100%

Comissão de Direitos Humanos debate sobre política de assistência social no município

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (23), para tratar sobre as denúncias relacionadas à gestão da política de assistência social de Santa Maria.
Participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região (CRESS) e Fórum Estadual de Trabalhadores da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS) que realizaram as denúncias. E ainda funcionários do Instituto Ideias, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pessoas atendidas pela Casa de Passagem.
A assistente social do CREAS, Michele Aguette, afirmou que as denúncias vêm de pessoas que não conhecem a realidade das instituições e que as queixas ferem a imagem e a ética profissional desses profissionais da assistência social.
A representante dos conselhos de Serviço Social e Psicologia do Estado, Bruna Osório, rebateu as críticas pontuando que as denúncias não foram realizadas por algumas pessoas, mas pelos conselhos profissionais que representam a categoria. E que os fatos denunciados agora foram protocolados junto a queixas feitas em março deste ano.
A Comissão deliberou por fazer uma reunião na Casa de Passagem além da realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro foi presidido pelo vereador Isaias Romero com participação dos vereadores Tavores Fernandes, João Vargas, Ovídio Mayer, Marta Zanella e Cezar Gehm.

Texto e Foto: Gabriele Wagner
 

Notícias

Legislativo recebe projetos do Executivo
Legislativo recebe projetos do Executivo

Na manhã de sexta-feira (28), o vice-prefeito Sérgio Cechin, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e a secretária de Estruturação e Regulação Urbana, Ângela Paulina Grandeaux Pisani, participaram de reunião com os vereadores no gabinete da presidência. O  Executivo Municipal protocolou uma série de projetos de lei que o executivo nomeou  de projetos de lei estruturais, os quais estão em fase preliminar.

Câmara sedia aula presencial do curso de Educação Fiscal
Câmara sedia aula presencial do curso de Educação Fiscal

Na manhã desta sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a aula presencial do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal numa parceria entre os responsáveis do Programa de Educação e a Comissão de Finanças do Legislativo.

Sessão Ordinária, 27 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 27 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pela professora Patrícia Machado, do Instituto Educacional Olavo Bilac, que divulgou a Carta Aberta ao Governador José Ivo Sartori. No documento, os trabalhadores de educação do Instituto manifestam insatisfação e contrariedade com pacotes de medidas encaminhados pelo Governador à Assembleia que atingem o setor na educação. Na Carta Aberta, é solicitado que o Estado reconsidere as medidas e garanta os direitos já conquistados. A Carta foi protocolada na Casa Civil em Porto Alegre, no final de março, pelo Instituto com intenção de sensibilizar o governador.
Os vereadores aprovaram requerimento, de autoria do vereador Valdir Oliveira, solicitando envio de moção de apoio e solidariedade à Carta Aberta encaminhada pelos professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac ao governador José Ivo Sartori. O vereador parabenizou os servidores do Instituto, que é referência no ensino na região central do Estado. “A valorização da educação representa um futuro verdadeiramente desenvolvido”, ponderou.

Entidades pedem auxílio ao Legislativo
Entidades pedem auxílio ao Legislativo

Nesta manhã de quinta-feira (27), o Presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, participou de uma reunião na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com a participação do presidente da APAE, Júlio César de Almeida Brenner, da Associação Colibri, representada por Mariana Delcul e da Escola Antônio Francisco Lisboa representada pela diretora Sonia Gentile. Também estiveram presente pais e funcionários envolvidos com os alunos excepcionais.

Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica
Presidente da Câmara destaca atividades do Legislativo em entrevista radiofônica

Em entrevista à radio santa-mariense nesta quarta-feira (26), o presidente do Poder Legislativo de Santa Maria, Admar Pozzobom, destacou as atividades na Câmara Municipal de Vereadores e falou sobre Segurança Pública, SAMU/UPA, Cemitérios da cidade, Hospital Regional, Parque de máquinas e obra da câmara. O programa de rádio foi apresentado por Paulo SIdinei Schmidt.

Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017
Sessão Ordinária, 25 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado pelo professor Willian Fonseca, do curso de Engenharia Acústica da UFSM, que divulgou a VII Semana Municipal de Conscientização sobre Ruído que acontece, tradicionalmente, na última semana de abril. Entre as atividades desenvolvidas na Semana estão as audiometrias gratuitas e as medições de fones de ouvidos.
O curso de engenharia acústica da UFSM, pioneiro no Brasil e reconhecido pelo MEC em 2014, possui laboratório de ensino, pesquisa e extensão. “Santa Maria é um polo de acústica no Brasil”, destacou, informando que há egressos trabalhando em diferentes locais do país e no exterior.