Legislativo visita Centro de Adestramento e Avaliação-Sul

Na manhã desta quarta-feira (29), membros do Legislativo Municipal realizaram uma visita ao Centro de Adestramento e Avaliação-Sul – CAA-Sul. O Presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, juntamente com os vereadores, Sergio Cechin, Sandra Rebelato, Admar Pozzobom, Tavores Fernandes, Manoel Badke e Marcelo Zappe Bisgno.
Os Parlamentares, assistiram a palestra em que o Cel. Giovany Carrião de Freitas, falou sobre o que é o Centro de Adestramento e Avaliação-Sul; destacou as modalidades de Simulação – viva, virtual e construtiva; sobre a atenuação dos problemas ambientais e economia de recursos financeiros com a utilização deste treinamento. Após a palestra os vereadores visitaram as instalações para conhecer as atividades práticas do CAA-Sul. “Temos a missão contribuir no treinamento e capacitação de tropas de qualquer natureza, preferencialmente blindadas e mecanizadas, por meio da imitação do combate, com ênfase na utilização dos meios de simulação integrados”, explicou Cel. Carrião.
Localizado em área do Campo de Instrução de Santa Maria, o Exército Brasileiro, selecionou a cidade, para ser o berço do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul – CAA-Sul, fazendo parte do Plano de Implantação de um novo Sistema Operacional Militar Terrestre. O local possui, atualmente 400 militares capacitados para a atuar no novo sistema de alta tecnologia.
O Presidente Fort , ainda entregou ao Cel. Carrião a moção de congratulação como agradecimento ao Centro de Adestramento e Avaliação pela oportunidade que oferece para o fortalecimento da economia do Município, através da indústria, da prestação de serviços, do turismo, do comércio, da cultura e do cientificismo decorrentes da existência do mesmo. “ Entendemos, a partir destas visitas aprendemos muito, especialmente sobre a importância deste lugar não apenas para Santa Maria, mas para todo o país. Temos equipamentos de primeiro mundo, com profissionais capacitados diariamente para fazer o melhor na defesa do nosso território”.

Texto: Karohelen Dias
Foto: Andressa Foggiato

Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.

Relatora apresenta parecer sobre PPA

A vereadora Drª. Cida Brizola, relatora do Plano Plurianual (PPA), apresentou a relatoria da matéria na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara de Vereadores. Das 46 emendas parlamentares apresentadas ao Poder Legislativo, apenas 16 foram incluídas ao PPA pela comissão.

Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas

A Câmara Municipal de Vereadores e o Memorial do Colégio Manoel Ribas promoveram, na noite desta quarta-feira (12) uma atividade com a professora Elisabeth Weber Medeiros, autora do livro Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no século XIX - história e memórias de 1838 a 1889. Esse livro foi vencedor do concurso literário Lei do Livro da Câmara de Vereadores.