100%

Sessão Plenária Ordinária, 23 de junho de 2016

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Roger Andrey Real de Avila, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte, que explicou a trajetória da Associação fundada em 2015, mas realizando ações desde 2009. Segundo Ávila, a realização do evento Pátio Rural, desde o início, é um sucesso, demonstrando que Santa Maria necessita de um espaço simples para confraternização. Destacou que o Pátio Rural produziu frutos, especialmente, a formação da Associação de Produtores Rurais e Empresários da Boca do Monte. “Temos em Boca do Monte qualidade que dificilmente outras localidades têm. Temos empresários e temos um grande número de produtores”, comentou, acrescentando que Boca do Monte tem fácil acesso.
 
Proposições aprovadas:
- requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações à equipe de futebol americano Santa Maria Soldiers pela conquista do gigante bowl no Rio Grande do Sul. O título foi conquistado no dia 18 de junho. Os atletas acompanharam a sessão ordinária;
- requerimento, do vereador João Kaus, solicitando envio de Moção de Congratulações ao CTG Os Nativos pelos 35 anos de fundação. Integrantes do CTG prestigiaram a sessão;
- requerimento, da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Sport Futebol Club pelos sis anos de fundação;
- requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando inserção nos Anais do texto “Ciranda da Educação”, de autoria da professora Marcia Teston, publicado no jornal A Razão do dia 06 de junho.
- requerimento, do vereador Jorge Trindade, solicitando envio de Moção de Congratulações à judoca Maria Portela por ter sido convocado pela confederação brasileira para seleção olímpica de judô 2016. O vereador exibiu um vídeo gravada pela judoca, agradecendo a homenagem, bem como o apoio de familiares e da professora Aglaia Pavani, idealizadora do projeto Mãos Dadas.
 
PROJETO APROVADO
- Projeto de Lei 8370, da vereadora Drª Deili, que altera dispositivos da Lei Municipal n° 5360/2010 que “Obriga as empresas de localização de terminais de computadores a manterem cadastro de seus usuários”. Segundo a justificativa do projeto, há uma lei em vigor desde 2010, mas o não deixa claro em relação a obrigatoriedade do fornecimento de um documento de identidade com foto. Além disso, conforme o projeto, a lei anterior não previa sanção caso fosse inobservada a legislação. O vereador Coronel Vargas declarou apoio ao projeto, pois, em 2012, uma lan house foi utilizada para denegrir seu nome. “Fiz ocorrência na polícia federal e pelo IP chegamos ao computador. Por falta dessa lei, a Policia Federal não conseguiu chegar aos bandidos. Mas eu sei quem foi”, comentou.
 
Resumo dos pronunciamentos
Marcelo Zappe Bisogno (liderança do PDT) reiterou preocupação com a situação da saúde em Santa +-Maria, especialmente a falta de atendimento para as pessoas sem plano de saúde. “A saúde é o tema que a cidade tem que discutir. As pessoas estão cobrando e com razão. Quem não tem plano está completamente desassistido”, opinou. Afirmou que a falta de planejamento e de decisões estão levando a uma crise profunda no setor da saúde.  O vereador manifestou preocupação com a falta de prognóstico sobre o início do funcionamento do Hospital Regional. “Essa novela do Hospital Regional de dez, doze anos, está concluído, mas até lá não tem garantia que irá funcionar nos próximos meses”, comentou. Bisogno destacou que falta planejamento para o enfrentamento da questão da saúde e, prova disso, é ausência de plano para equipar o Hospital Regional.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram o projeto de lei 8398, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial na lei orçamentária anual no valor R$ 430.000,00 e dá outras providências. O crédito adicional diz respeito à adequação do orçamento do exercício de 2016 para contemplar despesas, não previstas inicialmente, da Secretaria de Município de Saúde e da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social.
 
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Notícias

Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo
Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais entregou na manhã desta sexta-feira (18), para o Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom, o Relatório Final colhido pela audiência pública conjunta, que teve por objetivo ouvir os órgãos envolvidos em uma série de demandas apontadas por quatro escolas municipais realizada no mês de maio. A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lucia Madruga, o Secretário de Meio Ambiente, André Luiz Domingues, Elton Chaves, representante da Secretária de Infraestrutura de Santa Maria e professores e representantes da Escola Lourenço Dalla Corte, Dom Luiz V. Sartori, Miguel Beltrame e Vicente Farencena.

Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas
Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas

O presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a visita de integrantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Região Centro), nesta sexta-feira (18). Na oportunidade, o Sindilojas apresentou a proposta de criação, em âmbito municipal, da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (RENALEGIS).

Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017

Proposições Aprovadas:
- Requerimento, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), solicitando o­­­­­­ envio de Moção de Congratulações à Pastora Rose Flores, presidente da Igreja Evangelho para as Nações, pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ressaltou que a Pastora atua de forma valorosa em várias causas sociais, principalmente em prol das pessoas com mais necessidades;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), solicitando o envio de Moção de Congratulações a Wolmar Heringer pela ascensão à Presidência do Riograndense Futebol Clube. Registrou que Wolmar, além de trabalho social e sindical, é um grande esportista e assumiu a tarefa de conduzir o Riograndense.

Exposição sobre memórias familiares na Câmara
Exposição sobre memórias familiares na Câmara

Relatar as memórias da própria artista. Esse é o objetivo da Exposição Lembranças, que está acontecendo no Espaço Novos Talentos, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A mostra da artista plástica Maria Herte se estende até o próximo dia 28.

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool
Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo
Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk

Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde
Indicadores e necessidades da UPA discutidas em reunião da Comissão de Saúde

Em reunião na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Permanente de Saúde se reuniu com Gabriel Oliveira, administrador da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e Vagner Pereira, enfermeiro-chefe da UPA, além de representantes do HUSM e da secretaria municipal de Saúde. Estiveram presentes os vereadores Francisco Harrisson (presidente), Valdir Oliveira, Manoel Badke e Ovidio Mayer.