100%

Legislativo entrega Medalha “Victor Hugo Lopes de Castro” a Sargento dos Bombeiros

Em Sessão Solene nesta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Medalha Victor Hugo Lopes de Castro ao 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza.
A medalha, instituída pela vereadora Maria de Lourdes Castro no ano 2012 e consolidada pela Lei Municipal nº6040/2016, é destinada a componentes do 4º Comando Regional de Bombeiros que tenham se destacado por suas ações em prol da comunidade.
Compuseram a mesa de honra o Presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, o 1º Sargento do 4º Comando Regional de Bombeiros, Mauro Ricardo da Fonseca de Souza, o Comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, Tenente Coronel Luiz Marcelo Gonçalves Maya, o Superintendente de proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos Luiz Eliton Cordenuzzi, representando o prefeito municipal Cezar Schirmer e o Tenente Denarde, representando o Comando da 3ª Divisão do Exército.
O vereador Tavores Fernandes destacou o orgulho e a emoção por ter sido o escolhido pelos demais vereadores para apresentador o agraciado com a Medalha. Fernandes registrou que Fonseca, com 28 anos de serviços prestados aos Bombeiros, possui várias capacitações técnicas e participações da Força Nacional.
Registrou, que na Força Nacional, Fonseca atuou nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Para-Pan também naquele ano, e integrou as forças de segurança na Copa das Confederações e na visita do PAPA ao Brasil em 2013 e Copa do Mundo em 2014. “Dentro destes 28 anos dedicados ao Corpo de Bombeiro, sua maior satisfação foi e ainda é ajudar e salvar vidas.
Para o Sgt. Fonseca o 4º Comando Regional de Bombeiros é como um segundo Lar. Seus colegas mais antigos e até mesmo os que já foram para a reserva são como mestres, professores, colegas de farda que são verdadeiros exemplos de vida e profissão. Tem também pelos mais novos muito respeitos e estimas, em alguns casos até como filhos, o qual sente que tem o dever de proteger, orientar e ajudar, sendo assim tem todos como parte da sua família”, enfatizou.
O homenageado da Sessão, bastante aplaudido pelos colegas de profissão que lotaram as galerias do Plenário, agradeceu o apoio incondicional de familiares e dos integrantes da Corporação. “Agradeço a Deus pela saúde e ao meu pai, Miguel, que junto com minha mãe, deram aos filhos educação e transmitiram valores”, declarou. Enfatizou a coragem e o profissionalismo dos bombeiros, os quais mesmo na época da ausência de equipamento de proteção individual, jamais tiveram medo e sempre trabalharam para salvar vidas.
 
Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Andressa Foggiato

Notícias

Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica
Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica

Em entrevista à radio santa-mariense nesta quarta-feira (26), o presidente do Poder Legislativo de Santa Maria, Admar Pozzobom, destacou as atividades na Câmara Municipal de Vereadores e falou sobre Segurança Pública, SAMU/UPA, Cemitérios da cidade, Hospital Regional, Parque de máquinas e obra da câmara. O programa de rádio foi apresentado por Paulo SIdinei Schmidt.

Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo professor Willian Fonseca, do curso de Engenharia Acústica da UFSM, que divulgou a VII Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído que acontece, tradicionalmente, na última semana de abril. Entre as atividades desenvolvidas na Semana estão as audiometrias gratuitas e as medições de fones de ouvidos.
O curso de engenharia acústica da UFSM, pioneiro no Brasil e reconhecido pelo MEC em 2014, possui laboratório de ensino, pesquisa e extensão. “Santa Maria é um polo de acústica no Brasil”, destacou, informando que há egressos trabalhando em diferentes locais do país e no exterior.

Comissão de Políticas Públicas discute sobre as árvores que dificultam o acesso nas calçadas do bairro Nossa Senhora de Lourdes
Comissão de Políticas Públicas discute sobre as árvores que dificultam o acesso nas calçadas do bairro Nossa Senhora de Lourdes

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu na tarde desta terça-feira (25), Girce Souza – chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente; Adriana Cheiran e Zaluar Soares – representantes da Defesa Civil de Santa Maria; Júlio Neto - membro da diretoria do Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN); Ramon Vieira Mathias – síndico do residencial Bourbon e Cleio Simas – conselheiro fiscal do residencial Bourbon.

CCJ acolhe parecer prévio por rejeição de denúncia contra vereador
CCJ acolhe parecer prévio por rejeição de denúncia contra vereador

Em reunião na manhã desta terça-feira (25), a Comissão de Constituição e Justiça acolheu o parecer prévio do Ouvidor, vereador Juliano Soares/Juba, o qual se manifestou pela rejeição de denúncia sem julgamento de mérito contra o vereador Alemão do Gás, possibilitado o desarquivamento se o inquérito policial resultar em indiciamento. O inquérito está em andamento na Delegacia Policial de Pronto-Atendimento.

Câmara recebe Presidente da Assampar
Câmara recebe Presidente da Assampar

Nesta manhã de terça-feira (25), o Presidente do legislativo Admar Pozzobom, recebeu Edmar Eilert, Presidente da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul e também da Liga independente de bocha de Santa Maria.

Legislativo recebe visita do Deputado Valdeci Oliveira
Legislativo recebe visita do Deputado Valdeci Oliveira

O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, juntamente com os vereadores Daniel Diniz, Valdir Oliveira e Profª Celita da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (24), a visita do Deputado Estadual Valdeci Oliveira.

Sessão Ordinária, 20 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 20 de abril de 2017

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, da vereadora Pastora Lorena, solicitando envio de Moção de Congratulações à Rádio Guarathan pela passagem dos 57 anos de serviços de radiodifusão prestados à comunidade santa-mariense e região;
- Projeto de lei 8454, de autoria do Poder Executivo, que Altera a Lei n° 6108, de 28 de dezembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a alienar um imóvel de sua propriedade." Com a nova redação proposta, o valor arrecadado com a alienação do bem será destinado a aquisição ou ampliação de imóveis destinados especificamente para unidades básicas e secundárias de saúde.

Legislativo realiza abertura da Semana do Escotismo
Legislativo realiza abertura da Semana do Escotismo

Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores realizou solenidade de abertura da Semana Municipal do Escotismo com homenagem aos jovens e voluntários do movimento escoteiro em referência ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.