Demandas da comunidade de região oeste são recebidas por Comissão de políticas públicas

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores ouviu na manhã desta segunda-feira (20), os moradores da Vila São João e Cauduro, região oeste do munícipio. A proposta da comissão é acompanhar e analisar de perto as demandas trazidas pela comunidade, trabalhando em conjunto pelas providências necessárias.
Entre as principais reivindicações da população visitada, encontram-se a pavimentação de algumas ruas, onde o transporte coletivo passa diariamente, a colocação de quebra-molas próximo a Escola Erlinda Minoggio, local em que o fluxo de crianças é intenso e o desassoreamento da ponte de concreto, localizada na rua Japão, na Vila São João. Segundo  os moradores, esse problema vem se agravando com as fortes chuvas e afetando um grande número da população que reside nos arredores.
Segundo Roberto Montezam, que mora no local há mais de 40 anos, mais de 70% das árvores nativas acabaram sendo derrubadas devido ao desmoronamento acelerado e em consequência das fortes chuvas e a pouca vazão, a água tem atingido diversas residências. Ainda, uma das preocupações levantadas pelos vereadores, é que no local a também o descarregamento de óleo, cuja fonte não se sabe, mas preocupa, por gerar um forte dano ambiental.
As solicitações continuarão sendo pauta da comissão, assim como a elaboração de novos projetos, que integrem o número máximo de ruas que necessitam com urgência de pavimentação.
Estiveram presentes na visita de hoje,  o vereador Adelar Vargas (PMDB), Marion Mortari (PSD), Alexandre Vargas (PRB) e a Profª Celita (PT), que não integra a comissão, mas acompanhou como convidada dos demais membros. Nas próximas semanas a comissão seguirá indo a campo e trocando ideia com a população de outras regiões.

Texto e Foto: Gabriela Iensen

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk

Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde se reuniu com Gabriel Oliveira, administrador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e Vagner Pereira, enfermeiro-chefe da UPA, além de representantes do HUSM e da secretaria municipal de Saúde. Estiveram presentes os vereadores Francisco Harrisson (presidente), Valdir Oliveira, Manoel Badke e Ovidio Mayer.

Comissão de Políticas Públicas fiscaliza a situação das estradas, em Arroio do Só

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou agenda no Distrito de Arroio do Só, na segunda-feira (14), para fiscalizar a situação das estradas e ouvir demais demandas da comunidade. Na oportunidade, a comissão reuniu-se como moradores da localidade, na Subprefeitura local. Depois, visitou alguns pontos críticos da localidade. Participaram da atividade os vereadores Luciano Guerra (presidente), Jorge Soares/Jorjão (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, e Vanderlei Araujo.

Grupo de trabalho sobre violência obstétrica recebe secretário adjunto da Saúde

O grupo de trabalho em prol do combate à violência obstétrica, formado pelas Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde e Meio Ambiente, pais vítimas de violência obstétrica, profissionais e militantes na área da saúde recebeu a visita do secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Silva Jardim, em reunião ocorrida na sexta-feira (11), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado.

Sessão Plenária Ordinária, 10 de agosto de 2017

Expediente Nobre:
O vereador Daniel Diniz, dentro do Expediente Nobre, homenageou o Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri pela passagem do Dia do Advogado. O parlamentar proponente da homenagem disse que o referido escritório trata com ética e profissionalismo a profissão. O edil resgatou um pouco da história do Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri, destacando o comprometimento do escritório. “Buscam sempre o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Eu, vereador Daniel Diniz, sei o quanto esta equipe acredita em Santa Maria”. Logo após a manifestação do vereador, foi apresentado um vídeo em homenagem ao Dia do Advogado.

Câmara entrega moção a OAB

Pela passagem do dia do advogado, na tarde desta quinta-feira (10), foi realizado o ato de entrega da moção de congratulações a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santa Maria, representada pelo Presidente Péricles Lamartine Palma da Costa.