Legislativo realiza abertura da Semana do Escotismo

Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores realizou solenidade de abertura da Semana Municipal do Escotismo com homenagem aos jovens e voluntários do movimento escoteiro em referência ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril. Compuseram a mesa de honra: vereadora Celita da Silva, presidente em exercício nesta solenidade; Marcos Machado Paulo, coordenador distrital do 4º Distrito de Escoteiros e Guilherme Cortez, Chefe da casa civil, representando o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobon.
O vereador Jorge Trindade, em nome do Legislativo, destacou a importância da semana do escotismo, principalmente por envolver os jovens em um sistema de valores e honra. Ajudando-os a se tornarem cidadãos responsáveis e uteis para a sociedade santa-mariense. Contribuindo para construir um mundo melhor.
Marcos Machado Paulo, coordenador distrital do 4º Distrito de Escoteiros, declarou sobre a representatividade de jovens envolvidos como participantes no escotismo. Falou sobre os adultos que estão preocupados em tornar estes adolescentes conscientes para a sociedade. Dois jovens escoteiros realizaram relatos pessoais sobre a vivencia no movimento escoteiro.
A vereadora Celita da Silva, destacou estar orgulhosa de participar desta solenidade, e como educadora poder ver estas crianças fazendo atividades desafiadoras e desejou que todos sigam esta caminhada sabendo que sozinhos não estão e destacou os parabéns em nome dos 21 parlamentares.
 A primeira edição da Semana foi uma iniciativa da ex-vereadora Helen Cabral, proponente do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal do Escotismo      ( Lei 5499, de 2011).

Texto: Fabiano Bohrer
Foto: Kaüane Muller

Legislativo intermedia solução para o transporte público de instituições

Durante a suspensão da Sessão Ordinária, os vereadores recepcionaram uma comissão de pais e professores da APAE, da Escola Antônio Francisco Lisboa, Associação Colibri e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, para que estes debatessem sobre problemas no repasse das verbas do transporte escolar, por parte da Prefeitura. Segundo os pais e professores, a verba está atrasada há dois meses. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, explicou que não é o prefeito, Jorge Pozzobom, quem não quer encaminhar os recursos às instituições. “Houve uma readequação na legislação e as entidades têm que se adequarem”.

Sessão ordinária de 25 de maio de 2017

Projetos aprovados:

- Projeto de Lei nº 8464/2017, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), que Institui o Dia do Médico Veterinário, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências. A matéria, em sua justificativa, pretende valorizar a medicina veterinária, destacando a importância do trabalho desses profissionais para garantir a sanidade animal no Brasil. Bolinha ressaltou que a proposta apresentada visa valorizar a medicina veterinária e qualificar o tratamento dos animais. Ele pediu a aprovação do projeto a todos os vereadores e acredita que os vereadores, aprovando o projeto, “estarão homenageando todos médicos veterinários de Santa Maria”.

Comissão de Finanças recebe relatórios

Na manhã desta quinta-feira (25), os vereadores Cel. Vargas e Drª Cida Brizola apresentaram os pareceres designados a eles para os demais membros da Comissão de Orçamento e Finanças.

Comissão de Educação discute assuntos internos

Em reunião na tarde desta quinta-feira (25), a Comissão de Educação, Cultura e Lazer aproveitou para discutir assuntos internos e organizar a agenda de visitas a serem realizadas ainda no mês de maio.

Conselhos Tutelares participam da reunião da Comissão de Direitos Humanos

Representantes dos três Conselhos Tutelares de Santa Maria participaram, na manhã desta quinta-feira (25), da reunião da Comissão de Direitos Humanos. Claudete Moreira, do Conselho-Leste; Gretta Valério – Conselho- Centro e Nara Deprá- Conselho Oeste relataram as atividades desenvolvidas pelos Conselhos e expuseram a necessidade de investimento na estrutura física das sedes.

Comitiva de vereadores entrega moção ao presidente do IPE

O vereador e líder do Governo, Manoel Badke, juntamente com os parlamentares Adelar Vargas (Bolinha), Alexandre Vargas, Jorge Trindade (Jorjão), Prof.ª Luci (Tia da Moto) e Marion Mortari, participaram de agenda com o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), Otomar Vivian, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre. O encontro, que contou com a participação do vice-prefeito, Sérgio Cechin, visou debater a viabilidade dos servidores municipais de Santa Maria serem abrangidos pelo referido instituto previdenciário.

Sessão Plenária Ordinária, 23 de maio de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Claudete Ribeiro, da Sociedade Brasileira para o Ensino e Pesquisa (SOBRESP), que destacou os 15 anos da entidade. Destacou que a instituição é dedicada ao ensino, proporcionando às pessoas novos conhecimentos. Ressaltou que a SOBRESP entrega à sociedade cidadãos solidários e conscientes de suas responsabilidades. A instituição oferece cursos de graduação, MBA e especializações.

Demandas da comunidade são tratadas em reunião da Comissão de Políticas Públicas

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu, na tarde desta terça-feira (23), o Secretário Adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eduardo Leitão Crisóstomo. Os vereadores comentaram sobre o alto número de demandas, as dificuldades enfrentadas em alguns pontos da cidade em que a comissão esteve visitando e falaram sobre as cobranças feitas pela população.