Comissão segue em busca de melhoras na iluminação pública de Santa Maria e interior

A situação atual da iluminação pública em Santa Maria e a provável renovação de contrato com a EON Energia e Iluminação, segue sendo tema da Comissão Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais.

Na tarde desta terça-feira (10), a Comissão se reuniu com Gilmar Piovesan - diretor da EON; Dinei Faller – procurador da EON; Eduardo Leitão Crisóstomo e José Luiz Tauchen da Secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Lucas Pacheco Vieira – representante da OAB; Luiz Francisco da Silva Correia e Clara Helena Quoss Flores – da Secretária de Finanças; Roberto Augusto Ayub – do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul; Celio Luiz Fontana – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cássio Nunes Siqueira- diretor financeiro da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria.

Ficou agendada para semana que vem uma reunião com o conselho do Fundo de Custeio de Iluminação Pública (FUNCIP) e com os representantes da EON e da RGE Sul. O objetivo é esclarecer as dúvidas quanto ao processo de manutenção, troca dos postes, o que cabe a cada uma das empresas como função e sugestões para modificação no contrato para o próximo processo de licitação.

Estiveram presentes os vereadores: Luciano Guerra, Vanderlei Ochulaki (Alemão do Gás), Marion Mortari, Alexandre Vargas, Vanderlei Araújo e Jorge Trindade (Jorjão).

Texto e foto: Gabrielle Righi

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.