Câmara recebe Secretário do Trabalho do RS

O Legislativo recebeu o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Catarina Paladini, nesta quinta-feira (07). Paladini veio a Santa Maria para participar da capacitação dos entrevistadores do Cadastro Único, processo que envolveu mais de 30 municípios.
Na Câmara de Vereadores, Paladini ressaltou a importância em desenvolver trabalhos que unam a Secretaria e a Casa Legislativa. “Mesmo vivendo um momento político eleitoral, a grandiosidade política dos agentes do Legislativo em colocar a cidade de Santa Maria acima das disputas políticas deve ser contemplada”, afirmou Paladini.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, a vereadora Marta Zanela, os vereadores Cezar Gehm e Daniel Diniz. Também, a secretária de município de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, e a diretora do Departamento de Assistência Social do estado, Carla Saraiva.

Texto e foto: Andressa Foggiato

Vereadores participam de encontro na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Na manhã de sexta-feira (24), os vereadores se reuniram com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para um café da manhã.  A titular da pasta, secretária Marta Zanella, apresentou um relatório das atividades já realizadas nestes primeiros 75 dias de trabalho. Marta ressaltou a importância do encontro para aproximar e inteirar o Poder Legislativo das atividades do Executivo.

Sessão Plenária Ordinária, 23 de março de 2017.

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, de autoria da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulação ao Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, pelos 39 anos de fundação;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade, solicitando formação de Comissão Especial para tratar da falta de segurança nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de crédito do Município de Santa Maria. Jorjão destacou que a criação da Comissão é necessária para dar guarida ao projeto que prevê vigilância armada 24 horas nas instituições bancárias. “Santa Maria precisa desse projeto. Vai gerar emprego e renda e vai dar segurança aos munícipes”, comentou. Integram a Comissão os vereadores Jorge Trindade (presidente), Coronel Vargas (vice-presidente) e Alexandre Vargas (relator).

Câmara faz Visita Oficial ao IPLAN

Nesta manhã de quinta-feira (23) o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom fez uma visita oficial ao IPLAN (Instituto de planejamento de Santa Maria).

Representante da Empresa RGE participa da reunião da comissão de Iluminação Pública

O analista de atendimento coorporativo e poder público da empresa RGE, Géderson Donaduzzi, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22), com os integrantes da comissão especial de Iluminação Pública para tratar sobre as demandas da comunidade contribuinte.  Participaram da reunião os vereadores Valdir Oliveira (presidente), Adelar Vargas/Bolinha (vice-presidente) e Marion Mortari (relator).

Sessão Ordinária, 21 de março de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Juarez Felisberto, do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), entidade que possui atribuição de coordenar campanhas para despertar os esforços da sociedade civil organizada. Nesse sentido, Felisberto destacou a urgência de reabertura do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheitter. Segundo o orador, com cerca de R$ 15 mil é possível obter o laudo técnico para possibilitar a reabertura do Restaurante. “A pergunta correta é quem está travando a reabertura do Restaurante”, comentou.
A Irmã Lourdes Dill, que também utilizou a tribuna, destacou que o Restaurante Popular faz parte de um conjunto de políticas públicas instituídas em Santa Maria a partir do programa Fome Zero. “Que possamos reabrir o Restaurante Popular em nome dos famintos de Santa Maria”, ressaltou, acrescentando que a reabertura deve ser urgente.

Quatro projetos e um veto do Executivo analisados na CCJ

Em reunião na manhã desta terça-feira, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador Coronel Vargas, emitiram parecer referente à tramitação de quatro projetos de lei e pela manutenção do veto do Executivo. Confira:

Alunos da EMEI João Hundertmark visitam Legislativo Municipal

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundertmark estiveram na Câmara de Vereadores de Santa Maria nesta terça (21) para participar de uma visita guiada, com o propósito de conhecer as funções do Poder Legislativo Municipal. Além disso, eles assistiram à entrega de moção de congratulação proposta pelo vereador João Kaus pelos 37 anos de fundação a instituição, celebrados no dia 17 de março.