100%

Comissão de Saúde reuni-se para tratar sobre a territorialização das ESF e denuncias sobre o Hospital Casa de Saúde


 Nesta quinta-feira (23), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou duas reuniões no Legislativo Municipal. Inicialmente, os parlamentares receberam, no Plenário, os agentes de saúde do Bairro Lídia para tratar sobre o processo de territorialização da comunidade. Participaram do encontro as representantes da secretaria de saúde do município, Ana Paula Secrig, Luciana Molino, Elenir Anversa e Maria Suzana Lopes. Na segunda reunião, a Comissão em conjunto com a Comissão Especial referente às unidades de saúde discutiram as denúncias relativas ao Hospital Casa de Saúde.
As agentes de saúde procuraram os parlamentares para informar sobre o novo projeto que está sendo criado pelo Executivo. O projeto modifica o alcance das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Segundo Suzana, o projeto ainda não foi definido e passa por uma fase de reestruturação até ser colocado em prática. “Antes de começarmos a agir, primeiramente estamos realizando um estudo sobre o nosso território, analisando os pontos de vulnerabilidade, mas, para planejar a saúde, precisamos incialmente conhecer nosso território”, explicou.
Elenir Anversa, explicou sobre o setor censitário e a forma como será feita a nova territorialização. Na próxima sexta-feira (24), uma reunião de capacitação acontecerá no Núcleo de Educação Permanente (NEP) com um geógrafo especializado que irá trazer mais informações para o projeto. “ Estamos operando com base na Política Nacional de Atenção Básica para que o projeto seja colocado em todo o território de Santa Maria e possa contemplar todos os moradores que precisam das ESFs”, informou.
A territorialização é utilizada na Saúde como ferramenta para facilitar a cobertura da atenção primária à população. A delimitação geográfica de um território permite a Saúde conhecer características da população, bem como desenvolver programas e projetos viáveis frente aos diagnósticos levantados. Tem como objetivo definir áreas territoriais de responsabilidade para as equipes locais de saúde visando a vigilância em saúde, no município o último dado realizado foi feito no ano de 2004.
Badke informou que a comissão irá realizar uma audiência pública para tratar sobre o novo projeto juntamente com os agentes de saúde das unidades básicas e ESFs.



CASA DE SAÚDE - Na segunda parte da reunião a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se com os membros da Comissão Especial – Pastor João Chaves, João Kaus e Daniel Diniz - que irá fazer o acompanhamento dos procedimentos e estruturas relacionadas a saúde. Os vereadores ouviram os relatos sobre possíveis irregularidades no Hospital Casa de Saúde de Santa Maria.
A primeira denúncia aconteceu no mês de maio, quando a jovem Bruna Fani, solicitou participar da comissão para relatar as irregularidades que aconteceram durante o seu parto na maternidade da instituição. Segundo Fani, os procedimentos realizados durante o nascimento do seu bebe foram os responsáveis pelos problemas posteriores que levaram a morte da criança. Após o relato de Bruna, outros pais procuraram a comissão para relatar casos semelhantes.
Inicialmente o advogado Leonel Walter Quintero relatou sobre o processo enviado ao Ministério Público a pedido de Elvio da Silva Souza, pai de uma das crianças que nasceu no Hospital e que três anos após o nascimento teve problemas de saúde e faleceu; O advogado explicou inicialmente os processos jurídicos já realizados pelos familiares das crianças. Posteriormente, Elvio relatou aos parlamentares como foi realizado o nascimento do seu primeiro filho, feito por uma técnica de enfermagem na instituição. “ Foi há três anos, quando levei minha esposa até o hospital para que meu filho nascesse. Chegamos em torno de 7 horas da manhã e durante todo o período da manhã não recebemos nenhum tipo de acompanhamento. Minha mulher sofreu do início ao fim, com um procedimento feito por alguém que não tinha competência para realiza-lo. Nosso filho nasceu com prolapso de cordão e teve paralisia cerebral. Só quero que a justiça seja feita que mais nenhuma criança ou família passe por esse sofrimento”, mencionou Souza. Segundo Elvio, há cinco crianças que nasceram com problemas semelhantes, três deles com a mesma médica e parte das crianças foram a óbito posteriormente.
Sandra Braz Hertz, representado a secretaria de saúde do município acompanhou a reunião e solicitou aos familiares que fizeram o relato que entrassem em contato com a secretária do município para encaminhar providencias.
Após ouvir os relatos dos pais, a Comissão Especial informou que fará uma nova reunião na próxima segunda-feira (27) para definir as atribuições de cada componente e também elaborar o cronograma de trabalho que inclui entrevistas com os denunciantes e visitas nos locais que receberam a denúncia. O grupo fara novos pedidos de informações sobre os convênios entre a prefeitura e a SEFAS.


Texto: Karohelen Dias
Foto: Carolina Escher e Gabriele Wagner.
 

Notícias

Unisul visita Legislativo
Unisul visita Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom recebeu a visita de Helmut Carvalho.

Movimento Tratado Cidadão na Câmara
Movimento Tratado Cidadão na Câmara

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Admar Pozzobom, recebeu Jadete Barbosa Lampert, integrante do Movimento Tratado Cidadão.

Comissão reúne-se com representantes sindicais
Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso
Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança
Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.