Comissão de Direitos Humanos debate sobre política de assistência social no município

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (23), para tratar sobre as denúncias relacionadas à gestão da política de assistência social de Santa Maria.
Participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região (CRESS) e Fórum Estadual de Trabalhadores da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS) que realizaram as denúncias. E ainda funcionários do Instituto Ideias, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pessoas atendidas pela Casa de Passagem.
A assistente social do CREAS, Michele Aguette, afirmou que as denúncias vêm de pessoas que não conhecem a realidade das instituições e que as queixas ferem a imagem e a ética profissional desses profissionais da assistência social.
A representante dos conselhos de Serviço Social e Psicologia do Estado, Bruna Osório, rebateu as críticas pontuando que as denúncias não foram realizadas por algumas pessoas, mas pelos conselhos profissionais que representam a categoria. E que os fatos denunciados agora foram protocolados junto a queixas feitas em março deste ano.
A Comissão deliberou por fazer uma reunião na Casa de Passagem além da realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro foi presidido pelo vereador Isaias Romero com participação dos vereadores Tavores Fernandes, João Vargas, Ovídio Mayer, Marta Zanella e Cezar Gehm.

Texto e Foto: Gabriele Wagner

Comissão de Finanças realiza audiência referente às metas fiscais

Em audiência pública organizada pela Comissão de Orçamento e Finanças, a secretaria municipal de Finanças apresentou o relatório de metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2016 (setembro a dezembro). A atividade, coordenada pelo presidente da Comissão vereador Juliano Soares, aconteceu no plenarinho do Legislativo

Sessão Plenária Ordinária 23 de fevereiro de 2017

A Tribuna Livre foi ocupada pela Associação Comunitária Santa Marta para tratar sobre a reativação do Posto de Saúde Floriano da Rocha, que atende moradores da região. O Orador Igor Lencina relatou as dificuldades encontradas pelos moradores da Cohab “O posto de Saúde está na UTI, como está atualmente não dá mais, precisamos de um atendimento mínimo de qualidade, com uma estrutura para que a população seja atendida”, afirmou Lencina.

Presidente da Câmara e vice-prefeito encaminham demandas ao secretário de transportes do estado

O presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom, esteve, juntamente com o vice-prefeito Sérgio Cechin e secretários de município, em reunião com o secretário dos Transportes do Estado, Pedro Westphalen. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 23, na prefeitura municipal. O secretário dos Transportes abordou diversos temas relacionados a obras em andamento no município e recebeu demandas do presidente do legislativo e do vice-prefeito.
Sérgio Cechim tratou preferencialmente das obras de duplicação da RS-509, a faixa velha de Camobi, cujo projeto original não contempla a iluminação pública do trecho.

Presidente visita Sindicato dos Taxistas

Nesta quarta-feira (22), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria Admar Pozzobom realizou uma visita de cortesia ao Sindicato dos Taxistas de Santa Maria (Sinditáxi). Pozzobom foi recebido pelo presidente da entidade, Marco Antônio Fogliarini, e outros membros do sindicato. Na pauta da visita, as reivindicações da categoria a respeito de adequações da Lei do Táxi.

Câmara de Vereadores realiza contingenciamento de quase R$ três milhões

Com o apoio de todos os vereadores, a Mesa Diretora publicou Resolução 01/2017, dispondo sobre o contingenciamento do orçamento do Legislativo no valor de R$ 2.850.000,00 (dois milhões oitocentos e cinquenta mil reais). Para tanto, foram contingenciados créditos em obras e instalações, bem como na modernização da TV Câmara.

Prefeito realiza abertura da sessão legislativa

Em sessão especial nesta terça-feira (21), a Câmara de Vereadores recebeu o prefeito Jorge Pozzobom, que fez um relato da situação de assuntos municipais, conforme estipula a lei orgânica. O vice-prefeito, Sérgio Cechin, e secretários municipais acompanharam a Sessão, que durou aproximadamente uma hora.

Legislativo realiza Sessão Especial nesta terça-feira

Com a presença do prefeito municipal Jorge Pozzobom, a Câmara de Vereadores realiza Sessão Especial nesta terça-feira (21), às 14h, no plenário Coronel Valença. Na Sessão, o prefeito irá relatar a situação de assuntos municipais, conforme está previsto no Art. 121 da Lei Orgânica do Município.

Câmara encerra recesso parlamentar

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores modifica o horário de expediente. A partir deste segunda-feira (20), o funcionamento do Legislativo será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, das 07h30 às 13h30.