100%

Sessão Plenária Ordinária, 23 de junho de 2016

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Roger Andrey Real de Avila, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte, que explicou a trajetória da Associação fundada em 2015, mas realizando ações desde 2009. Segundo Ávila, a realização do evento Pátio Rural, desde o início, é um sucesso, demonstrando que Santa Maria necessita de um espaço simples para confraternização. Destacou que o Pátio Rural produziu frutos, especialmente, a formação da Associação de Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte. “Temos em Boca do Monte qualidade que dificilmente outras localidades têm. Temos empresários e temos um grande número de produtores”, comentou, acrescentando que Boca do Monte tem fácil acesso.
 
Proposições aprovadas:
- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações à equipe de futebol americano Santa Maria Soldiers pela conquista do gigante bowl no Rio Grande do Sul. O título foi conquistado no dia 18 de junho. Os atletas acompanharam a sessão ordinária;
- requerimento, do vereador João Kaus, solicitando envio de Moção de Congratulações ao CTG Os Nativos pelos 35 anos de fundação. Integrantes do CTG prestigiaram a sessão;
- requerimento, da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Sport Futebol Club pelos sis anos de fundação;
- requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando inserção nos Anais do texto “Ciranda da Educação”, de autoria da professora Marcia Teston, publicado no jornal A Razão do dia 06 de junho.
- requerimento, do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de Moção de Congratulações à judoca Maria Portela por ter sido convocado pela confederação brasileira para seleção olímpica de judô 2016. O vereador exibiu um vídeo gravada pela judoca, agradecendo a homenagem, bem como o apoio de familiares e da professora Aglaia Pavani, idealizadora do projeto Mãos Dadas.
 
PROJETO APROVADO
- Projeto de Lei 8370, da vereadora Drª Deili, que altera dispositivos da Lei Municipal n° 5360/2010 que “Obriga as empresas de localização de terminais de computadores a manterem cadastro de seus usuários”. Segundo a justificativa do projeto, há uma lei em vigor desde 2010, mas o não deixa claro em relação a obrigatoriedade do fornecimento de um documento de identidade com foto. Além disso, conforme o projeto, a lei anterior não previa sanção caso fosse inobservada a legislação. O vereador Coronel Vargas declarou apoio ao projeto, pois, em 2012, uma lan house foi utilizada para denegrir seu nome. “Fiz ocorrência na polícia federal e pelo IP chegamos ao computador. Por falta dessa lei, a Policia Federal não conseguiu chegar aos bandidos. Mas eu sei quem foi”, comentou.
 
Resumo dos pronunciamentos
Marcelo Zappe Bisogno (liderança do PDT) reiterou preocupação com a situação da saúde em Santa +-Maria, especialmente a falta de atendimento para as pessoas sem plano de saúde. “A saúde é o tema que a cidade tem que discutir. As pessoas estão cobrando e com razão. Quem não tem plano está completamente desassistido”, opinou. Afirmou que a falta de planejamento e de decisões estão levando a uma crise profunda no setor da saúde.  O vereador manifestou preocupação com a falta de prognóstico sobre o início do funcionamento do Hospital Regional. “Essa novela do Hospital Regional de dez, doze anos, está concluído, mas até lá não tem garantia que irá funcionar nos próximos meses”, comentou. Bisogno destacou que falta planejamento para o enfrentamento da questão da saúde e, prova disso, é ausência de plano para equipar o Hospital Regional.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram o projeto de lei 8398, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial na lei orçamentária anual no valor R$ 430.000,00 e dá outras providências. O crédito adicional diz respeito à adequação do orçamento do exercício de 2016 para contemplar despesas, não previstas inicialmente, da Secretaria de Município de Saúde e da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social.
 
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Notícias

Comissão reúne-se com representantes sindicais
Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso
Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança
Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.

Relatora apresenta parecer sobre PPA
Relatora apresenta parecer sobre PPA

A vereadora Drª. Cida Brizola, relatora do Plano Plurianual (PPA), apresentou a relatoria da matéria na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara de Vereadores. Das 46 emendas parlamentares apresentadas ao Poder Legislativo, apenas 16 foram incluídas ao PPA pela comissão.

Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas
Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas

A Câmara Municipal de Vereadores e o Memorial do Colégio Manoel Ribas promoveram, na noite desta quarta-feira (12) uma atividade com a professora Elisabeth Weber Medeiros, autora do livro Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no século XIX - história e memórias de 1838 a 1889. Esse livro foi vencedor do concurso literário Lei do Livro da Câmara de Vereadores.