Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias

Unisul visita Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom recebeu a visita de Helmut Carvalho.

Movimento Tratado Cidadão na Câmara

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Admar Pozzobom, recebeu Jadete Barbosa Lampert, integrante do Movimento Tratado Cidadão.

Comissão reúne-se com representantes sindicais

A Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 – Lei dos Táxis, composta pelos vereadores Daniel Diniz, Juliano Soares e Profª. Luci (Tia da Moto) reuniu-se nesta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões, em caráter extraordinário, para receber a visita do presidente da Federação Estadual dos Taxistas, Moacir da Silva, e do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria, Marco Antônio Fogliarini.

Sessão Plenária Ordinária, 13 de julho de 2017

Tribuna Livre:
A Professora Nilza Venturini utilizou o espaço para agradecer a oportunidade de os parlamentares estarem realizando a Sessão Plenária Ordinária no Tecnoparque. Depois, convidou a todos para conhecerem o Tecnoparque, ao final da sessão. O diretor do empreendimento, Tiago Sanchotene, realizou uma apresentação, explicando a criação, estrutura e funcionamento do empreendimento. Utilizou exemplos de países, como a China, que investiram bastante em pesquisa em tecnologia e foram bem-sucedidos. “A nossa meta é ser um parque tecnológico reconhecido nacionalmente”. Informou que, atualmente, o Tecnoparque tem várias empresas desenvolvendo distintas tecnologias e 19 empresas associadas.

Câmara entrega Moção de Congratulação para Beto Pires e Ari Barroso

O início da tarde desta quinta-feira (13) foi marcado pela cerimônia da entrega da moção ao compositor santa-mariense, Beto Pires, em homenagem aos seus 35 anos de carreira e ao radialista, Ari Vilmar Martins Barroso, parabenizando seus 50 anos do Programa Nova Seara da Rádio Medianeira.

Comissão planeja Audiência Pública sobre violência e segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), José Luiz de Moura Filho e Mateus Bagetti representando o Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária - Residência Jurídica (NIIJuC-R) e Adeli Casagrande do Canto, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Maria.