Legislativo entrega Medalha “Victor Hugo Lopes de Castro” a Sargento dos Bombeiros

Em Sessão Solene nesta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Medalha Victor Hugo Lopes de Castro ao 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza.
A medalha, instituída pela vereadora Maria de Lourdes Castro no ano 2012 e consolidada pela Lei Municipal nº6040/2016, é destinada a componentes do 4º Comando Regional de Bombeiros que tenham se destacado por suas ações em prol da comunidade.
Compuseram a mesa de honra o Presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, o 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza, o Comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, Tenente Coronel Luiz Marcelo Gonçalves Maya, o Superintendente de proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos Luiz Eliton Cordenuzzi, representando o prefeito municipal Cezar Schirmer e o Tenente Denarde, representando o Comando da 3ª Divisão do Exército.
O vereador Tavores Fernandes destacou o orgulho e a emoção por ter sido o escolhido pelos demais vereadores para apresentador o agraciado com a Medalha. Fernandes registrou que Fonseca, com 28 anos de serviços prestados aos Bombeiros, possui várias capacitações técnicas e participações da Força Nacional.
Registrou, que na Força Nacional, Fonseca atuou nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Para-Pan também naquele ano, e integrou as forças de segurança na Copa das Confederações e na visita do PAPA ao Brasil em 2013 e Copa do Mundo em 2014. “Dentro destes 28 anos dedicados ao Corpo de Bombeiro, sua maior satisfação foi e ainda é ajudar e salvar vidas.
Para o Sgt. Fonseca o 4º Comando Regional de Bombeiros é como um segundo Lar. Seus colegas mais antigos e até mesmo os que já foram para a reserva são como mestres, professores, colegas de farda que são verdadeiros exemplos de vida e profissão. Tem também pelos mais novos muito respeitos e estimas, em alguns casos até como filhos, o qual sente que tem o dever de proteger, orientar e ajudar, sendo assim tem todos como parte da sua família”, enfatizou.
O homenageado da Sessão, bastante aplaudido pelos colegas de profissão que lotaram as galerias do Plenário, agradeceu o apoio incondicional de familiares e dos integrantes da Corporação. “Agradeço a Deus pela saúde e ao meu pai, Miguel, que junto com minha mãe, deram aos filhos educação e transmitiram valores”, declarou. Enfatizou a coragem e o profissionalismo dos bombeiros, os quais mesmo na época da ausência de equipamento de proteção individual, jamais tiveram medo e sempre trabalharam para salvar vidas.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Andressa Foggiato

Legislativo promove 1ª mateada solidária

Neste Domingo (21), o presidente do legislativo Admar Pozzobom, participou da Mateada em comemoração ao Dia Municipal do Fusca e arrecadação da Campanha do Agasalho 2017. A Mateada aconteceu no estacionamento do Monet Plaza Shopping.

Presidente recebe membros da Abojeris

Na manhã desta sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a advogada Elizabeth Greff e dois representantes da Associação dos Ofíciais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Abojeris), Sônia Regina de Lima Felin e Éden Fros. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta em que a Abojeris se manifesta contraria às reformas trabalhista e da previdência.

Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, Vitor Ribeiro Dias e o Vice-Presidente, Cristian Bertoia. A visita diz respeito a um pedido de verificação da atuação, postura ética e decisão dos membros do CMEL, trazida aos parlamentares por meio do presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração, Luiz Cláudio Mello, em abril deste ano.

Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania aprovou o relatório da vereadora Celita da Silva sobre o Projeto de Lei (PL) 8470/17, que obriga os estabelecimentos privados do município de inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências. A relatora conclui pela tramitação da matéria.

Sessão Plenária Ordinária, 16 de maio de 2017.

EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Jorge Trindade prestou homenagem ao Inter- Santa Maria pelos 89 anos de fundação. Jorjão apresentou material audiovisual com fatos que marcaram a trajetória do time santa-mariense.

Câmara sedia exposição Tecendo Caminhos

A Exposição Tecendo Caminhos, promovida pela Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, teve início nesta terça-feira (16), na Sala Eduardo Trevisan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Comissão de educação visita EMEF Dom Luis Victor Sartori

Na manhã desta terça-feira (16), os vereadores Prof.ª Luci (Tia da Moto), Pastora Lorena, Celita da Silva e Valdir Oliveira, integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luis Victor Sartori.