Comissão de Direitos Humanos debate sobre política de assistência social no município

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reuniu no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (23), para tratar sobre as denúncias relacionadas à gestão da política de assistência social de Santa Maria.
Participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Serviço Social – 10ª Região (CRESS) e Fórum Estadual de Trabalhadores da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS) que realizaram as denúncias. E ainda funcionários do Instituto Ideias, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pessoas atendidas pela Casa de Passagem.
A assistente social do CREAS, Michele Aguette, afirmou que as denúncias vêm de pessoas que não conhecem a realidade das instituições e que as queixas ferem a imagem e a ética profissional desses profissionais da assistência social.
A representante dos conselhos de Serviço Social e Psicologia do Estado, Bruna Osório, rebateu as críticas pontuando que as denúncias não foram realizadas por algumas pessoas, mas pelos conselhos profissionais que representam a categoria. E que os fatos denunciados agora foram protocolados junto a queixas feitas em março deste ano.
A Comissão deliberou por fazer uma reunião na Casa de Passagem além da realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O encontro foi presidido pelo vereador Isaias Romero com participação dos vereadores Tavores Fernandes, João Vargas, Ovídio Mayer, Marta Zanella e Cezar Gehm.

Texto e Foto: Gabriele Wagner

Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.

Relatora apresenta parecer sobre PPA

A vereadora Drª. Cida Brizola, relatora do Plano Plurianual (PPA), apresentou a relatoria da matéria na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara de Vereadores. Das 46 emendas parlamentares apresentadas ao Poder Legislativo, apenas 16 foram incluídas ao PPA pela comissão.

Câmara participa de atividade na escola Manoel Ribas

A Câmara Municipal de Vereadores e o Memorial do Colégio Manoel Ribas promoveram, na noite desta quarta-feira (12) uma atividade com a professora Elisabeth Weber Medeiros, autora do livro Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no século XIX - história e memórias de 1838 a 1889. Esse livro foi vencedor do concurso literário Lei do Livro da Câmara de Vereadores.