Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias

Pesquisa em Notícias

Texto:

Câmara encerra recesso parlamentar

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores modifica o horário de expediente. A partir deste segunda-feira (20), o funcionamento do Legislativo será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, das 07h30 às 13h30.

Vereadores participam de reunião da Comissão Representativa

Na reunião da Comissão Representativa realizada nesta quinta-feira (02), a tribuna livre foi utilizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. O presidente do Sindicato, Celio Fontana, teceu críticas à proposta da reforma previdência. “Da forma como está a proposta, vai trazer prejuízo aos agricultores.

Reunião da Comissão Representativa nesta quinta-feira

A partir das 9h desta quinta-feira (02), acontece a reunião da Comissão Representativa do mês de fevereiro. Participam da atividade, que ocorre no plenário do Legislativo, os vereadores integrantes da Mesa Diretora e um vereador de cada bancada com representação na Câmara.

Mesa Diretora faz primeira visita oficial ao prefeito

Vereadores foram ao sétimo andar do centro administrativo na tarde desta quinta-feira
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom fez a primeira visita oficial ao Gabinete do Prefeito, acompanhado da Mesa Diretora da Casa. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (12).

João Kaus e Pastora Lorena são empossados na Câmara de Vereadores

Na primeira reunião da Comissão Representativa da atual legislatura, presidida pelo vereador Admar Pozzobom, os suplentes de vereadores João Kaus (PMDB) e Pastora Lorena (PSDB) assumiram a vereança em substituição a Marta Zanella (PMDB) e ao Pastor João Chaves (PSDB), secretários de município. João Kaus e Pastora Lorena realizaram entrega do diploma, declaração de bens atualizada, além de prestarem juramento do exercício do mandato.

Admar Pozzobom eleito novo presidente da Câmara

O vereador Admar Pozzobom (PSDB), liderando a chapa denominada Novo Tempo, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para o exercício de 2017. A chapa recebeu 16 votos favoráveis e cinco vereadores se abstiveram de votar (Celita da Silva, Daniel Diniz, Jorge Trindade, Luciano Guerra e Valdir Oliveira).

Vereadores e prefeito eleitos da XVII legislatura são empossados

Na tarde deste domingo (1), os vinte e um vereadores, prefeito Jorge Pozzobom e vice-prefeito Sergio Cechin foram empossados em Sessão Solene nas dependências do Colégio Marista. Na solenidade, conduzida pelo vereador Luciano Guerra por ter sido o mais votado nas eleições de outubro, os eleitos realizaram a entrega do diploma e da declaração de bens atualizada