100%

Sessão Plenária Ordinária, 07 de julho de 2016.

EXPEDIENTE NOBRE: O espaço foi utilizado pelo Vereador João Chaves, que prestou homenagem a Ordem dos Ministros dos Evangélicos de Santa Maria RS (OMESM). O Presidente da OMESM, Pastor Paulo Tadeu foi convidado para compor a mesa de autoridades.
O Vereador destacou, o trabalho social desenvolvido pelas instituições que abrangem grande parte da cidade. “ Estas instituições tem a proposta de cuidar da comunidade onde estão inseridas. Cuidando destas famílias, e direcionando todas as suas ações para a educação. Sempre investindo nas pessoas, buscando melhorar os indivíduos para o convívio em sociedade”, mencionou o parlamentar.  “ É um projeto que mostra a igreja além das 'quatro paredes', levando a esperança para as pessoas, desde as condições básicas de vida até o trabalho com alfabetização de adultos e o reforço escolar", explicou o parlamentar. 

Proposições aprovadas
- requerimento, de autoria da vereadora, Sandra Rebelato solicitando o envio de Moção de Congratulações à Gaiger Ótica, Joias e Relógios pelos 59 Anos de fundação. 
- requerimento, de autoria do vereador, João Azevedo Kaus solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Casarão Eventos, pelos 10 anos de atividades.    
- requerimento, de autoria do vereador, João Chaves solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Motoclube Águias de Cristo, pelos relevantes serviços sociais. 
- requerimento, de autoria do vereador, Admar Eugenio Pozzobom solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Projeto Social “SEMEANDO O BEM”.
- requerimento, de autoria da vereadora, Sandra Maria Rebelato solicitando a inserção nos anais a Revista "SANTA MARIA" - Potencialidades, de autoria do Grupo A Razão.
- requerimento, de autoria do vereador, Jorge Carlos Trindade Soares solicitando o envio de Moção de Congratulação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria, pelo 46º aniversário de fundação. 
- requerimento, da Comissão Especial de Segurança Pública - Santa Maria/RS solicitando a prorrogação de prazo da Comissão Especial de Segurança Pública para entrega do Relatório Final. 

Segunda Discussão e Votação

- Projetos de Lei nº 8368/2016 Poder Executivo que altera o caput e o parágrafo único do art. 3º da Lei Municipal nº 4041, de 27 de dezembro de 1996.
- Projeto de Lei nº 8387/2016 de autoria do Vereador Fort, que dispõe sobre a Semana da Conscientização e da importância da doação de agasalho no Município de Santa Maria
- Projeto de Lei nº 8389/2016 Poder Executivo que denomina de Manoel Cândido de Lima, uma Travessa no Distrito de Palma em Santa Maria.   

Extraordinária: 
Os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária, o projeto resolução legislativa que altera o local da sessão plenária do dia 12 de julho no CTG Sentinela da Querência as 17 horas. 
- Projeto de Lei Municipal n° 8404 do Legislativo que “ Fixa o subsidio dos vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria para a Legislatura de 2017 até o ano de 2020. 
- Projeto de Lei Municipal n° 8405 do Legislativo que “ Fixa o subsidio dos secretários municipais para o quadriênio 2017/2020. 
- Projeto de Lei Municipal n° 8406 do Legislativo que “ Fixa o subsidio prefeito e do vice-prefeito pata o quadriênio 2017/2020.

Texto: Karohelen Dias
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner
 

Notícias

Comissão reúne-se com representantes sindicais
Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso
Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança
Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.

Relatora apresenta parecer sobre PPA
Relatora apresenta parecer sobre PPA

A vereadora Drª. Cida Brizola, relatora do Plano Plurianual (PPA), apresentou a relatoria da matéria na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara de Vereadores. Das 46 emendas parlamentares apresentadas ao Poder Legislativo, apenas 16 foram incluídas ao PPA pela comissão.

Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas
Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas

A Câmara Municipal de Vereadores e o Memorial do Colégio Manoel Ribas promoveram, na noite desta quarta-feira (12) uma atividade com a professora Elisabeth Weber Medeiros, autora do livro Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no século XIX - história e memórias de 1838 a 1889. Esse livro foi vencedor do concurso literário Lei do Livro da Câmara de Vereadores.