100%

Comissão de Políticas Públicas recebe solicitações de moradores da Vila Schirmer

A Comissão de Políticas Públicas realizou reunião na tarde desta quinta-feira (07). Na oportunidade, a Comissão recebeu moradores da Vila Schirmer, bairro Camobi e Cohab Tancredo Neves.
O representante da Associação Comunitária da Vila Schirmer, Luiz Alberto, solicitou apoio à Comissão na reivindicação da sede do Grêmio Ferroviário Riograndense, atualmente abandonada.
O objetivo da associação é ter um local próprio para desenvolver as atividades do projeto “Nossa Vida, Sua Vida”. Também, foi solicitado a canalização do esgoto a céu aberto próximo ao Beco da Tela, a limpeza do Rio Vaca Caí, a revitalização da pracinha na Rua Nova Prata, e o asfaltamento das ruas que fazem parte do trajeto do ônibus Vila Schirmer.
Já os moradores de área próxima à UFSM retornaram a Comissão pedindo ajuda. No local, moram 31 famílias há 50 anos. Neste ano, a Universidade entrou na justiça para requerer a posse do terreno. Os moradores afirmam não ter para onde ir, principalmente porque a fonte de renda de muitos é a olaria que funciona no local. A Comissão pedirá urgência em providências do Município, mas adianta que o caso compete às instâncias federais.
Por fim, a moradora da Tancredo Neves solicitou à Comissão providências quanto a um estabelecimento noturno que, segundo ela, mantém-se aberto na madrugada e perturba o sossego público. A Comissão solicitará reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Julio Neto, e com os órgãos de fiscalização.

Estiveram presentes a vereadora Anita Costa Beber, e os vereadores Admar Pozzobom, Jorge Trindade, Marcelo Bisogno, João Kaus , Daniel Diniz e João Chaves.

Texto: Andressa Foggiato
Foto: Carolina Escher

Notícias

Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo
Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais entregou na manhã desta sexta-feira (18), para o Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom, o Relatório Final colhido pela audiência pública conjunta, que teve por objetivo ouvir os órgãos envolvidos em uma série de demandas apontadas por quatro escolas municipais realizada no mês de maio. A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lucia Madruga, o Secretário de Meio Ambiente, André Luiz Domingues, Elton Chaves, representante da Secretária de Infraestrutura de Santa Maria e professores e representantes da Escola Lourenço Dalla Corte, Dom Luiz V. Sartori, Miguel Beltrame e Vicente Farencena.

Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas
Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas

O presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a visita de integrantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Região Centro), nesta sexta-feira (18). Na oportunidade, o Sindilojas apresentou a proposta de criação, em âmbito municipal, da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (RENALEGIS).

Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017

Proposições Aprovadas:
- Requerimento, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), solicitando o­­­­­­ envio de Moção de Congratulações à Pastora Rose Flores, presidente da Igreja Evangelho para as Nações, pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ressaltou que a Pastora atua de forma valorosa em várias causas sociais, principalmente em prol das pessoas com mais necessidades;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), solicitando o envio de Moção de Congratulações a Wolmar Heringer pela ascensão à Presidência do Riograndense Futebol Clube. Registrou que Wolmar, além de trabalho social e sindical, é um grande esportista e assumiu a tarefa de conduzir o Riograndense.

Exposição sobre memórias familiares na Câmara
Exposição sobre memórias familiares na Câmara

Relatar as memórias da própria artista. Esse é o objetivo da Exposição Lembranças, que está acontecendo no Espaço Novos Talentos, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A mostra da artista plástica Maria Herte se estende até o próximo dia 28.

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool
Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo
Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk

Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde
Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde se reuniu com Gabriel Oliveira, administrador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e Vagner Pereira, enfermeiro-chefe da UPA, além de representantes do HUSM e da secretaria municipal de Saúde. Estiveram presentes os vereadores Francisco Harrisson (presidente), Valdir Oliveira, Manoel Badke e Ovidio Mayer.