Comissão Especial visita região oeste e sul de Santa Maria

Na manhã desta quarta-feira (19), os vereadores Adelar Vargas, Marion Mortari e Profª Celita, que integram a comissão especial para acompanhamento dos alagamentos que ocorrem em Santa Maria, percorreram por diversas ruas na região oeste e sul da cidade. Na Vila Lídia, o descarte incorreto de lixo é o maior causador das inundações que vem se tornando frequentes em dias de chuva forte. Melissa Oliveira, moradora da rua G, lamenta a falta de conscientização da população, segundo ela, as pessoas vem de longe desfazer-se de entulhos, móveis e eletrodomésticos no afluente do Arroio Cadena, que fica poucos metros da sua casa.
No Bairro Passo das Tropas, região sul, os moradores da Vila Ipiranga pedem providências na estrutura da tubulação por onde percorre a água do córrego. Próximo de várias moradias, o ribeiro já deixou muitas famílias com as casas alagadas. Zeno Simões, que reside no local a mais de 30 anos, tem visto os danos se agravarem com o passar do tempo.
A comissão quer buscar providências junto a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal. As visitas de hoje se somam a outros pontos já mapeados no município. O objetivo é reivindicar por melhorias e fiscalizar as medidas que serão tomadas a partir da entrega de um documento oficial ao Prefeito Jorge Pozzobom, uma vez que o necessário de maneira imediata o desassoreamento dos arroios. Ainda, o presidente da comissão, Adelar Vargas, sugeriu a realização de um mutirão de conscientização ambiental, inicialmente nas escolas de ensino fundamental, o vereador alega que as crianças são o futuro da nossa Santa Maria e que medidas preventivas são necessárias para mudarmos a realidade.
Além das grandes enchentes a preocupação da comissão também se estende a insegurança com as condições de saúde de quem vive nesses arredores, visto que crianças e adultos ficam expostos a parasitas transmissores de doenças. Na próxima segunda-feira, a comissão se reúne para decidir os próximos bairros a serem vistoriados.

Texto e Foto: Gabriela Iensen

Sessão Plenária Ordinária, 23 de maio de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Claudete Ribeiro, da Sociedade Brasileira para o Ensino e Pesquisa (SOBRESP), que destacou os 15 anos da entidade. Destacou que a instituição é dedicada ao ensino, proporcionando às pessoas novos conhecimentos. Ressaltou que a SOBRESP entrega à sociedade cidadãos solidários e conscientes de suas responsabilidades. A instituição oferece cursos de graduação, MBA e especializações.

Demandas da comunidade são tratadas em reunião da Comissão de Políticas Públicas

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu, na tarde desta terça-feira (23), o Secretário Adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eduardo Leitão Crisóstomo. Os vereadores comentaram sobre o alto número de demandas, as dificuldades enfrentadas em alguns pontos da cidade em que a comissão esteve visitando e falaram sobre as cobranças feitas pela população.

Comissão debate alternativas para plano de saúde dos servidores municipais

Na manhã desta terça-feira (23), a Câmara de Vereadores sediou reunião entre integrantes do Sindicato dos Professores de Santa Maria (Sinprosm), do Sindicato dos Municipários, do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores Públicos de Santa Maria (IPASSP-SM), da Prefeitura, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Poder Legislativo, entre outros. O encontro, que ocorreu no Plenarinho da Casa, objetivou debater a viabilidade da criação de um plano de saúde próprio para os servidores municipais de Santa Maria.

Legislativo promove 1ª mateada solidária

Neste Domingo (21), o presidente do legislativo Admar Pozzobom, participou da Mateada em comemoração ao Dia Municipal do Fusca e arrecadação da Campanha do Agasalho 2017. A Mateada aconteceu no estacionamento do Monet Plaza Shopping.

Presidente recebe membros da Abojeris

Na manhã desta sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a advogada Elizabeth Greff e dois representantes da Associação dos Ofíciais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Abojeris), Sônia Regina de Lima Felin e Éden Fros. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta em que a Abojeris se manifesta contraria às reformas trabalhista e da previdência.

Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, Vitor Ribeiro Dias e o Vice-Presidente, Cristian Bertoia. A visita diz respeito a um pedido de verificação da atuação, postura ética e decisão dos membros do CMEL, trazida aos parlamentares por meio do presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração, Luiz Cláudio Mello, em abril deste ano.

Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania aprovou o relatório da vereadora Celita da Silva sobre o Projeto de Lei (PL) 8470/17, que obriga os estabelecimentos privados do município de inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências. A relatora conclui pela tramitação da matéria.