100%

Sessão Plenária Ordinária, 23 de junho de 2016

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Roger Andrey Real de Avila, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte, que explicou a trajetória da Associação fundada em 2015, mas realizando ações desde 2009. Segundo Ávila, a realização do evento Pátio Rural, desde o início, é um sucesso, demonstrando que Santa Maria necessita de um espaço simples para confraternização. Destacou que o Pátio Rural produziu frutos, especialmente, a formação da Associação de Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte. “Temos em Boca do Monte qualidade que dificilmente outras localidades têm. Temos empresários e temos um grande número de produtores”, comentou, acrescentando que Boca do Monte tem fácil acesso.
 
Proposições aprovadas:
- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações à equipe de futebol americano Santa Maria Soldiers pela conquista do gigante bowl no Rio Grande do Sul. O título foi conquistado no dia 18 de junho. Os atletas acompanharam a sessão ordinária;
- requerimento, do vereador João Kaus, solicitando envio de Moção de Congratulações ao CTG Os Nativos pelos 35 anos de fundação. Integrantes do CTG prestigiaram a sessão;
- requerimento, da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Sport Futebol Club pelos sis anos de fundação;
- requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando inserção nos Anais do texto “Ciranda da Educação”, de autoria da professora Marcia Teston, publicado no jornal A Razão do dia 06 de junho.
- requerimento, do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de Moção de Congratulações à judoca Maria Portela por ter sido convocado pela confederação brasileira para seleção olímpica de judô 2016. O vereador exibiu um vídeo gravada pela judoca, agradecendo a homenagem, bem como o apoio de familiares e da professora Aglaia Pavani, idealizadora do projeto Mãos Dadas.
 
PROJETO APROVADO
- Projeto de Lei 8370, da vereadora Drª Deili, que altera dispositivos da Lei Municipal n° 5360/2010 que “Obriga as empresas de localização de terminais de computadores a manterem cadastro de seus usuários”. Segundo a justificativa do projeto, há uma lei em vigor desde 2010, mas o não deixa claro em relação a obrigatoriedade do fornecimento de um documento de identidade com foto. Além disso, conforme o projeto, a lei anterior não previa sanção caso fosse inobservada a legislação. O vereador Coronel Vargas declarou apoio ao projeto, pois, em 2012, uma lan house foi utilizada para denegrir seu nome. “Fiz ocorrência na polícia federal e pelo IP chegamos ao computador. Por falta dessa lei, a Policia Federal não conseguiu chegar aos bandidos. Mas eu sei quem foi”, comentou.
 
Resumo dos pronunciamentos
Marcelo Zappe Bisogno (liderança do PDT) reiterou preocupação com a situação da saúde em Santa +-Maria, especialmente a falta de atendimento para as pessoas sem plano de saúde. “A saúde é o tema que a cidade tem que discutir. As pessoas estão cobrando e com razão. Quem não tem plano está completamente desassistido”, opinou. Afirmou que a falta de planejamento e de decisões estão levando a uma crise profunda no setor da saúde.  O vereador manifestou preocupação com a falta de prognóstico sobre o início do funcionamento do Hospital Regional. “Essa novela do Hospital Regional de dez, doze anos, está concluído, mas até lá não tem garantia que irá funcionar nos próximos meses”, comentou. Bisogno destacou que falta planejamento para o enfrentamento da questão da saúde e, prova disso, é ausência de plano para equipar o Hospital Regional.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram o projeto de lei 8398, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial na lei orçamentária anual no valor R$ 430.000,00 e dá outras providências. O crédito adicional diz respeito à adequação do orçamento do exercício de 2016 para contemplar despesas, não previstas inicialmente, da Secretaria de Município de Saúde e da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social.
 
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Notícias

Legislativo recebe projetos do Executivo
Legislativo recebe projetos do Executivo

Na manhã de sexta-feira (28), o vice-prefeito Sérgio Cechin, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e a secretária de Estruturação e Regulação Urbana, Ângela Paulina Grandeaux Pisani, participaram de reunião com os vereadores no gabinete da presidência. O  Executivo Municipal protocolou uma série de projetos de lei que o executivo nomeou  de projetos de lei estruturais, os quais estão em fase preliminar.

Câmara sedia aula presencial do curso de Educação Fiscal
Câmara sedia aula presencial do curso de Educação Fiscal

Na manhã desta sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a aula presencial do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal numa parceria entre os responsáveis do Programa de Educação e a Comissão de Finanças do Legislativo.

Sessão Ordinária, 27 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 27 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pela professora Patrícia Machado, do Instituto Educacional Olavo Bilac, que divulgou a Carta Aberta ao Governador José Ivo Sartori. No documento, os trabalhadores de educação do Instituto manifestam insatisfação e contrariedade com pacotes de medidas encaminhados pelo Governador à Assembleia que atingem o setor na educação. Na Carta Aberta, é solicitado que o Estado reconsidere as medidas e garanta os direitos já conquistados. A Carta foi protocolada na Casa Civil em Porto Alegre, no final de março, pelo Instituto com intenção de sensibilizar o governador.
Os vereadores aprovaram requerimento, de autoria do vereador Valdir Oliveira, solicitando envio de moção de apoio e solidariedade à Carta Aberta encaminhada pelos professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac ao governador José Ivo Sartori. O vereador parabenizou os servidores do Instituto, que é referência no ensino na região central do Estado. “A valorização da educação representa um futuro verdadeiramente desenvolvido”, ponderou.

Entidades pedem auxílio ao Legislativo
Entidades pedem auxílio ao Legislativo

Nesta manhã de quinta-feira (27), o Presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, participou de uma reunião na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com a participação do presidente da APAE, Júlio César de Almeida Brenner, da Associação Colibri, representada por Mariana Delcul e da Escola Antônio Francisco Lisboa representada pela diretora Sonia Gentile. Também estiveram presente pais e funcionários envolvidos com os alunos excepcionais.

Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica
Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica

Em entrevista à radio santa-mariense nesta quarta-feira (26), o presidente do Poder Legislativo de Santa Maria, Admar Pozzobom, destacou as atividades na Câmara Municipal de Vereadores e falou sobre Segurança Pública, SAMU/UPA, Cemitérios da cidade, Hospital Regional, Parque de máquinas e obra da câmara. O programa de rádio foi apresentado por Paulo SIdinei Schmidt.

Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo professor Willian Fonseca, do curso de Engenharia Acústica da UFSM, que divulgou a VII Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído que acontece, tradicionalmente, na última semana de abril. Entre as atividades desenvolvidas na Semana estão as audiometrias gratuitas e as medições de fones de ouvidos.
O curso de engenharia acústica da UFSM, pioneiro no Brasil e reconhecido pelo MEC em 2014, possui laboratório de ensino, pesquisa e extensão. “Santa Maria é um polo de acústica no Brasil”, destacou, informando que há egressos trabalhando em diferentes locais do país e no exterior.