100%

Sessão Ordinária, 14 de março de 2017

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, do Executivo Municipal, referente ao processo de substituição do diretor geral do IPASSP, considerando a indicação do Conselho Deliberativo do Instituto do servidor Alexandre Niederauer, Ele irá substituir Gilmar Werland, que se afastou do cargo de diretor por motivo de aposentadoria.
 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA: Os vereadores aprovaram os seguintes projetos de lei, de autoria do Executivo:
- Projeto de lei 8452, que “Autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento no valor de R$50.260.800,00”. O crédito adicional refere-se à adequação do orçamento do exercício de 2017, com as alterações previstas na Lei nº 6109, de 29 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa do Poder Executivo.
- Projeto de lei 8453, que "Altera a Lei n° 5777, de 25 de julho de 2013, que Institui o Plano Plurianual do Município de Santa Maria para o período de 2014 a 2017 e a Lei n° 6079, de 20 de julho de 2016, que Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2017".  Conforme a justificativa, as alterações propostas são necessárias para a adequação do PPA 2014-2017 e LDO 2017, conforme disposto na Lei nº 6109, de 29 de dezembro de 2016, referente à Estrutura Administrativa do Poder Executivo Municipal. 
Resumo dos pronunciamentos:
Valdir Oliveira (PT) lamentou o grande número de famílias desabrigadas com as fortes chuvas ocorridas de sábado para domingo, mas registrou que os alagamentos são recorrentes sempre que ocorrem tempestades. Informou que visitou várias comunidades alagadas em decorrência da enxurrada. “Eu acho que nós temos que ter uma ação preventiva dessas questões. Não dá para cada enchente enfrentar esse problema todo”, comentou, acrescentando a necessidade de Santa Maria ter um prefeito que atue por todas as secretarias. “Precisamos de um prefeito presente em todas as secretarias. O prefeito, sendo secretário, acaba colocando em posição inferior os demais secretários”, opinou. Reiterou a urgência de o prefeito Pozzobom nomear um titular para a secretaria de saúde.
Vanderlei Araujo (PP) comentou sobre a reabertura do parque da Nonoai, explicando que a área do parque pertence a CACISM uma área privada.  O vereador destacou que tem a expectativa de um desfecho positivo para situação do Parque, pois a CACISM informou que está disposta a ceder. Convidou os vereadores para participar do ato contra a reforma da previdência.
Leopoldo Vanderlei Ochulaki/Alemão do Gás (PSB) observou a chegada de pessoas na porta de sua casa desesperadas por conta do alagamento e ficou muito aborrecido pois as casas estavam debaixo da água e que esta situação se repetia há mais de 20 anos “Firmo compromisso em ajudar estas pessoas e peço que todos nos vereadores nos unirmos para melhorar isso”, comentou.
Ver. Prof. Luci Tia da Moto (PDT )  relatou o alagamento do final de semana, da falta de educação das pessoas que colocam geladeiras, fogões, entulhos que obstruem as valetas. “As bocas de lobo entupidas com tudo e mais um pouco. Isso não é má gestão pública. É má educação, falta de planejamento. E sabemos que quinta feira vem outra, e nossos eleitores vão estar nos ligando pedindo ajuda”, ponderou.
Admar Pozzobom (PSDB) pediu para que o legislativo continue prestando sua solidariedade para as pessoas atingidas no alagamento, pois as pessoas que perderam tudo precisam de qualquer coisa. Parabenizou todos os parlamentares que estavam envolvidos em ajudar à comunidade.
Dr.Ovidio (PTB) lembrou sobre os alagamentos na Vila Ecologia, que já estavam solucionados pelo Prefeito Valdeci, e que hoje por falta da educação das pessoas em jogar o lixo em qualquer lugar já voltou todo problema novamente. “As pessoas têm que ter consciência do lixo e seu lugar e não jogar a culpa na prefeitura. Se não educar este povo o trabalho é eterno”, observou.
 
Prof.Celita da Silva ( PT)  prestou  solidariedade a todos que estão passando pelos danos causados pelo alagamento do último final de semana. “Para que isso não aconteça mais precisa de um processo pedagógico”, opinou. Parabenizou a todos os colegas vereadores pela solidariedade prestada à sociedade. Relatou que esteve em são Valentim no sábado e que já entrou com pedido de extrema urgência para conserto da ponte que caiu. Afirmou que o prefeito de Santa Maria está voltado mais para saúde do que as demais secretarias. Falou sobre o ato de amanhã contra a reforma da previdência. Que não apoia “o estrago da vida futura”, registrou.
Marion Mortari (PSD) lamentou o ocorrido do final de semana, da tristeza da população do bairro Passo das Tropas, e repudiou a atitude do colega Vereador Daniel Diniz, que utilizou as redes sociais para falar mal dele na comunidade do Passo das Tropas. “Isso é muito feio caro colega. Eu estava desde as 8h da manhã trabalhando junto à comunidade e não preciso mostrar nada nas redes sociais”, destacou. Registrou os trabalhos que está realizando de melhoria para o saneamento para o Passo das Tropas.
Daniel Diniz (PT) fez a leitura da mensagem inteira postada no Facebook e comentou sobre a comunidade do Passo das Tropas que está desassistida. Lembrou o vereador Mortari que não é apenas a voz dele que deve ser ouvida no bairro. “Se o chapéu serviu faça bom aproveito”, declarou.
Marion Mortari (liderança PSD) lembrou ao vereador Daniel Diniz que quando esse foi secretário de município não fez em oito anos nenhuma ação no Passo das Tropas. “O senhor teve o guindaste na mão e não fez e se não fez foi por incompetência”, afirmou.
Adelar Vargas/ Bolinha (PMDB) registrou que este final de semana moradores de Santa Maria sofreram muito em decorrência dos alagamentos, mostrando a necessidade de ter um planejamento para evitar novos problemas. Informou que 52 ruas ficaram alagadas na cidade. Ressaltou a necessidade de realizar um trabalho de conscientização das pessoas de não jogarem lixos nas ruas a fim de evitar obstrução de bueiros e futuros alagamentos.
Manoel Badke (liderança do DEM) falou sobre a discussão dos colegas Diniz e Mortari, opinando que, muitas vezes, a melhor resposta é o silêncio. Segundo Badke, as diferenças não devem ser levadas para fora da tribuna. O vereador, que é médico veterinário e professor universitário, alertou o risco de contágio por  leptospirose  quando do contato com água contaminada.
Daniel Diniz (liderança PT) ponderou que a Câmara de Vereadores não é uma creche para os vereadores ficarem resmungando por postagens em redes sociais. “Não tenho problemas em ser cobrado na rua e redes sociais. Prefiro ser incompetente do que ser cassado”, destacou.
Valdir Oliveira (liderança de oposição) falou sobre o número enorme de leis, que somente são criadas leis, as quais, muitas vezes, ficam sem aplicação sem fiscalização. Falou sobre sua suspeita que o ex prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, não gosta de santa maria. “Para ele foi um sonho (ser prefeito de Santa Maria); para santa maria um pesadelo”, ponderou. Criticou Schirmer, agora secretário estadual de segurança, por estar deslocando policiais do BOE de Santa Maria para Porto Alegre. “Quero reafirmar que o ex prefeito Schirmer não gosta de nossa cidade Santa Maria”, afirmou. Questionou qual o entrave está trancando a reabertura do restaurante popular.
Coronel Vargas (liderança PSDB) declarou ter ficado surpreso com a decisão do governo estadual de tirar o batalhão do BOE de Santa Maria. “Estão brincando de segurança pública. Onde está a segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul?”, questionou, afirmando que a situação chegou no fundo do poço.
Joao Kaus (liderança do PMDB) afirmou que não é possível escutar e não falar, pois na sessão foram debatidos assuntos do Estado, de Santa Maria e do governo federal. “Tudo que se planta colhe. Nosso Estado é rico, porém mal administrado”, destacou.  “Quem é o responsável por tudo que está acontecendo, por esta lavagem de dinheiro? Dilma e Lula, o governo do PT. Agora Temer tem que arrumar daqui e dali. Precisamos ver de onde vem este problema. E não tapar o sol com a peneira”, comentou Kaus.  Afirmou que o governador Sartori e o secretário Schirmer são pessoas sérias.
 
Texto: Clarissa Lovatto Barros e Fabiano Bohrer
Foto: Gabrielle Righi
 
 
 
 
 
 

Notícias

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool
Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo
Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk

Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde
Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde se reuniu com Gabriel Oliveira, administrador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e Vagner Pereira, enfermeiro-chefe da UPA, além de representantes do HUSM e da secretaria municipal de Saúde. Estiveram presentes os vereadores Francisco Harrisson (presidente), Valdir Oliveira, Manoel Badke e Ovidio Mayer.

Comissão de Políticas Públicas fiscaliza a situação das estradas, em Arroio do Só
Comissão de Políticas Públicas fiscaliza a situação das estradas, em Arroio do Só

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou agenda no Distrito de Arroio do Só, na segunda-feira (14), para fiscalizar a situação das estradas e ouvir demais demandas da comunidade. Na oportunidade, a comissão reuniu-se como moradores da localidade, na Subprefeitura local. Depois, visitou alguns pontos críticos da localidade. Participaram da atividade os vereadores Luciano Guerra (presidente), Jorge Soares/Jorjão (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, e Vanderlei Araujo.

Grupo de trabalho sobre violência obstétrica recebe secretário adjunto da Saúde
Grupo de trabalho sobre violência obstétrica recebe secretário adjunto da Saúde

O grupo de trabalho em prol do combate à violência obstétrica, formado pelas Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde e Meio Ambiente, pais vítimas de violência obstétrica, profissionais e militantes na área da saúde recebeu a visita do secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Silva Jardim, em reunião ocorrida na sexta-feira (11), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado.

Sessão Plenária Ordinária, 10 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 10 de agosto de 2017

Expediente Nobre:
O vereador Daniel Diniz, dentro do Expediente Nobre, homenageou o Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri pela passagem do Dia do Advogado. O parlamentar proponente da homenagem disse que o referido escritório trata com ética e profissionalismo a profissão. O edil resgatou um pouco da história do Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri, destacando o comprometimento do escritório. “Buscam sempre o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Eu, vereador Daniel Diniz, sei o quanto esta equipe acredita em Santa Maria”. Logo após a manifestação do vereador, foi apresentado um vídeo em homenagem ao Dia do Advogado.

Câmara entrega moção a OAB
Câmara entrega moção a OAB

Pela passagem do dia do advogado, na tarde desta quinta-feira (10), foi realizado o ato de entrega da moção de congratulações a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santa Maria, representada pelo Presidente Péricles Lamartine Palma da Costa.