Sessão Plenária Ordinária, 07 de julho de 2016.

EXPEDIENTE NOBRE: O espaço foi utilizado pelo Vereador João Chaves, que prestou homenagem a Ordem dos Ministros dos Evangélicos de Santa Maria RS (OMESM). O Presidente da OMESM, Pastor Paulo Tadeu foi convidado para compor a mesa de autoridades.
O Vereador destacou, o trabalho social desenvolvido pelas instituições que abrangem grande parte da cidade. “ Estas instituições tem a proposta de cuidar da comunidade onde estão inseridas. Cuidando destas famílias, e direcionando todas as suas ações para a educação. Sempre investindo nas pessoas, buscando melhorar os indivíduos para o convívio em sociedade”, mencionou o parlamentar.  “ É um projeto que mostra a igreja além das 'quatro paredes', levando a esperança para as pessoas, desde as condições básicas de vida até o trabalho com alfabetização de adultos e o reforço escolar", explicou o parlamentar.

Proposições aprovadas
- requerimento, de autoria da vereadora, Sandra Rebelato solicitando o envio de Moção de Congratulações à Gaiger Ótica, Joias e Relógios pelos 59 Anos de fundação.
- requerimento, de autoria do vereador, João Azevedo Kaus solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Casarão Eventos, pelos 10 anos de atividades.
- requerimento, de autoria do vereador, João Chaves solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Motoclube Águias de Cristo, pelos relevantes serviços sociais.
- requerimento, de autoria do vereador, Admar Eugenio Pozzobom solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Projeto Social “SEMEANDO O BEM”.
- requerimento, de autoria da vereadora, Sandra Maria Rebelato solicitando a inserção nos anais a Revista "SANTA MARIA" - Potencialidades, de autoria do Grupo A Razão.
- requerimento, de autoria do vereador, Jorge Carlos Trindade Soares solicitando o envio de Moção de Congratulação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria, pelo 46º aniversário de fundação.
- requerimento, da Comissão Especial de Segurança Pública - Santa Maria/RS solicitando a prorrogação de prazo da Comissão Especial de Segurança Pública para entrega do Relatório Final.

Segunda Discussão e Votação

- Projetos de Lei nº 8368/2016 Poder Executivo que altera o caput e o parágrafo único do art. 3º da Lei Municipal nº 4041, de 27 de dezembro de 1996.
- Projeto de Lei nº 8387/2016 de autoria do Vereador Fort, que dispõe sobre a Semana da Conscientização e da importância da doação de agasalho no Município de Santa Maria
- Projeto de Lei nº 8389/2016 Poder Executivo que denomina de Manoel Cândido de Lima, uma Travessa no Distrito de Palma em Santa Maria.

Extraordinária:
Os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária, o projeto resolução legislativa que altera o local da sessão plenária do dia 12 de julho no CTG Sentinela da Querência as 17 horas.
- Projeto de Lei Municipal n° 8404 do Legislativo que “ Fixa o subsidio dos vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria para a Legislatura de 2017 até o ano de 2020.
- Projeto de Lei Municipal n° 8405 do Legislativo que “ Fixa o subsidio dos secretários municipais para o quadriênio 2017/2020.
- Projeto de Lei Municipal n° 8406 do Legislativo que “ Fixa o subsidio prefeito e do vice-prefeito pata o quadriênio 2017/2020.

Texto: Karohelen Dias
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Legislativo promove 1ª mateada solidária

Neste Domingo (21), o presidente do legislativo Admar Pozzobom, participou da Mateada em comemoração ao Dia Municipal do Fusca e arrecadação da Campanha do Agasalho 2017. A Mateada aconteceu no estacionamento do Monet Plaza Shopping.

Presidente recebe membros da Abojeris

Na manhã desta sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a advogada Elizabeth Greff e dois representantes da Associação dos Ofíciais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Abojeris), Sônia Regina de Lima Felin e Éden Fros. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta em que a Abojeris se manifesta contraria às reformas trabalhista e da previdência.

Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, Vitor Ribeiro Dias e o Vice-Presidente, Cristian Bertoia. A visita diz respeito a um pedido de verificação da atuação, postura ética e decisão dos membros do CMEL, trazida aos parlamentares por meio do presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração, Luiz Cláudio Mello, em abril deste ano.

Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania aprovou o relatório da vereadora Celita da Silva sobre o Projeto de Lei (PL) 8470/17, que obriga os estabelecimentos privados do município de inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências. A relatora conclui pela tramitação da matéria.

Sessão Plenária Ordinária, 16 de maio de 2017.

EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Jorge Trindade prestou homenagem ao Inter- Santa Maria pelos 89 anos de fundação. Jorjão apresentou material audiovisual com fatos que marcaram a trajetória do time santa-mariense.

Câmara sedia exposição Tecendo Caminhos

A Exposição Tecendo Caminhos, promovida pela Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, teve início nesta terça-feira (16), na Sala Eduardo Trevisan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Comissão de educação visita EMEF Dom Luis Victor Sartori

Na manhã desta terça-feira (16), os vereadores Prof.ª Luci (Tia da Moto), Pastora Lorena, Celita da Silva e Valdir Oliveira, integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luis Victor Sartori.