100%

Sessão Plenária Ordinária, 23 de junho de 2016

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Roger Andrey Real de Avila, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte, que explicou a trajetória da Associação fundada em 2015, mas realizando ações desde 2009. Segundo Ávila, a realização do evento Pátio Rural, desde o início, é um sucesso, demonstrando que Santa Maria necessita de um espaço simples para confraternização. Destacou que o Pátio Rural produziu frutos, especialmente, a formação da Associação de Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte. “Temos em Boca do Monte qualidade que dificilmente outras localidades têm. Temos empresários e temos um grande número de produtores”, comentou, acrescentando que Boca do Monte tem fácil acesso.
 
Proposições aprovadas:
- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações à equipe de futebol americano Santa Maria Soldiers pela conquista do gigante bowl no Rio Grande do Sul. O título foi conquistado no dia 18 de junho. Os atletas acompanharam a sessão ordinária;
- requerimento, do vereador João Kaus, solicitando envio de Moção de Congratulações ao CTG Os Nativos pelos 35 anos de fundação. Integrantes do CTG prestigiaram a sessão;
- requerimento, da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Sport Futebol Club pelos sis anos de fundação;
- requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando inserção nos Anais do texto “Ciranda da Educação”, de autoria da professora Marcia Teston, publicado no jornal A Razão do dia 06 de junho.
- requerimento, do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de Moção de Congratulações à judoca Maria Portela por ter sido convocado pela confederação brasileira para seleção olímpica de judô 2016. O vereador exibiu um vídeo gravada pela judoca, agradecendo a homenagem, bem como o apoio de familiares e da professora Aglaia Pavani, idealizadora do projeto Mãos Dadas.
 
PROJETO APROVADO
- Projeto de Lei 8370, da vereadora Drª Deili, que altera dispositivos da Lei Municipal n° 5360/2010 que “Obriga as empresas de localização de terminais de computadores a manterem cadastro de seus usuários”. Segundo a justificativa do projeto, há uma lei em vigor desde 2010, mas o não deixa claro em relação a obrigatoriedade do fornecimento de um documento de identidade com foto. Além disso, conforme o projeto, a lei anterior não previa sanção caso fosse inobservada a legislação. O vereador Coronel Vargas declarou apoio ao projeto, pois, em 2012, uma lan house foi utilizada para denegrir seu nome. “Fiz ocorrência na polícia federal e pelo IP chegamos ao computador. Por falta dessa lei, a Policia Federal não conseguiu chegar aos bandidos. Mas eu sei quem foi”, comentou.
 
Resumo dos pronunciamentos
Marcelo Zappe Bisogno (liderança do PDT) reiterou preocupação com a situação da saúde em Santa +-Maria, especialmente a falta de atendimento para as pessoas sem plano de saúde. “A saúde é o tema que a cidade tem que discutir. As pessoas estão cobrando e com razão. Quem não tem plano está completamente desassistido”, opinou. Afirmou que a falta de planejamento e de decisões estão levando a uma crise profunda no setor da saúde.  O vereador manifestou preocupação com a falta de prognóstico sobre o início do funcionamento do Hospital Regional. “Essa novela do Hospital Regional de dez, doze anos, está concluído, mas até lá não tem garantia que irá funcionar nos próximos meses”, comentou. Bisogno destacou que falta planejamento para o enfrentamento da questão da saúde e, prova disso, é ausência de plano para equipar o Hospital Regional.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram o projeto de lei 8398, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial na lei orçamentária anual no valor R$ 430.000,00 e dá outras providências. O crédito adicional diz respeito à adequação do orçamento do exercício de 2016 para contemplar despesas, não previstas inicialmente, da Secretaria de Município de Saúde e da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social.
 
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Notícias

Consolidação de legislação de trânsito na pauta de reunião
Consolidação de legislação de trânsito na pauta de reunião

A consolidação de legislação de trânsito e mobilidade urbana foi o assunto de reunião do presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom; com a secretaria de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato; Rodrigo Santos, do Conselho Municipal de Transportes e Ricardo Lovatto Blattes, representando a subseção da OAB em Santa Maria. A atividade aconteceu no gabinete da presidência do Legislativo na manhã desta quarta-feira (29).

Sessão Ordinária, 28 de março de 2017
Sessão Ordinária, 28 de março de 2017

TRIBUNA LIVRE: o espaço foi utilizado por Amaury Paccianeli Antonio e Sérgio Renato Rossi de Freitas, do Sindicato Rural de Santa Maria, que pediram apoio e socorro dos vereadores para que aconteça a recuperação das estradas rurais. “Dentro das nossas porteiras somos muitos competentes. Mas temos dificuldade para escoar a safra”, destacou Freitas, acrescentando que muitas pontes e estradas estão sem condições de trafegabilidade. Amaury Paccianeli, um dos primeiros moradores do distrito de Santa Flora, enfatizou que há mais de 10 anos os distritos estão marginalizados em termo de acesso a cidade. “Nós, moradores do distrito de Santa Flora, aguardamos melhor atendimento das nossas estradas. Passam meses, anos e muito pouco ou quase nada é realizado”, ressaltou. Paccianeli disse que uma das soluções é preparar as estradas antes do início do escoamento da safra. “Falta gestão. Precisa ter gente que tenha competência e sabe o que é o interior. Temos que preparar terreno antes da safra”, observou.

Ex Presidente visita a Câmara
Ex Presidente visita a Câmara

Nesta tarde de terça-feira (28), o presidente da Câmara de vereadores Admar Pozzobom recebeu a visita do ex vereador, Werner Rempel que presidiu a Câmara Municipal de Vereadores em 1998/2002/2014.

Comissão de Políticas Públicas discute soluções para avenida Oy Pavão e Arroio Lobato
Comissão de Políticas Públicas discute soluções para avenida Oy Pavão e Arroio Lobato

Na tarde desta terça-feira (28), a Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu a visita do superintendente do interior, Paulo Schuster, e do chefe de gabinete da Infraestrutura, Everton Leite. Os vereadores, em conjunto com os convidados, discutiram possíveis soluções para os problemas enfrentados por moradores da avenida Oy Pavão e comentaram sobre a queda de duas pontes em Arroio Lobato.

Comissão de Saúde recebe presidente do Conselho de Segurança Alimentar
Comissão de Saúde recebe presidente do Conselho de Segurança Alimentar

Na tarde desta terça-feira (28), o presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (CONSEA-SM), Juarez Felisberto, participou da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Felisberto manifestou preocupação em relação à demora na reabertura do Restaurante Popular. Segundo ele, há a possibilidade de rescisão do contrato por parte do instituto que ganhou a licitação realizada pela Prefeitura no ano passado, em função de dificuldades financeiras. Se isso acontecer, um novo processo licitatório deve ser feito, o que demoraria em torno de oito meses. A Comissão decidiu ouvir o Secretário de Desenvolvimento Social, Pastor João Chaves, para entender o que está causando o entrave na reabertura do Restaurante.

Comissão de Constituição e Justiça nomeia Ouvidor para o ano de 2017
Comissão de Constituição e Justiça nomeia Ouvidor para o ano de 2017

Em reunião na manhã desta terça-feira (28), os vereadores integrantes da Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar nomearam o vereador Juliano Soares/Juba como Ouvidor para o período de 2017. O presidente da CCJ, vereador Coronel Vargas, explicou que Comissão precisa contar com um Ouvidor para realizar o filtro inicial em possíveis recebimentos de denúncias.

Legislativo realiza visita oficial ao Jornal A Cidade
Legislativo realiza visita oficial ao Jornal A Cidade

Nesta manhã de terça-feira (28) o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, fez uma visita oficial ao Jornal A Cidade, veículo de comunicação que circula há 16 anos em Santa Maria. Admar Pozzobom foi recebido pelo Diretor e proprietário do jornal, Valdemar Roveda.

Presidente recebe Troféu Desportivo Santa Maria
Presidente recebe Troféu Desportivo Santa Maria

Nesta sexta-feira (24), o Presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, foi homenageado no auditório do Colégio Marista, na cerimônia de entrega do Troféu Desportivo Santa Maria. O prêmio é reconhecimento aos atletas não profissionais de Santa Maria que se dedicam de alguma maneira ao esporte.