100%

Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias
 

Notícias

Vereadores conseguem emendas parlamentares para Santa Maria
Vereadores conseguem emendas parlamentares para Santa Maria

Na manhã de segunda-feira (21), os vereadores Daniel Diniz, Marion Mortari e Alexandre Vargas apresentaram ao presidente do Legislativo Admar Pozzobom um relatório de sua viagem à Brasília. O objetivo da viagem foi conseguir emendas parlamentares para o município. Os vereadores garantiram cerca de R$2 milhões que devem ser destinados às áreas de saúde infraestrutura, esporte, educação e agricultura.

Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo
Comissões entregam relatório sobre situação de Escolas ao Executivo

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais entregou na manhã desta sexta-feira (18), para o Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom, o Relatório Final colhido pela audiência pública conjunta, que teve por objetivo ouvir os órgãos envolvidos em uma série de demandas apontadas por quatro escolas municipais realizada no mês de maio. A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lucia Madruga, o Secretário de Meio Ambiente, André Luiz Domingues, Elton Chaves, representante da Secretária de Infraestrutura de Santa Maria e professores e representantes da Escola Lourenço Dalla Corte, Dom Luiz V. Sartori, Miguel Beltrame e Vicente Farencena.

Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas
Poder Legislativo recebe proposta de integrantes do Sindilojas

O presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a visita de integrantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Região Centro), nesta sexta-feira (18). Na oportunidade, o Sindilojas apresentou a proposta de criação, em âmbito municipal, da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (RENALEGIS).

Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 17 de agosto de 2017

Proposições Aprovadas:
- Requerimento, de autoria do vereador Adelar Vargas (Bolinha), solicitando o­­­­­­ envio de Moção de Congratulações à Pastora Rose Flores, presidente da Igreja Evangelho para as Nações, pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ressaltou que a Pastora atua de forma valorosa em várias causas sociais, principalmente em prol das pessoas com mais necessidades;
- Requerimento, de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), solicitando o envio de Moção de Congratulações a Wolmar Heringer pela ascensão à Presidência do Riograndense Futebol Clube. Registrou que Wolmar, além de trabalho social e sindical, é um grande esportista e assumiu a tarefa de conduzir o Riograndense.

Exposição sobre memórias familiares na Câmara
Exposição sobre memórias familiares na Câmara

Relatar as memórias da própria artista. Esse é o objetivo da Exposição Lembranças, que está acontecendo no Espaço Novos Talentos, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A mostra da artista plástica Maria Herte se estende até o próximo dia 28.

Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool
Legislativo sedia premiação do projeto Curto a vida, não curto o álcool

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores sediou a cerimônia de encerramento da VII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres: “a Semana que vale por uma vida”. Na solenidade, também foi realizada a premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não Curto o álcool”.

Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 15 de agosto de 2017

Tribuna Livre:
O vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN), José Getúlio Monteiro, ocupou o espaço para explanar sobre a abertura da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. O orador relatou ter observado “o quanto se resolve situações perenes com ações objetivas”. Ele abordou sobre a VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres e vários projetos executados pelo CONEN. “Qual é o resultado disso? Diminuição da violência”. Citou alguns dos malefícios ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica e cigarro, encerrando sua manifestação.

Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo
Comissão especial que fiscaliza o cumprimento da Lei dos Taxis recebe Secretário de Turismo

Para melhor compreender a utilização dos aplicativos que tem por finalidade acompanhar as tendências tecnológicas, alinhados com as soluções de mobilidade urbana em Santa Maria, a Comissão Especial que fiscaliza o cumprimento da Lei Municipal nº 5863/2014 (Lei dos Táxis), recebeu no início da tarde desta terça-feira (15), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Falk