Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias

Sessão Ordinária de 22 de junho de 2017

Após o início da sessão, o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, convidou o deputado estadual Edu Oliveira (PSD) para fazer parte da mesa dos trabalhos. Logo após, como de prache, foi concedido ao visitante 10 minutos para realizar algumas considerações. Em sua fala, Edu Oliveira iniciou dizendo que era uma honra ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Informou que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, há pouco tempo, e se colocou à disposição da comunidade local. “Para que a gente possa encaminhar as demandas pertinentes de Santa Maria e desta região do Estado”. O parlamentar explanou sobre o seu mandato abordando, em especial, a política ferroviária do Brasil e a inclusão do Rio Grande do Sul no sistema ferroviário do país. Ao encerrar, convidou todos para audiência pública que acontecerá dia 28 de junho, às 9h30min, na Assembleia Legislativa, para tratar do tema.

Comissão de Educação recebe representantes da União Independente Futsal

A pedido do vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, vereador Valdir Oliveira, em reunião na tarde desta quinta-feira (22), estiveram presentes juntamente com os demais membros da Comissão, representantes da União Independente Futsal, Leandro dos Santos, Iara Rudek, Janaina Fernandes e Mateus Drehmer.

Comissão defende agilidade e transparência na emissão de alvarás

Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão Especial formada para acompanhar, fiscalizar e sugerir melhorias na emissão de alvarás em Santa Maria reuniu-se com o vice-prefeito, Sergio Cechim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Sadi Falk, e o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Airton Denardin, para acompanhar a elaboração da legislação de criação do Poupa Tempo, órgão que, segundo o Poder Executivo, irá agilizar a emissão de alvarás. A comissão também obteve informações sobre andamento das contratações de profissionais para a área.

Cooperativa de Servidores dos Correios visita a Câmara

O presidente do Legislativo vereador Admar Pozzobom recebeu na manhã desta quarta-feira (21), a visita de Luiz Carlos machado Vargas, Coordenador Geral da Cooperativa Habitacional dos Empregados dos Correios (Coohrreios) e Renato Gomes, Assessor e Consultor da Cooperativa.

Sessão Ordinária de 20 de junho de 2017

Tribuna Livre:
O espaço foi ocupado pela Escola Antônio Francisco Lisboa. Na oportunidade, a professora Sônia Regina Gentile abordou os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, em Santa Maria.

Comissão de Políticas Públicas recebe transportadores escolares

A reunião da Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais e Distritais recebeu um grupo de motoristas de vans escolares na reunião de terça-feira (20). Na ocasião, os transportadores fizeram reclamações sobre a fiscalização realizada pelo Departamento Municipal de Transportes (DMT) de Santa Maria.