, porque o professor é talentoso”. Salientou a capacidade de que os projetos apresentados têm em chegarem aos alunos.

 

Confira os vencedores

Categoria de 6º a 9º ano

1º Lugar: professora Simaia Zancan Ristow, da EMEF. João Hundertmark, com o Projeto “Educação no Campo e Sustentabilidade”;

2º Lugar: professor Bruno Cortês Scherer, da EMEF João Hundertmark, com o projeto “Luz, Câmera... História;

Categoria Ensino Fundamental – 1ª a 5º ano

- professora Vera Lucia Souza Baptista, da EMEF. Dom Luiz Victor Sartori, com o Projeto “Sonando nas Ideias”;

Categoria Ensino Médio

- professora Maribel da Costa Dal Bem, da Escola Estadual Cilon Rosa, com o Projeto “Feira do Livro de Santa Maria: Vivências, Histórias de Vida e Aprendizados Literários”;

Categoria Educação de Jovens e Adultos

- professores, Fátima Pilar Lamberti, Frederico Schirmer e Maribel da Costa Dal Bem, do Núcleo Estadual de EJA e de Cultura Popular Julieta Balestro, com o Projeto “Os Jogos Didáticos como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Município de Santa Maria”;

Categoria Ensino Superior

- professora Giuliana Redin, da UFSM, com o Projeto “Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional”.

 

 

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Gabrielle Righi

 

 

 

Notícias

Parlamento santa-mariense expõe 12 obras de artista local
Parlamento santa-mariense expõe 12 obras de artista local

A partir desta quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores sedia a exposição Vênus Instagranianas, do artista visual Renato Kuhn, na Sala Eduardo Trevisan. A curadora da mostra é a presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria, Suzane Kochhann. As obras estarão disponíveis à comunidade até o dia 15 de fevereiro.

Mesa Diretora realiza primeira reunião
Mesa Diretora realiza primeira reunião

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores realizou sua primeira reunião de 2018, na manhã desta terça-feira (16), na Sala da Presidência. Os parlamentares trataram de assuntos legislativos e administrativos. O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, declarou estar muito contente com a realização da reunião.

Comissão Representativa reúne-se nesta terça-feira
Comissão Representativa reúne-se nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores realiza, nesta terça-feira (16), às 9h, no plenário do Legislativo, reunião da Comissão Representativa do mês de janeiro. Além dos integrantes da Mesa Diretora, um vereador de cada bancada participa da atividade.

Legislativo abre período de inscrições para exposições
Legislativo abre período de inscrições para exposições

A Câmara de Vereadores abre período de inscrições para realização de exposições neste ano, de 15 de janeiro a 28 de fevereiro. A organização e o planejamento do calendário de exposições são realizados pela Assessoria de Relações Públicas do Poder Legislativo.

Câmara reafirma combate ao racismo
Câmara reafirma combate ao racismo

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas, recebeu o estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elisandro Ferreira, na manhã desta segunda-feira (9). Na ocasião, o presidente reforçou o compromisso do Poder Legislativo no combate ao racismo e colocou a Casa à disposição dos estudantes.

Legislativo prestigia posse de reitor da UFSM
Legislativo prestigia posse de reitor da UFSM

O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, participou da solenidade de posse do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, no Centro de Convenções da universidade. A gestão do reitor, que foi reconduzido ao cargo, se estende até 2021. Os vereadores Admar Pozzobom, Adelar Vargas (vice-presidente), Daniel Diniz, Dr.ª Cida Brizola, Leopoldo Ochulaki (Alemão do Gás), Juliano Soares (Juba), Jorge Trindade (Jorjão), Prof.ª Celita da Silva e Valdir Oliveira também prestigiaram o evento.

Presidente do Legislativo quer diálogo permanente com servidores
Presidente do Legislativo quer diálogo permanente com servidores

Na tarde desta terça-feira (2), o presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, promoveu uma primeira reunião com os servidores do quadro efetivo. “Vocês, servidores efetivos, são fundamentais para o andamento da Casa. Mantêm a ordem no Legislativo”, enfatizou, destacando que a nova Mesa Diretora irá manter diálogo permanente. Além do presidente, participaram da reunião os vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Daniel Diniz, Jorge Trindade, Marion Mortari e Valdir Oliveira.

Alexandre Vargas é eleito presidente da Câmara
Alexandre Vargas é eleito presidente da Câmara

Por onze votos a dez, o vereador Alexandre Vargas (PRB), da chapa “Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria”, foi eleito o presidente da Câmara para o exercício de 2018. Além de Alexandre Vargas, integraram a chapa vencedora os seguintes vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Leopoldo Ochulaki (2º vice-presidente); Marion Mortari (1º secretário); Deili Silva (2º secretário); Ovidio Mayer (1º suplente) e Jorge Trindade (2º suplente).

Comissão que fiscaliza a obra do prédio do Legislativo define as primeiras ações para 2018
Comissão que fiscaliza a obra do prédio do Legislativo define as primeiras ações para 2018

A Comissão Especial com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria reuniu-se nesta quarta-feira (27), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado, para receber oficialmente documentação referente ao tema e definir um cronograma de atividades para o próximo ano, após o recesso parlamentar, que ocorre entre dois de janeiro e 19 de fevereiro. Durante o recesso, os edis irão estudar uma vasta documentação referente à obra.