Sessão Ordinária, 18 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Luciano Caldeira Villanova, da direção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM, que destacou fatos históricos marcantes no cinquentenário do Colégio, celebrado em 04 de abril. “Esses cinquenta anos foram marcados por muitas dificuldades e também por muitas vitórias”, ponderou. Estudantes do CTISM acompanharam a sessão ordinária.
EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Manoe Badke, que é professor universitário na UFSM, afirmou que é inviável falar do CTISM sem mencionar a UFSM. Destacou a relevância do professor José Mariano da Rocha do Filho ao criar o CTISM, que ofereceu, a princípio, os cursos de eletrotécnica e mecânica. Badke ressaltou que, ao longo dos anos, o Colégio se tornou referência no ensino técnico e superior.
Os vereadores aprovaram requerimento, do vereador João Kaus, solicitando envio de Moção de Congratulação ao Colégio Técnico Industrial de Santa Maria pela passagem do seu cinquentenário.

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Projeto de Resolução, da Mesa Diretora, que altera horário da sessão ordinária no dia 20 de abril. Nesse dia, a sessão inicia às 09h30;
- Requerimento para formação de Comissão Especial, da Mesa Diretora, que propõe reforma do Regimento Interno a fim de aperfeiçoar o Regimento Interno e consolidá-lo em apenas um instrumento.  Integram a Comissão os vereadores Coronel Vargas, Francisco Harrisson e Valdir Oliveira;
-Requerimento do vereador Coronel Vargas, solicitando envio de Moção de de Congratulação ao Comissário Luis Afonso Silva Castro;
 - Requerimento do vereador Coronel, solicitando envio de Moção de Congratulação ao 1º Ten QTPM Mauro Lauri Pena.

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:
Projeto de lei 8454, de autoria do Poder Executivo, que Altera a Lei n° 6108, de 28 de dezembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a alienar um imóvel de sua propriedade." Com a nova redação proposta, o valor arrecadado com a alienação do bem será destinado a aquisição ou ampliação de imóveis destinados especificamente para unidades básicas e secundárias de saúde

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Foto: Kaüane Muller

Unisul visita Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom recebeu a visita de Helmut Carvalho.

Movimento Tratado Cidadão na Câmara

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Admar Pozzobom, recebeu Jadete Barbosa Lampert, integrante do Movimento Tratado Cidadão.

Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.