Comissão Especial visita região oeste e sul de Santa Maria

Na manhã desta quarta-feira (19), os vereadores Adelar Vargas, Marion Mortari e Profª Celita, que integram a comissão especial para acompanhamento dos alagamentos que ocorrem em Santa Maria, percorreram por diversas ruas na região oeste e sul da cidade. Na Vila Lídia, o descarte incorreto de lixo é o maior causador das inundações que vem se tornando frequentes em dias de chuva forte. Melissa Oliveira, moradora da rua G, lamenta a falta de conscientização da população, segundo ela, as pessoas vem de longe desfazer-se de entulhos, móveis e eletrodomésticos no afluente do Arroio Cadena, que fica poucos metros da sua casa.
No Bairro Passo das Tropas, região sul, os moradores da Vila Ipiranga pedem providências na estrutura da tubulação por onde percorre a água do córrego. Próximo de várias moradias, o ribeiro já deixou muitas famílias com as casas alagadas. Zeno Simões, que reside no local a mais de 30 anos, tem visto os danos se agravarem com o passar do tempo.
A comissão quer buscar providências junto a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal. As visitas de hoje se somam a outros pontos já mapeados no município. O objetivo é reivindicar por melhorias e fiscalizar as medidas que serão tomadas a partir da entrega de um documento oficial ao Prefeito Jorge Pozzobom, uma vez que o necessário de maneira imediata o desassoreamento dos arroios. Ainda, o presidente da comissão, Adelar Vargas, sugeriu a realização de um mutirão de conscientização ambiental, inicialmente nas escolas de ensino fundamental, o vereador alega que as crianças são o futuro da nossa Santa Maria e que medidas preventivas são necessárias para mudarmos a realidade.
Além das grandes enchentes a preocupação da comissão também se estende a insegurança com as condições de saúde de quem vive nesses arredores, visto que crianças e adultos ficam expostos a parasitas transmissores de doenças. Na próxima segunda-feira, a comissão se reúne para decidir os próximos bairros a serem vistoriados.

Texto e Foto: Gabriela Iensen

Legislativo recebe visita do Deputado Valdeci Oliveira

O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, juntamente com os vereadores Daniel Diniz, Valdir Oliveira e Profª Celita da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (24), a visita do Deputado Estadual Valdeci Oliveira.

Sessão Ordinária, 20 de abril de 2017

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, da vereadora Pastora Lorena, solicitando envio de Moção de Congratulações à Rádio Guarathan pela passagem dos 57 anos de serviços de radiodifusão prestados à comunidade santa-mariense e região;
- Projeto de lei 8454, de autoria do Poder Executivo, que Altera a Lei n° 6108, de 28 de dezembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a alienar um imóvel de sua propriedade." Com a nova redação proposta, o valor arrecadado com a alienação do bem será destinado a aquisição ou ampliação de imóveis destinados especificamente para unidades básicas e secundárias de saúde.

Legislativo realiza abertura da Semana do Escotismo

Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores realizou solenidade de abertura da Semana Municipal do Escotismo com homenagem aos jovens e voluntários do movimento escoteiro em referência ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.

Comissão Especial faz reunião para projeto de Segurança

Na tarde desta quarta-feira (19), a Comissão Especial para tratar da falta de segurança nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de crédito do Município de Santa Maria, se reuniu para acertar alguns detalhes.

Câmara recebe obra para acervo

Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, recebeu a Diretora da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.

Comissão Especial visita região oeste e sul de Santa Maria

Legislativo entrega Comenda “Coronel Pillar”

Em Sessão Solene na noite desta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Comenda “CORONEL PILLAR” ao 1º Tenente da Brigada Militar da Reserva Altiva, Ivonir Dorneles. Essa Comenda é destinada aos policiais militares inativos que se destacaram no exercício das atividades de policial militar.

Sessão Ordinária, 18 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Luciano Caldeira Villanova, da direção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM, que destacou fatos históricos marcantes no cinquentenário do Colégio, celebrado em 04 de abril. “Esses cinquenta anos foram marcados por muitas dificuldades e também por muitas vitórias”, ponderou. Estudantes do CTISM acompanharam a sessão ordinária.

Reitor expõe situação da UFSM aos veradores

Na tarde desta terça-feira (18), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobon, junto com os demais parlamentares, se reuniu com o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann e o secretário geral do gabinete Marionaldo da Costa Ferreira.