Comissão de Direitos Humanos debate sobre política de assistência social no município

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (23), para tratar sobre as denúncias relacionadas à gestão da política de assistência social de Santa Maria.
Participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região (CRESS) e Fórum Estadual de Trabalhadores da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS) que realizaram as denúncias. E ainda funcionários do Instituto Ideias, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pessoas atendidas pela Casa de Passagem.
A assistente social do CREAS, Michele Aguette, afirmou que as denúncias vêm de pessoas que não conhecem a realidade das instituições e que as queixas ferem a imagem e a ética profissional desses profissionais da assistência social.
A representante dos conselhos de Serviço Social e Psicologia do Estado, Bruna Osório, rebateu as críticas pontuando que as denúncias não foram realizadas por algumas pessoas, mas pelos conselhos profissionais que representam a categoria. E que os fatos denunciados agora foram protocolados junto a queixas feitas em março deste ano.
A Comissão deliberou por fazer uma reunião na Casa de Passagem além da realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro foi presidido pelo vereador Isaias Romero com participação dos vereadores Tavores Fernandes, João Vargas, Ovídio Mayer, Marta Zanella e Cezar Gehm.

Texto e Foto: Gabriele Wagner

Vereadores participam de encontro na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Na manhã de sexta-feira (24), os vereadores se reuniram com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para um café da manhã.  A titular da pasta, secretária Marta Zanella, apresentou um relatório das atividades já realizadas nestes primeiros 75 dias de trabalho. Marta ressaltou a importância do encontro para aproximar e inteirar o Poder Legislativo das atividades do Executivo.

Sessão Plenária Ordinária, 23 de março de 2017.

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, de autoria da vereadora Drª Deili Silva, solicitando envio de Moção de Congratulação ao Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, pelos 39 anos de fundação;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade, solicitando formação de Comissão Especial para tratar da falta de segurança nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de crédito do Município de Santa Maria. Jorjão destacou que a criação da Comissão é necessária para dar guarida ao projeto que prevê vigilância armada 24 horas nas instituições bancárias. “Santa Maria precisa desse projeto. Vai gerar emprego e renda e vai dar segurança aos munícipes”, comentou. Integram a Comissão os vereadores Jorge Trindade (presidente), Coronel Vargas (vice-presidente) e Alexandre Vargas (relator).

Câmara faz Visita Oficial ao IPLAN

Nesta manhã de quinta-feira (23) o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom fez uma visita oficial ao IPLAN (Instituto de planejamento de Santa Maria).

Representante da Empresa RGE participa da reunião da comissão de Iluminação Pública

O analista de atendimento coorporativo e poder público da empresa RGE, Géderson Donaduzzi, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22), com os integrantes da comissão especial de Iluminação Pública para tratar sobre as demandas da comunidade contribuinte.  Participaram da reunião os vereadores Valdir Oliveira (presidente), Adelar Vargas/Bolinha (vice-presidente) e Marion Mortari (relator).

Sessão Ordinária, 21 de março de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Juarez Felisberto, do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), entidade que possui atribuição de coordenar campanhas para despertar os esforços da sociedade civil organizada. Nesse sentido, Felisberto destacou a urgência de reabertura do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheitter. Segundo o orador, com cerca de R$ 15 mil é possível obter o laudo técnico para possibilitar a reabertura do Restaurante. “A pergunta correta é quem está travando a reabertura do Restaurante”, comentou.
A Irmã Lourdes Dill, que também utilizou a tribuna, destacou que o Restaurante Popular faz parte de um conjunto de políticas públicas instituídas em Santa Maria a partir do programa Fome Zero. “Que possamos reabrir o Restaurante Popular em nome dos famintos de Santa Maria”, ressaltou, acrescentando que a reabertura deve ser urgente.

Quatro projetos e um veto do Executivo analisados na CCJ

Em reunião na manhã desta terça-feira, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador Coronel Vargas, emitiram parecer referente à tramitação de quatro projetos de lei e pela manutenção do veto do Executivo. Confira:

Alunos da EMEI João Hundertmark visitam Legislativo Municipal

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundertmark estiveram na Câmara de Vereadores de Santa Maria nesta terça (21) para participar de uma visita guiada, com o propósito de conhecer as funções do Poder Legislativo Municipal. Além disso, eles assistiram à entrega de moção de congratulação proposta pelo vereador João Kaus pelos 37 anos de fundação a instituição, celebrados no dia 17 de março.