Comissão de Direitos Humanos debate sobre política de assistência social no município

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (23), para tratar sobre as denúncias relacionadas à gestão da política de assistência social de Santa Maria.
Participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região (CRESS) e Fórum Estadual de Trabalhadores da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS) que realizaram as denúncias. E ainda funcionários do Instituto Ideias, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pessoas atendidas pela Casa de Passagem.
A assistente social do CREAS, Michele Aguette, afirmou que as denúncias vêm de pessoas que não conhecem a realidade das instituições e que as queixas ferem a imagem e a ética profissional desses profissionais da assistência social.
A representante dos conselhos de Serviço Social e Psicologia do Estado, Bruna Osório, rebateu as críticas pontuando que as denúncias não foram realizadas por algumas pessoas, mas pelos conselhos profissionais que representam a categoria. E que os fatos denunciados agora foram protocolados junto a queixas feitas em março deste ano.
A Comissão deliberou por fazer uma reunião na Casa de Passagem além da realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro foi presidido pelo vereador Isaias Romero com participação dos vereadores Tavores Fernandes, João Vargas, Ovídio Mayer, Marta Zanella e Cezar Gehm.

Texto e Foto: Gabriele Wagner

Sessão Plenária Ordinária, 27 de junho de 2017.

COMISSÃO ESPECIAL - Os vereadores aprovaram requerimento, de autoria da totalidade dos edis, solicitando formação de Comissão Especial para fiscalizar a concorrência ilegal dos carros “executivos “ e aplicativos de transporte individual em relação aos táxis. Integram a Comissão os vereadores Professora Luci Tia da Moto (presidente), Daniel Diniz (vice-presidente) e Juliano Soares/ Juba (Relator).

Comissão recebe secretária de Mobilidade Urbana

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu, na tarde de terça-feira (27), cerca de 28 representantes de várias empresas de transporte escolar, a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, e o superintendente de Trânsito e Transporte da pasta, Adão Lemos. Na oportunidade, os representantes do transporte escolar fizeram inúmeras reivindicações ao Poder Executivo.

Abertura do Hospital Regional pelo SUS é umas das pautas da Comissão de Saúde

Na manhã desta terça-feira (27), na realização da reunião semanal da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, os vereadores discutiram a respeito do encontro sobre a Criação do Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional 100% SUS, que ocorre no próximo dia 03, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.

Câmara participa do projeto “Bombeiro por um dia”

Neste sábado (24), o legislativo participou das atividades do 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Maria “ Bombeiro por um dia”. A Câmara foi representada pelos servidores Leandro Berwaldt Grundemann e Antônio Sérgio Kist de Oliveira (Agentes Legislativos - área vigilância).

Câmara sedia reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento

A Câmara Municipal de Vereadores sediou na tarde desta sexta-feira (23), a Assembléia do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE), que teve como propósito a votação dos projetos a serem encaminhados para a cédula na Assembléia Ampliada que ocorre no próximo dia 11 e contará com a participação dos membros do COREDE e Delegados eleitos nas Assembléias Microrregionais, assembléias estas que também ocorreram nos municípios de Faxinal do Soturno e Júlio de Castilhos.

Plenária de mobilização para a FEICOOP realizada no Legislativo

A Câmara de Vereadores, na tarde desta sexta-feira (23), sediou a Plenária Geral de mobilização para a 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (13ª Feira de Ecosol) e 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (24ª FEICOOP). As duas feiras acontecem nos próximos dias sete, oito e nove de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Legislativo fiscaliza a merenda escolar de duas instituições de ensino

As Comissões de Educação, Cultura e Lazer e de Direitos Humanos e Cidadania visitaram as escolas municipais CAIC e Sérgio Lopes, na tarde de quarta-feira (21), para fiscalizar a situação da merenda escolar. A atividade foi motivada, após denúncias de irregularidades no serviço. Os parlamentares conversaram com os diretores e funcionários das instituições de ensino sobre o fornecimento de alimentos, por parte da Prefeitura, recebimento de recursos, cardápio utilizado pelas escolas, além de averiguarem a situação da cozinha, depósito de alimentos e refeitório das escolas.

Sessão Ordinária de 22 de junho de 2017

Após o início da sessão, o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, convidou o deputado estadual Edu Oliveira (PSD) para fazer parte da mesa dos trabalhos. Logo após, como de prache, foi concedido ao visitante 10 minutos para realizar algumas considerações. Em sua fala, Edu Oliveira iniciou dizendo que era uma honra ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Informou que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, há pouco tempo, e se colocou à disposição da comunidade local. “Para que a gente possa encaminhar as demandas pertinentes de Santa Maria e desta região do Estado”. O parlamentar explanou sobre o seu mandato abordando, em especial, a política ferroviária do Brasil e a inclusão do Rio Grande do Sul no sistema ferroviário do país. Ao encerrar, convidou todos para audiência pública que acontecerá dia 28 de junho, às 9h30min, na Assembleia Legislativa, para tratar do tema.