100%

Comissão reúne-se com integrantes de aplicativo de mobilidade

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis reuniu-se com integrantes do aplicativo de mobilidade Garupa, nesta terça-feira (12), na Sala de Reuniões. Participaram do encontro os vereadores Profª. Luci/ Tia da Moto (presidente), Daniel Diniz (vice-presidente) e Juliano Soares /Juba (relator).
Durante a reunião, que durou aproximadamente uma hora, os vereadores fizeram uma série de perguntas aos integrantes do aplicativo. O empresário e criador do Garupa, João Marcondes, afirmou que a ferramenta está funcionando em 19 municípios da Região Sul do país e que o Poder Legislativo de Santa Maria foi o primeiro a reunir-se com os integrantes da plataforma para tratar sobre o tema. O empresário salienta que o aplicativo de mobilidade, em Santa Maria, possui 300 motoristas cadastrados e que vários profissionais, de outras áreas, podem complementar suas rendas, sendo parceiros do Garupa. “O Garupa não tem 300 empregados. O Garupa tem 300 policiais militares, professores, médicos”. A vereadora Profª Luci/Tia da Moto solicitou aos integrantes do aplicativo que apresentem sugestões de melhorias da legislação. “O que a gente está querendo é fazer da forma menos traumática”.
Os integrantes da ferramenta comprometeram-se em elaborar um documento com uma série de sugestões à legislação e encaminhar ao Parlamento. A comissão vai elaborar um relatório com eventuais alterações da legislação municipal 5863/2014 – Lei dos Táxis e encaminhar à Prefeitura após o término de suas atividades, que se estendem até 18 de outubro. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, a partir das 13h30min.
 
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Thaís Hoerlle
 

Notícias

Evento debaterá a violência obstétrica no município
Evento debaterá a violência obstétrica no município

O grupo de trabalho em prol do combate à violência obstétrica, formado pelas Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde e Meio Ambiente, pais vítimas de violência obstétrica, profissionais e militantes na área da saúde recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado, a visita de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde para debaterem a problemática.

Sessão Plenária Ordinária, 21 de setembro de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 21 de setembro de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo Padre Lucas Carvalho, da Mitra Diocesana de Santa Maria, que divulgou a 11ª Romaria da Pessoa Idosa agendada para o dia 1º de outubro. “Procuramos alimentar a vida espiritual da pessoa idosa, independentemente do seu credo”, comentou, informando que a procissão inicia no Lar das Vovozinhas. Registrou que, no turno da tarde, acontece uma confraternização dos participantes. O padre agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores na divulgação da Romaria.

Comissão visita secretarias e conversa com servidores sobre condições de trabalho
Comissão visita secretarias e conversa com servidores sobre condições de trabalho

A Comissão Especial para fiscalizar as condições de trabalho dos servidores das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana visitou vários setores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e o Departamento Municipal de Trânsito, na manhã desta quinta-feira (21). Na oportunidade, os vereadores fiscalizaram as condições de trabalhos dos servidores, conversaram com os responsáveis e servidores. Integram a Comissão os vereadores Daniel Diniz (presidente), Ovidio Mayer (vice-presidente) e Deili Silva (relatora).

Ônibus para esportistas santa-marienses é pauta da Comissão de Educação
Ônibus para esportistas santa-marienses é pauta da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer recebeu nesta quinta-feira (21) resposta de pedido de informações solicitado à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, sobre a quantidade de ônibus disponíveis para levar os esportistas de Santa Maria para competições em outras cidades. De acordo com o secretário Paulo Roberto de Almeida Rosa, a utilização do transporte provido pela prefeitura obedece à ordem das solicitações recebidas.

Desfile Farroupilha 2017
Desfile Farroupilha 2017

Pela Avenida Medianeira, desfilaram na manhã do dia 20 de setembro, 34 entidades, além da Comissão Executiva e o Poder Legislativo Municipal, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM).

Sessão Plenária Ordinária, 19 de setembro de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 19 de setembro de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Ederson Gomes de Souza, do Vôlei Santa Maria Associação Esportiva, que destacou os projetos desenvolvidos, bem como a qualidade dos aproximadamente 200 atletas. A Associação, que tem um ano de existência oficial, possui atletas em diferentes bairros em Santa Maria, divididos em categorias conforme a idade. Segundo Souza, a Associação é a única instituição que possui atletas na categoria adulta, disputando competições. O orador destacou as ações sustentáveis desenvolvidas pela Associação, as quais auxiliam na manutenção das equipes. Agradeceu o apoio dos empresários locais à entidade.

CCJ aprova três pareceres favoráveis à tramitação de projetos
CCJ aprova três pareceres favoráveis à tramitação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar aprovou o parecer pela normal tramitação de três proposições: O projeto de Lei 8514/2017, de autoria do Poder Executivo, que denomina de Escola Maria de Lourdes Ramos Castro a Escola Municipal de Ensino Fundamental, no Loteamento Leonel Brizola, na Estrada Eduardo Duarte, localizada no bairro Diácono João Luiz Pozzobom e dá outras providências, sob a relatoria do vereador Luciano Guerra; Projeto de Lei 8510/2017, de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), que dispõe sobre a contratação de vigilância armada 24 horas nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de crédito do município de Santa Maria e dá outras providências, sob a relatoria da vereadora Dr.ª Deili Silva; e o Projeto de Lei 8537/2017, de autoria do vereador Luciano Guerra, que visa instituir o dia do Doador de Órgãos e Tecidos no município de Santa Maria, sob relatoria do vereador Manoel Badke (Maneco).

Comissão defende imparcialidade nas ações
Comissão defende imparcialidade nas ações

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis reuniu-se ordinariamente na Sala das Reuniões, nesta terça-feira (19). Na oportunidade, aos vereadores Professora Luci (Tia da Moto), Daniel Diniz e Juliano Soares (Juba), integrantes da comissão, reforçaram a posição de defenderem a legislação vigente e apresentarem eventuais sugestões de acordo com o anseio da categoria. “O objetivo específico desta comissão é defender a legislação existente, tentando também acalentar os anseios da categoria dos taxistas”, manifestou a presidente da comissão, Professora Luci (Tia da Moto).

Projeto que permite animais em estabelecimentos será discutido em reunião com diferentes segmentos
Projeto que permite animais em estabelecimentos será discutido em reunião com diferentes segmentos

Em reunião na tarde desta terça-feira, a Comissão Especial responsável pela análise do projeto de lei 8525, que altera o artigo 143 da Lei Complementar 92/2012 (permissão de animais em estabelecimentos públicos ou privados) definiu que irá se reunir com representantes de diferentes segmentos para analisar a proposição antes da realização de audiência pública. A Comissão é integrada pelos vereadores Francisco Harrisson (presidente), Jorge Trindade (vice-presidente) e Manoel Badke (relator).

Comissão define ações para as próximas semanas
Comissão define ações para as próximas semanas

A Comissão Especial para fiscalizar as condições de trabalho dos servidores das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana reuniu-se de forma ordinária nesta terça-feira (19), na Sala das Comissões Vereador Adi João Forgiarini. Na oportunidade, os vereadores definiram um calendário de atividades para as próximas duas semanas, que inclui visitas nas quatro secretarias objeto de fiscalização da comissão. “Até o final do mês, a gente vai visitar as quatro secretarias”, projeta o presidente da comissão, vereador Daniel Diniz.
???????