Câmara recebe Secretário do Trabalho do RS

O Legislativo recebeu o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Catarina Paladini, nesta quinta-feira (07). Paladini veio a Santa Maria para participar da capacitação dos entrevistadores do Cadastro Único, processo que envolveu mais de 30 municípios.
Na Câmara de Vereadores, Paladini ressaltou a importância em desenvolver trabalhos que unam a Secretaria e a Casa Legislativa. “Mesmo vivendo um momento político eleitoral, a grandiosidade política dos agentes do Legislativo em colocar a cidade de Santa Maria acima das disputas políticas deve ser contemplada”, afirmou Paladini.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, a vereadora Marta Zanela, os vereadores Cezar Gehm e Daniel Diniz. Também, a secretária de município de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, e a diretora do Departamento de Assistência Social do estado, Carla Saraiva.

Texto e foto: Andressa Foggiato

Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais entregou na manhã desta sexta-feira (18), para o Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom, o Relatório Final colhido pela audiência pública conjunta, que teve por objetivo ouvir os órgãos envolvidos em uma série de demandas apontadas por quatro escolas municipais realizada no mês de maio. A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lucia Madruga, o Secretário de Meio Ambiente, André Luiz Domingues, Elton Chaves, representante da Secretária de Infraestrutura de Santa Maria e professores e representantes da Escola Lourenço Dalla Corte, Dom Luiz V. Sartori, Miguel Beltrame e Vicente Farencena.

Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas

O presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a visita de integrantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Região Centro), nesta sexta-feira (18). Na oportunidade, o Sindilojas apresentou a proposta de criação, em âmbito municipal, da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (RENALEGIS).

Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017

Proposições Aprovadas:
- Requerimento, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), solicitando o­­­­­­ envio de Moção de Congratulações à Pastora Rose Flores, presidente da Igreja Evangelho para as Nações, pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ressaltou que a Pastora atua de forma valorosa em várias causas sociais, principalmente em prol das pessoas com mais necessidades;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), solicitando o envio de Moção de Congratulações a Wolmar Heringer pela ascensão à Presidência do Riograndense Futebol Clube. Registrou que Wolmar, além de trabalho social e sindical, é um grande esportista e assumiu a tarefa de conduzir o Riograndense.

Exposição sobre memórias familiares na Câmara

Relatar as memórias da própria artista. Esse é o objetivo da Exposição Lembranças, que está acontecendo no Espaço Novos Talentos, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A mostra da artista plástica Maria Herte se estende até o próximo dia 28.

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk

Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde se reuniu com Gabriel Oliveira, administrador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e Vagner Pereira, enfermeiro-chefe da UPA, além de representantes do HUSM e da secretaria municipal de Saúde. Estiveram presentes os vereadores Francisco Harrisson (presidente), Valdir Oliveira, Manoel Badke e Ovidio Mayer.