Comissão de Políticas Públicas recebe solicitações de moradores da Vila Schirmer

A Comissão de Políticas Públicas realizou reunião na tarde desta quinta-feira (07). Na oportunidade, a Comissão recebeu moradores da Vila Schirmer, bairro Camobi e Cohab Tancredo Neves.
O representante da Associação Comunitária da Vila Schirmer, Luiz Alberto, solicitou apoio à Comissão na reivindicação da sede do Grêmio Ferroviário Riograndense, atualmente abandonada.
O objetivo da associação é ter um local próprio para desenvolver as atividades do projeto “Nossa Vida, Sua Vida”. Também, foi solicitado a canalização do esgoto a céu aberto próximo ao Beco da Tela, a limpeza do Rio Vaca Caí, a revitalização da pracinha na Rua Nova Prata, e o asfaltamento das ruas que fazem parte do trajeto do ônibus Vila Schirmer.
Já os moradores de área próxima à UFSM retornaram a Comissão pedindo ajuda. No local, moram 31 famílias há 50 anos. Neste ano, a Universidade entrou na justiça para requerer a posse do terreno. Os moradores afirmam não ter para onde ir, principalmente porque a fonte de renda de muitos é a olaria que funciona no local. A Comissão pedirá urgência em providências do Município, mas adianta que o caso compete às instâncias federais.
Por fim, a moradora da Tancredo Neves solicitou à Comissão providências quanto a um estabelecimento noturno que, segundo ela, mantém-se aberto na madrugada e perturba o sossego público. A Comissão solicitará reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Julio Neto, e com os órgãos de fiscalização.

Estiveram presentes a vereadora Anita Costa Beber, e os vereadores Admar Pozzobom, Jorge Trindade, Marcelo Bisogno, João Kaus , Daniel Diniz e João Chaves.

Texto: Andressa Foggiato
Foto: Carolina Escher

Sessão Plenária Ordinária, 27 de junho de 2017.

COMISSÃO ESPECIAL - Os vereadores aprovaram requerimento, de autoria da totalidade dos edis, solicitando formação de Comissão Especial para fiscalizar a concorrência ilegal dos carros “executivos “ e aplicativos de transporte individual em relação aos táxis. Integram a Comissão os vereadores Professora Luci Tia da Moto (presidente), Daniel Diniz (vice-presidente) e Juliano Soares/ Juba (Relator).

Comissão recebe secretária de Mobilidade Urbana

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu, na tarde de terça-feira (27), cerca de 28 representantes de várias empresas de transporte escolar, a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, e o superintendente de Trânsito e Transporte da pasta, Adão Lemos. Na oportunidade, os representantes do transporte escolar fizeram inúmeras reivindicações ao Poder Executivo.

Abertura do Hospital Regional pelo SUS é umas das pautas da Comissão de Saúde

Na manhã desta terça-feira (27), na realização da reunião semanal da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, os vereadores discutiram a respeito do encontro sobre a Criação do Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional 100% SUS, que ocorre no próximo dia 03, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.

Câmara participa do projeto “Bombeiro por um dia”

Neste sábado (24), o legislativo participou das atividades do 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Maria “ Bombeiro por um dia”. A Câmara foi representada pelos servidores Leandro Berwaldt Grundemann e Antônio Sérgio Kist de Oliveira (Agentes Legislativos - área vigilância).

Câmara sedia reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento

A Câmara Municipal de Vereadores sediou na tarde desta sexta-feira (23), a Assembléia do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE), que teve como propósito a votação dos projetos a serem encaminhados para a cédula na Assembléia Ampliada que ocorre no próximo dia 11 e contará com a participação dos membros do COREDE e Delegados eleitos nas Assembléias Microrregionais, assembléias estas que também ocorreram nos municípios de Faxinal do Soturno e Júlio de Castilhos.

Plenária de mobilização para a FEICOOP realizada no Legislativo

A Câmara de Vereadores, na tarde desta sexta-feira (23), sediou a Plenária Geral de mobilização para a 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (13ª Feira de Ecosol) e 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (24ª FEICOOP). As duas feiras acontecem nos próximos dias sete, oito e nove de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Legislativo fiscaliza a merenda escolar de duas instituições de ensino

As Comissões de Educação, Cultura e Lazer e de Direitos Humanos e Cidadania visitaram as escolas municipais CAIC e Sérgio Lopes, na tarde de quarta-feira (21), para fiscalizar a situação da merenda escolar. A atividade foi motivada, após denúncias de irregularidades no serviço. Os parlamentares conversaram com os diretores e funcionários das instituições de ensino sobre o fornecimento de alimentos, por parte da Prefeitura, recebimento de recursos, cardápio utilizado pelas escolas, além de averiguarem a situação da cozinha, depósito de alimentos e refeitório das escolas.

Sessão Ordinária de 22 de junho de 2017

Após o início da sessão, o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, convidou o deputado estadual Edu Oliveira (PSD) para fazer parte da mesa dos trabalhos. Logo após, como de prache, foi concedido ao visitante 10 minutos para realizar algumas considerações. Em sua fala, Edu Oliveira iniciou dizendo que era uma honra ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Informou que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, há pouco tempo, e se colocou à disposição da comunidade local. “Para que a gente possa encaminhar as demandas pertinentes de Santa Maria e desta região do Estado”. O parlamentar explanou sobre o seu mandato abordando, em especial, a política ferroviária do Brasil e a inclusão do Rio Grande do Sul no sistema ferroviário do país. Ao encerrar, convidou todos para audiência pública que acontecerá dia 28 de junho, às 9h30min, na Assembleia Legislativa, para tratar do tema.