Comissão reúne-se com integrantes de aplicativo de mobilidade

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis reuniu-se com integrantes do aplicativo de mobilidade Garupa, nesta terça-feira (12), na Sala de Reuniões. Participaram do encontro os vereadores Profª. Luci/ Tia da Moto (presidente), Daniel Diniz (vice-presidente) e Juliano Soares /Juba (relator).
Durante a reunião, que durou aproximadamente uma hora, os vereadores fizeram uma série de perguntas aos integrantes do aplicativo. O empresário e criador do Garupa, João Marcondes, afirmou que a ferramenta está funcionando em 19 municípios da Região Sul do país e que o Poder Legislativo de Santa Maria foi o primeiro a reunir-se com os integrantes da plataforma para tratar sobre o tema. O empresário salienta que o aplicativo de mobilidade, em Santa Maria, possui 300 motoristas cadastrados e que vários profissionais, de outras áreas, podem complementar suas rendas, sendo parceiros do Garupa. “O Garupa não tem 300 empregados. O Garupa tem 300 policiais militares, professores, médicos”. A vereadora Profª Luci/Tia da Moto solicitou aos integrantes do aplicativo que apresentem sugestões de melhorias da legislação. “O que a gente está querendo é fazer da forma menos traumática”.
Os integrantes da ferramenta comprometeram-se em elaborar um documento com uma série de sugestões à legislação e encaminhar ao Parlamento. A comissão vai elaborar um relatório com eventuais alterações da legislação municipal 5863/2014 – Lei dos Táxis e encaminhar à Prefeitura após o término de suas atividades, que se estendem até 18 de outubro. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, a partir das 13h30min.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Thaís Hoerlle

Parlamento santa-mariense expõe 12 obras de artista local

A partir desta quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores sedia a exposição Vênus Instagranianas, do artista visual Renato Kuhn, na Sala Eduardo Trevisan. A curadora da mostra é a presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria, Suzane Kochhann. As obras estarão disponíveis à comunidade até o dia 15 de fevereiro.

Mesa Diretora realiza primeira reunião

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores realizou sua primeira reunião de 2018, na manhã desta terça-feira (16), na Sala da Presidência. Os parlamentares trataram de assuntos legislativos e administrativos. O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, declarou estar muito contente com a realização da reunião.

Comissão Representativa reúne-se nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores realiza, nesta terça-feira (16), às 9h, no plenário do Legislativo, reunião da Comissão Representativa do mês de janeiro. Além dos integrantes da Mesa Diretora, um vereador de cada bancada participa da atividade.

Legislativo abre período de inscrições para exposições

A Câmara de Vereadores abre período de inscrições para realização de exposições neste ano, de 15 de janeiro a 28 de fevereiro. A organização e o planejamento do calendário de exposições são realizados pela Assessoria de Relações Públicas do Poder Legislativo.

Câmara reafirma combate ao racismo

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas, recebeu o estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elisandro Ferreira, na manhã desta segunda-feira (9). Na ocasião, o presidente reforçou o compromisso do Poder Legislativo no combate ao racismo e colocou a Casa à disposição dos estudantes.

Legislativo prestigia posse de reitor da UFSM

O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, participou da solenidade de posse do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, no Centro de Convenções da universidade. A gestão do reitor, que foi reconduzido ao cargo, se estende até 2021. Os vereadores Admar Pozzobom, Adelar Vargas (vice-presidente), Daniel Diniz, Dr.ª Cida Brizola, Leopoldo Ochulaki (Alemão do Gás), Juliano Soares (Juba), Jorge Trindade (Jorjão), Prof.ª Celita da Silva e Valdir Oliveira também prestigiaram o evento.

Presidente do Legislativo quer diálogo permanente com servidores

Na tarde desta terça-feira (2), o presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, promoveu uma primeira reunião com os servidores do quadro efetivo. “Vocês, servidores efetivos, são fundamentais para o andamento da Casa. Mantêm a ordem no Legislativo”, enfatizou, destacando que a nova Mesa Diretora irá manter diálogo permanente. Além do presidente, participaram da reunião os vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Daniel Diniz, Jorge Trindade, Marion Mortari e Valdir Oliveira.

Alexandre Vargas é eleito presidente da Câmara

Por onze votos a dez, o vereador Alexandre Vargas (PRB), da chapa “Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria”, foi eleito o presidente da Câmara para o exercício de 2018. Além de Alexandre Vargas, integraram a chapa vencedora os seguintes vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Leopoldo Ochulaki (2º vice-presidente); Marion Mortari (1º secretário); Deili Silva (2º secretário); Ovidio Mayer (1º suplente) e Jorge Trindade (2º suplente).

Comissão que fiscaliza a obra do prédio do Legislativo define as primeiras ações para 2018

A Comissão Especial com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria reuniu-se nesta quarta-feira (27), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado, para receber oficialmente documentação referente ao tema e definir um cronograma de atividades para o próximo ano, após o recesso parlamentar, que ocorre entre dois de janeiro e 19 de fevereiro. Durante o recesso, os edis irão estudar uma vasta documentação referente à obra.