100%

Comissão de Saúde reuni-se para tratar sobre a territorialização das ESF e denuncias sobre o Hospital Casa de Saúde


 Nesta quinta-feira (23), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou duas reuniões no Legislativo Municipal. Inicialmente, os parlamentares receberam, no Plenário, os agentes de saúde do Bairro Lídia para tratar sobre o processo de territorialização da comunidade. Participaram do encontro as representantes da secretaria de saúde do município, Ana Paula Secrig, Luciana Molino, Elenir Anversa e Maria Suzana Lopes. Na segunda reunião, a Comissão em conjunto com a Comissão Especial referente às unidades de saúde discutiram as denúncias relativas ao Hospital Casa de Saúde.
As agentes de saúde procuraram os parlamentares para informar sobre o novo projeto que está sendo criado pelo Executivo. O projeto modifica o alcance das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Segundo Suzana, o projeto ainda não foi definido e passa por uma fase de reestruturação até ser colocado em prática. “Antes de começarmos a agir, primeiramente estamos realizando um estudo sobre o nosso território, analisando os pontos de vulnerabilidade, mas, para planejar a saúde, precisamos incialmente conhecer nosso território”, explicou.
Elenir Anversa, explicou sobre o setor censitário e a forma como será feita a nova territorialização. Na próxima sexta-feira (24), uma reunião de capacitação acontecerá no Núcleo de Educação Permanente (NEP) com um geógrafo especializado que irá trazer mais informações para o projeto. “ Estamos operando com base na Política Nacional de Atenção Básica para que o projeto seja colocado em todo o território de Santa Maria e possa contemplar todos os moradores que precisam das ESFs”, informou.
A territorialização é utilizada na Saúde como ferramenta para facilitar a cobertura da atenção primária à população. A delimitação geográfica de um território permite a Saúde conhecer características da população, bem como desenvolver programas e projetos viáveis frente aos diagnósticos levantados. Tem como objetivo definir áreas territoriais de responsabilidade para as equipes locais de saúde visando a vigilância em saúde, no município o último dado realizado foi feito no ano de 2004.
Badke informou que a comissão irá realizar uma audiência pública para tratar sobre o novo projeto juntamente com os agentes de saúde das unidades básicas e ESFs.



CASA DE SAÚDE - Na segunda parte da reunião a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se com os membros da Comissão Especial – Pastor João Chaves, João Kaus e Daniel Diniz - que irá fazer o acompanhamento dos procedimentos e estruturas relacionadas a saúde. Os vereadores ouviram os relatos sobre possíveis irregularidades no Hospital Casa de Saúde de Santa Maria.
A primeira denúncia aconteceu no mês de maio, quando a jovem Bruna Fani, solicitou participar da comissão para relatar as irregularidades que aconteceram durante o seu parto na maternidade da instituição. Segundo Fani, os procedimentos realizados durante o nascimento do seu bebe foram os responsáveis pelos problemas posteriores que levaram a morte da criança. Após o relato de Bruna, outros pais procuraram a comissão para relatar casos semelhantes.
Inicialmente o advogado Leonel Walter Quintero relatou sobre o processo enviado ao Ministério Público a pedido de Elvio da Silva Souza, pai de uma das crianças que nasceu no Hospital e que três anos após o nascimento teve problemas de saúde e faleceu; O advogado explicou inicialmente os processos jurídicos já realizados pelos familiares das crianças. Posteriormente, Elvio relatou aos parlamentares como foi realizado o nascimento do seu primeiro filho, feito por uma técnica de enfermagem na instituição. “ Foi há três anos, quando levei minha esposa até o hospital para que meu filho nascesse. Chegamos em torno de 7 horas da manhã e durante todo o período da manhã não recebemos nenhum tipo de acompanhamento. Minha mulher sofreu do início ao fim, com um procedimento feito por alguém que não tinha competência para realiza-lo. Nosso filho nasceu com prolapso de cordão e teve paralisia cerebral. Só quero que a justiça seja feita que mais nenhuma criança ou família passe por esse sofrimento”, mencionou Souza. Segundo Elvio, há cinco crianças que nasceram com problemas semelhantes, três deles com a mesma médica e parte das crianças foram a óbito posteriormente.
Sandra Braz Hertz, representado a secretaria de saúde do município acompanhou a reunião e solicitou aos familiares que fizeram o relato que entrassem em contato com a secretária do município para encaminhar providencias.
Após ouvir os relatos dos pais, a Comissão Especial informou que fará uma nova reunião na próxima segunda-feira (27) para definir as atribuições de cada componente e também elaborar o cronograma de trabalho que inclui entrevistas com os denunciantes e visitas nos locais que receberam a denúncia. O grupo fara novos pedidos de informações sobre os convênios entre a prefeitura e a SEFAS.


Texto: Karohelen Dias
Foto: Carolina Escher e Gabriele Wagner.
 

Pesquisa em Notícias

Texto:

Notícias

Câmara realiza Sessão Solene da Comenda Mérito em Comunicação
Câmara realiza Sessão Solene da Comenda Mérito em Comunicação

Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria realizou nesta terça-feira (06) a última Sessão Solene do ano de 2016 para a entrega da Comenda Mérito em Comunicação Vereadores Arnaldo de Souza. A Comenda, que leva o nome do ex-vereador e radialista Arnaldo Rosado de Souza foi consolidada pela Lei Municipal 6040/2016, destinada aos segmentos da Comunicação que se destacarem pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade santa-mariense. 

Sessão Plenária Ordinária, 06 de dezembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 06 de dezembro de 2016.

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por José Carlos da Silva Bittencourt, da Escola Marista Nova Santa Marta, que falou sobre a comunidade Nova Santa Marta. “A ideia é partilhar a trajetória histórica de grupo de pessoas que viveram ocupação do espaço, que hoje se denomina Nova Santa Marta. Amanhã, dia 7, comemoramos 25 anos de ocupação do espaço”, comentou, acrescentando que histórias de vidas foram construídas marcadas por lutas e sentido de empoderamento.

Último dia para entrega de emendas para LOA
Último dia para entrega de emendas para LOA

A Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo se reuniu nesta terça-feira (06) para dar continuidade ao cronograma das atividades da Lei Orçamentária Anual (LOA), que passa pela tramitação na Câmara de Vereadores. O projeto de lei 8340 do Executivo, estima receita de R$ 690 milhões para receita do Município para o próximo ano.

Comissão de Educação discute fechamento de turmas de escolas estaduais
Comissão de Educação discute fechamento de turmas de escolas estaduais

Em reunião na tarde desta terça-feira (06), a Comissão de Educação, Cultura e Lazer recebeu professores e membros da direção da Escola Estadual Edna May Cardoso.  A vice-diretora, Patrícia Machado, explicou que, em reunião com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, foi informado que a escola teria as aulas do noturno, turno que compreende alunos da Educação para Jovens e Adultos(EJA), extintas. Segundo Patrícia, a justificativa seria a evasão escolar. Atualmente, a escola atende 120 alunos nesta modalidade.

Câmara oferece treinamento a novos vereadores
Câmara oferece treinamento a novos vereadores

Na noite de quinta-feira (02), os novos vereadores da legislatura 2017/2020 da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e suas equipes participaram de uma palestra com orientações técnicas para o exercício das funções do Poder Legislativo. O Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM) realizou a palestra-aula que ofereceu orientações aos novos vereadores eleitos para o exercício do mandato.

Sessão Plenária Ordinária, 01 de dezembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 01 de dezembro de 2016.

TRIBUNA LIVRE - O espaço foi utilizado por Evandro Luis Missio, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), que teceu críticas ao projeto do Governo Estadual que prevê a extinção das Fundações Públicas, em especial a FEPAGRO. “Nossa fundação é uma das indicadas pelo governo para ser extinta porque, segundo alegação do governo, gera prejuízo à sociedade. Queremos fazer contraponto, mostrando que esse argumento é uma inverdade”, comentou, acrescentando que a Fundação tem 21 centros de pesquisa distribuídos no Rio Grande do Sul. Destacou que a extinção da FEPAGRO trará economia irrisória ao governo do Estado, além de inviabilizar a participação em editais essenciais para a pesquisa e captação de recursos.

Comissão Processante transfere realização de oitivas
Comissão Processante transfere realização de oitivas

Atendendo pedido realizado pela defesa do prefeito José Haidar Farret, a Comissão Processante formada para apurar a denúncia de possível infração política administrativa cometida pelo prefeito deliberou por transferir a realização das oitivas das testemunhas da defesa para o dia 12 de dezembro, a partir das 9h.  Nesse dia, serão ouvidas as seguintes testemunhas: Jane Sassi, Terezinha Mottecy; Ony Lacerda da Silva; Vania Olivo, Selena Michel; Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos; Carolina Salbego Lisowski; Clairton Rodrigues da Motta; Francisco Turra e Bruno Fontenele. As testemunhas seriam ouvidas, inicialmente, nesta quinta-feira (01), porém a defesa alegou que não ocorreu intimação pessoal dos defensores de Farret.

Legislativo realiza a entrega da comenda “Ação Comunitária”
Legislativo realiza a entrega da comenda “Ação Comunitária”

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (29), a entrega da comenda “Ação Comunitária”, conferida a líder comunitário que se destaca por sua ação em favor da organização social e política do movimento comunitário, e a medalha “Herbet de Souza”, conferida a cidadão ou entidade reconhecida pela comunidade por prática de atos de solidariedade, consolidadas pela Lei Municipal nº 6040 de 2016.

Sessão Plenária Ordinária, 29 de novembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 29 de novembro de 2016.

A Tribuna Livre foi ocupada pela Associação do Núcleo Central da Cohab Santa Marta para tratar sobre a reativação do Posto de Saúde da localidade. O Orador Igor Lencina falou sobre as dificuldades encontradas pelos moradores da Cohab “Não temos qualidade de vida. Todas as nossas conquistas se perderam, fomos alvos do descompromisso dos representantes da nossa cidade. Nosso sentimento é de abandono e desrespeito. Precisamos organizar um mutirão para voltar a seguir o rumo do desenvolvimento daquele local. Precisamos do posto de saúde Floriano da Rocha”, destacou Lencina.

Comissão de Saúde realiza reunião com Agentes em Assistência
Comissão de Saúde realiza reunião com Agentes em Assistência

Na manhã desta terça-feira (29), a Comissão de Saúde, realizou uma reunião no plenário da Câmara, com a presença da Procuradora do Município, Anny Desconzi, a Secretária de Gestão de Modernização Administrativa, Carolina Lisowski e um grupo de agentes em assistência de saúde do município.
A debate aconteceu para tratar sobre legalidade da profissão e a rotina diária dos agentes. Segundo o grupo a rotina dos agentes é igual à dos técnicos em enfermagem. Com as mesmas atribuições, carga horaria, escala de trabalho e a realização dos procedimentos.