Legislativo entrega Medalha “Victor Hugo Lopes de Castro” a Sargento dos Bombeiros

Em Sessão Solene nesta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Medalha Victor Hugo Lopes de Castro ao 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza.
A medalha, instituída pela vereadora Maria de Lourdes Castro no ano 2012 e consolidada pela Lei Municipal nº6040/2016, é destinada a componentes do 4º Comando Regional de Bombeiros que tenham se destacado por suas ações em prol da comunidade.
Compuseram a mesa de honra o Presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, o 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza, o Comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, Tenente Coronel Luiz Marcelo Gonçalves Maya, o Superintendente de proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos Luiz Eliton Cordenuzzi, representando o prefeito municipal Cezar Schirmer e o Tenente Denarde, representando o Comando da 3ª Divisão do Exército.
O vereador Tavores Fernandes destacou o orgulho e a emoção por ter sido o escolhido pelos demais vereadores para apresentador o agraciado com a Medalha. Fernandes registrou que Fonseca, com 28 anos de serviços prestados aos Bombeiros, possui várias capacitações técnicas e participações da Força Nacional.
Registrou, que na Força Nacional, Fonseca atuou nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Para-Pan também naquele ano, e integrou as forças de segurança na Copa das Confederações e na visita do PAPA ao Brasil em 2013 e Copa do Mundo em 2014. “Dentro destes 28 anos dedicados ao Corpo de Bombeiro, sua maior satisfação foi e ainda é ajudar e salvar vidas.
Para o Sgt. Fonseca o 4º Comando Regional de Bombeiros é como um segundo Lar. Seus colegas mais antigos e até mesmo os que já foram para a reserva são como mestres, professores, colegas de farda que são verdadeiros exemplos de vida e profissão. Tem também pelos mais novos muito respeitos e estimas, em alguns casos até como filhos, o qual sente que tem o dever de proteger, orientar e ajudar, sendo assim tem todos como parte da sua família”, enfatizou.
O homenageado da Sessão, bastante aplaudido pelos colegas de profissão que lotaram as galerias do Plenário, agradeceu o apoio incondicional de familiares e dos integrantes da Corporação. “Agradeço a Deus pela saúde e ao meu pai, Miguel, que junto com minha mãe, deram aos filhos educação e transmitiram valores”, declarou. Enfatizou a coragem e o profissionalismo dos bombeiros, os quais mesmo na época da ausência de equipamento de proteção individual, jamais tiveram medo e sempre trabalharam para salvar vidas.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Andressa Foggiato

Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.

Relatora apresenta parecer sobre PPA

A vereadora Drª. Cida Brizola, relatora do Plano Plurianual (PPA), apresentou a relatoria da matéria na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara de Vereadores. Das 46 emendas parlamentares apresentadas ao Poder Legislativo, apenas 16 foram incluídas ao PPA pela comissão.

Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas

A Câmara Municipal de Vereadores e o Memorial do Colégio Manoel Ribas promoveram, na noite desta quarta-feira (12) uma atividade com a professora Elisabeth Weber Medeiros, autora do livro Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no século XIX - história e memórias de 1838 a 1889. Esse livro foi vencedor do concurso literário Lei do Livro da Câmara de Vereadores.