Comissão Representativa reúne-se nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores realiza, nesta terça-feira (16), às 9h, no plenário do Legislativo, reunião da Comissão Representativa do mês de janeiro. Além dos integrantes da Mesa Diretora, um vereador de cada bancada participa da atividade.

Legislativo abre período de inscrições para exposições

A Câmara de Vereadores abre período de inscrições para realização de exposições neste ano, de 15 de janeiro a 28 de fevereiro. A organização e o planejamento do calendário de exposições são realizados pela Assessoria de Relações Públicas do Poder Legislativo.

Câmara reafirma combate ao racismo

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas, recebeu o estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elisandro Ferreira, na manhã desta segunda-feira (9). Na ocasião, o presidente reforçou o compromisso do Poder Legislativo no combate ao racismo e colocou a Casa à disposição dos estudantes.

Legislativo prestigia posse de reitor da UFSM

O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, participou da solenidade de posse do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, no Centro de Convenções da universidade. A gestão do reitor, que foi reconduzido ao cargo, se estende até 2021. Os vereadores Admar Pozzobom, Adelar Vargas (vice-presidente), Daniel Diniz, Dr.ª Cida Brizola, Leopoldo Ochulaki (Alemão do Gás), Juliano Soares (Juba), Jorge Trindade (Jorjão), Prof.ª Celita da Silva e Valdir Oliveira também prestigiaram o evento.

Presidente do Legislativo quer diálogo permanente com servidores

Na tarde desta terça-feira (2), o presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, promoveu uma primeira reunião com os servidores do quadro efetivo. “Vocês, servidores efetivos, são fundamentais para o andamento da Casa. Mantêm a ordem no Legislativo”, enfatizou, destacando que a nova Mesa Diretora irá manter diálogo permanente. Além do presidente, participaram da reunião os vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Daniel Diniz, Jorge Trindade, Marion Mortari e Valdir Oliveira.

Alexandre Vargas é eleito presidente da Câmara

Por onze votos a dez, o vereador Alexandre Vargas (PRB), da chapa “Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria”, foi eleito o presidente da Câmara para o exercício de 2018. Além de Alexandre Vargas, integraram a chapa vencedora os seguintes vereadores Adelar Vargas (1º vice-presidente); Leopoldo Ochulaki (2º vice-presidente); Marion Mortari (1º secretário); Deili Silva (2º secretário); Ovidio Mayer (1º suplente) e Jorge Trindade (2º suplente).

Comissão que fiscaliza a obra do prédio do Legislativo define as primeiras ações para 2018

A Comissão Especial com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria reuniu-se nesta quarta-feira (27), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado, para receber oficialmente documentação referente ao tema e definir um cronograma de atividades para o próximo ano, após o recesso parlamentar, que ocorre entre dois de janeiro e 19 de fevereiro. Durante o recesso, os edis irão estudar uma vasta documentação referente à obra.

Sessão Plenária Ordinária, 26 de dezembro de 2017

TRIBUNA LIVRE:  O espaço foi utilizado por Saionara Uardi, integrante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) – 5ª Região. O Conselho, que é uma autarquia pública federal, trabalha pelo fortalecimento das referidas profissões. Informou que, em outubro deste ano, o CREFITO lançou o manual da dignidade profissional, que contém o referencial nacional de procedimentos fisioterapêuticos. Esse documento serve como parâmetro mínimo, que deve ser constantemente utilizado pelos profissionais. Saionara exibiu vídeo da campanha institucional do CREFITO.

Situação de unidade de saúde na Vila Santos discutida em reunião de Comissão

Na tarde desta terça-feira (26), a Comissão de Saúde se reuniu com representantes de moradores da Vila Santos e integrantes da secretaria municipal de Saúde a fim de encontrar alternativas a respeito do local físico da unidade da Estratégia de Saúde da Família. Esse assunto já havia sido tratado em reunião, no dia 19 deste mês, quando a comitiva manifestou contrariedade com a possibilidade de o Executivo transferir a unidade da Estratégia de Saúde de Família para a Vila Urlândia, onde será construído um espaço com recursos oriundos do PAC

Sessão Plenária Ordinária, 21 de dezembro de 2017

PRIMEIRA DISCUSSÃO:
- Projeto de Lei 8568/2017, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), na primeira transmissão da propriedade dos imóveis financiados pela extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (COHAB/RS).
- Projeto de Lei 8598/2017, de autoria do vereador Dr. Francisco Harrisson, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Violência Obstétrica.
- Projeto de Lei 8606/2017, de autoria do Poder Executivo, que extingue e cria cargos no Quadro de Pessoal Efetivo do Poder Executivo Municipal e dá outras providências.
- Projeto de Lei 8607/2017, de autoria do Poder Executivo, que extingue e cria cargos no Quadro de Pessoal Efetivo do Poder Executivo Municipal e dá outras providências.
- Projeto de Lei 8610/2017, de autoria do Poder Executivo, que cria o Fundo de Reaparelhamento e Modernização da Procuradoria-Geral do Município de Santa Maria (FUNPROSM) e dá outras providências.