Situação do Caps Prado Veppo discutida em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (10), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente se reuniu com integrantes da Associação de Familiares e Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Prado Veppo, cujos integrantes relataram uma série de problemas enfrentados no local. Participaram da reunião os vereadores Daniel Diniz (presidente em exercício), Cida Brizola, Deili Silva, Manoel Badke e Ovidio Mayer. O vereador Francisco Harrisson com justificativa de ausência em razão de viagem a Brasília.

Gilmar Carvalho, da Associação, relatou que o Caps não tem os profissionais necessários para prestar atendimento de qualidade aos pacientes com transtornos metais.  De acordo com ele, há apenas um psiquiatra para atender os usuários; não existe médico clínico geral e falta material didático para realização de oficinas. “Há um descaso com os usuários. Não nos tratam como seres humanos. Os Caps precisam ser vistos com carinho”, comentou Carvalho. Além dessas demandas, os integrantes da Associação reclamaram da ausência de terapeutas ocupacionais e da presença da responsável pela limpeza do local apenas uma vez por semana.

A Comissão de Saúde deliberou em encaminhar solicitação ao Executivo Municipal da cópia de todos os contratos de gestão relacionados ao Caps, bem como dos orçamentos destinados ao Centro. Além disso, a Comissão irá agendar uma visita ao Centro Psicossocial acompanhada da TV Câmara.

Texto: Clarissa Lovatto Barros

Fotos: Kauane Muller

Câmara acompanha entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, prestigiou na manhã desta quarta-feira (25), a entrega de novas viaturas que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, nas ocorrências em Santa Maria e região. O vereador João Kaus também participou do ato, que contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom; do vice, Sergio Cechin; do secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer; e autoridades da área da segurança pública.

Títulos de Policial Padrão entregues em Sessão Solene

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, distinções destinadas aos policiais e agentes que atuem em Santa Maria e com relevantes serviços prestados à população.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo pastor Levi Dietrich Espindola, da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria – OMESM, que divulgou a realização da Marcha para Jesus, cujo evento acontece no dia 1º de maio. Afirmou que o propósito da Marcha, ao ser criada no ano de 1987 em Londres, era levar às ruas das cidades a paz porque a violência tem se transformada, ao longo dos anos, numa situação desenfreada. No Brasil, a Marcha foi criada em 1993.

Comissão de Políticas Públicas debate a preservação de prédio histórico

Nesta terça-feira (24), no Plenarinho do Poder Legislativo, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Colégio Centenário, que trataram da possibilidade de demolição de parte do prédio. Os vereadores também debateram os reflexos da chuva forte, ocorrida no último sábado(21), que gerou alagamento e estragos em algumas regiões da cidade.

CCJ encaminha três documentos a Ouvidor

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (24), o presidente da CCJ, vereador Daniel Diniz encaminhou para o Ouvidor, Juliano Soares, os seguintes documentos para apreciação:

CPI realiza duas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou, na tarde desta segunda-feira (23), as oitivas das testemunhas Valmor Ferrari e Vivakanand Satram. Integram a CPI os vereadores Valdir Oliveira (presidente), João Kaus (vice-presidente) e Jorge Trindade (relator).

Mais quatro servidores ouvidos em CPI

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular realizou a oitiva de mais quatro servidores da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Audiência Pública debate o Plano Diretor

Nesta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Santa Maria, o Código de Obras e Edificações do município e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário realizou Audiência Pública para discutir a atualização do Plano Diretor.

Sessão Plenária Ordinária, 19 de abril de 2018

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por William D'Andrea Fonseca, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM, que abordou a relevância da Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído, que acontece na última semana de abril.  O docente informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população é afetada por perda auditiva e surdez.