100%

Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias
 

Notícias

Sessão Plenária Ordinária, 23 de maio de 2017
Sessão Plenária Ordinária, 23 de maio de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Claudete Ribeiro, da Sociedade Brasileira para o Ensino e Pesquisa (SOBRESP), que destacou os 15 anos da entidade. Destacou que a instituição é dedicada ao ensino, proporcionando às pessoas novos conhecimentos. Ressaltou que a SOBRESP entrega à sociedade cidadãos solidários e conscientes de suas responsabilidades. A instituição oferece cursos de graduação, MBA e especializações.

Demandas da comunidade são tratadas em reunião da Comissão de Políticas Públicas
Demandas da comunidade são tratadas em reunião da Comissão de Políticas Públicas

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais recebeu, na tarde desta terça-feira (23), o Secretário Adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eduardo Leitão Crisóstomo. Os vereadores comentaram sobre o alto número de demandas, as dificuldades enfrentadas em alguns pontos da cidade em que a comissão esteve visitando e falaram sobre as cobranças feitas pela população.

Comissão debate alternativas para plano de saúde dos servidores municipais
Comissão debate alternativas para plano de saúde dos servidores municipais

Na manhã desta terça-feira (23), a Câmara de Vereadores sediou reunião entre integrantes do Sindicato dos Professores de Santa Maria (Sinprosm), do Sindicato dos Municipários, do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores Públicos de Santa Maria (IPASSP-SM), da Prefeitura, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Poder Legislativo, entre outros. O encontro, que ocorreu no Plenarinho da Casa, objetivou debater a viabilidade da criação de um plano de saúde próprio para os servidores municipais de Santa Maria.

Legislativo promove 1ª mateada solidária
Legislativo promove 1ª mateada solidária

Neste Domingo (21), o presidente do legislativo Admar Pozzobom, participou da Mateada em comemoração ao Dia Municipal do Fusca e arrecadação da Campanha do Agasalho 2017. A Mateada aconteceu no estacionamento do Monet Plaza Shopping.

Presidente recebe membros da Abojeris
Presidente recebe membros da Abojeris

Na manhã desta sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a advogada Elizabeth Greff e dois representantes da Associação dos Ofíciais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Abojeris), Sônia Regina de Lima Felin e Éden Fros. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta em que a Abojeris se manifesta contraria às reformas trabalhista e da previdência.

Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação
Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, Vitor Ribeiro Dias e o Vice-Presidente, Cristian Bertoia. A visita diz respeito a um pedido de verificação da atuação, postura ética e decisão dos membros do CMEL, trazida aos parlamentares por meio do presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração, Luiz Cláudio Mello, em abril deste ano.

Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria
Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania aprovou o relatório da vereadora Celita da Silva sobre o Projeto de Lei (PL) 8470/17, que obriga os estabelecimentos privados do município de inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências. A relatora conclui pela tramitação da matéria.