Comissão de Políticas Públicas recebe solicitações de moradores da Vila Schirmer

A Comissão de Políticas Públicas realizou reunião na tarde desta quinta-feira (07). Na oportunidade, a Comissão recebeu moradores da Vila Schirmer, bairro Camobi e Cohab Tancredo Neves.
O representante da Associação Comunitária da Vila Schirmer, Luiz Alberto, solicitou apoio à Comissão na reivindicação da sede do Grêmio Ferroviário Riograndense, atualmente abandonada.
O objetivo da associação é ter um local próprio para desenvolver as atividades do projeto “Nossa Vida, Sua Vida”. Também, foi solicitado a canalização do esgoto a céu aberto próximo ao Beco da Tela, a limpeza do Rio Vaca Caí, a revitalização da pracinha na Rua Nova Prata, e o asfaltamento das ruas que fazem parte do trajeto do ônibus Vila Schirmer.
Já os moradores de área próxima à UFSM retornaram a Comissão pedindo ajuda. No local, moram 31 famílias há 50 anos. Neste ano, a Universidade entrou na justiça para requerer a posse do terreno. Os moradores afirmam não ter para onde ir, principalmente porque a fonte de renda de muitos é a olaria que funciona no local. A Comissão pedirá urgência em providências do Município, mas adianta que o caso compete às instâncias federais.
Por fim, a moradora da Tancredo Neves solicitou à Comissão providências quanto a um estabelecimento noturno que, segundo ela, mantém-se aberto na madrugada e perturba o sossego público. A Comissão solicitará reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Julio Neto, e com os órgãos de fiscalização.

Estiveram presentes a vereadora Anita Costa Beber, e os vereadores Admar Pozzobom, Jorge Trindade, Marcelo Bisogno, João Kaus , Daniel Diniz e João Chaves.

Texto: Andressa Foggiato
Foto: Carolina Escher

Legislativo intermedia solução para o transporte público de instituições

Durante a suspensão da Sessão Ordinária, os vereadores recepcionaram uma comissão de pais e professores da APAE, da Escola Antônio Francisco Lisboa, Associação Colibri e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, para que estes debatessem sobre problemas no repasse das verbas do transporte escolar, por parte da Prefeitura. Segundo os pais e professores, a verba está atrasada há dois meses. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, explicou que não é o prefeito, Jorge Pozzobom, quem não quer encaminhar os recursos às instituições. “Houve uma readequação na legislação e as entidades têm que se adequarem”.

Sessão ordinária de 25 de maio de 2017

Projetos aprovados:

- Projeto de Lei nº 8464/2017, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), que Institui o Dia do Médico Veterinário, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências. A matéria, em sua justificativa, pretende valorizar a medicina veterinária, destacando a importância do trabalho desses profissionais para garantir a sanidade animal no Brasil. Bolinha ressaltou que a proposta apresentada visa valorizar a medicina veterinária e qualificar o tratamento dos animais. Ele pediu a aprovação do projeto a todos os vereadores e acredita que os vereadores, aprovando o projeto, “estarão homenageando todos médicos veterinários de Santa Maria”.

Comissão de Finanças recebe relatórios

Na manhã desta quinta-feira (25), os vereadores Cel. Vargas e Drª Cida Brizola apresentaram os pareceres designados a eles para os demais membros da Comissão de Orçamento e Finanças.

Comissão de Educação discute assuntos internos

Em reunião na tarde desta quinta-feira (25), a Comissão de Educação, Cultura e Lazer aproveitou para discutir assuntos internos e organizar a agenda de visitas a serem realizadas ainda no mês de maio.

Conselhos Tutelares participam da reunião da Comissão de Direitos Humanos

Representantes dos três Conselhos Tutelares de Santa Maria participaram, na manhã desta quinta-feira (25), da reunião da Comissão de Direitos Humanos. Claudete Moreira, do Conselho-Leste; Gretta Valério – Conselho- Centro e Nara Deprá- Conselho Oeste relataram as atividades desenvolvidas pelos Conselhos e expuseram a necessidade de investimento na estrutura física das sedes.

Comitiva de vereadores entrega moção ao presidente do IPE

O vereador e líder do Governo, Manoel Badke, juntamente com os parlamentares Adelar Vargas (Bolinha), Alexandre Vargas, Jorge Trindade (Jorjão), Prof.ª Luci (Tia da Moto) e Marion Mortari, participaram de agenda com o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), Otomar Vivian, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre. O encontro, que contou com a participação do vice-prefeito, Sérgio Cechin, visou debater a viabilidade dos servidores municipais de Santa Maria serem abrangidos pelo referido instituto previdenciário.

Sessão Plenária Ordinária, 23 de maio de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Claudete Ribeiro, da Sociedade Brasileira para o Ensino e Pesquisa (SOBRESP), que destacou os 15 anos da entidade. Destacou que a instituição é dedicada ao ensino, proporcionando às pessoas novos conhecimentos. Ressaltou que a SOBRESP entrega à sociedade cidadãos solidários e conscientes de suas responsabilidades. A instituição oferece cursos de graduação, MBA e especializações.

Demandas da comunidade são tratadas em reunião da Comissão de Políticas Públicas

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu, na tarde desta terça-feira (23), o Secretário Adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eduardo Leitão Crisóstomo. Os vereadores comentaram sobre o alto número de demandas, as dificuldades enfrentadas em alguns pontos da cidade em que a comissão esteve visitando e falaram sobre as cobranças feitas pela população.