Câmara e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública de Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1

Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma Audiência Pública para tratar sobre Políticas de Prevenção e Tratamento à Gripe H1N1.
O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Carlos Ávila, Presidente da Comissão de Saúde do Estado, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Manoel Badke, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves, e a Superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Selena Michels, os parlamentares, Daniel Diniz, Luciano Guerra, Pastor João Chaves, Anita Costa Beber, Isaias Romero.
Segundo o Vereador Manoel Badke, no Estado já são 135 mortes já informadas, na região há oito casos de mortes comprovadas. “ A prevenção é o melhor caminho. Por isso, fomos até Brasília na última semana, juntamente com os vereadores, Admar Pozzobon e Daniel Diniz, para tratar sobre a obrigatoriedade da vacinação em todo o país. Precisamos vacinar o maio número de pessoas possível para que diminuam os casos de contagio e possamos diminuir as mortes”, explicou Badke.
Durante a reunião o grupo conversou sobre os estudos epidemiológicos que definem os grupos prioritários para receber as vacinas produzidas pelo Ministério Público. “ Também defendo que todos devem ter acesso gratuito a vacina. Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do vírus. Anualmente, recebemos os lotes com as vacinas e encaminhamos a toda a rede básica de saúde do município”, explicou Selena.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. A vacina passou a ser disponibilizada para a população em 2011 e desde então já vacinou mais de 183 mil brasileiros. Segundo informações da 4ª coordenadoria são 26 casos notificados com 8 mortes causadas pelo vírus HIN1 e outros vírus não identificados. “ É importante lembrar que as pessoas continuam morrendo todo o ano, e não apenas no inverno como pensamos. Temos atualmente 34% da população vacinada, mas isso não quer dizer que estão imunes. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, explicou Lurdes Farinha da 4ª coordenadoria de saúde.
Ainda foram distribuídos durante a Assembleia materiais produzidos com informações de prevenção contra o H1N1. Os cartazes e folders serão disponibilizados em postos de saúde da cidade e região.

Texto e Foto: Karohelen Dias
 

Pesquisa em Notícias

Texto:

Notícias

Sessão Plenária Ordinária, 01 de dezembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 01 de dezembro de 2016.

TRIBUNA LIVRE - O espaço foi utilizado por Evandro Luis Missio, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), que teceu críticas ao projeto do Governo Estadual que prevê a extinção das Fundações Públicas, em especial a FEPAGRO. “Nossa fundação é uma das indicadas pelo governo para ser extinta porque, segundo alegação do governo, gera prejuízo à sociedade. Queremos fazer contraponto, mostrando que esse argumento é uma inverdade”, comentou, acrescentando que a Fundação tem 21 centros de pesquisa distribuídos no Rio Grande do Sul. Destacou que a extinção da FEPAGRO trará economia irrisória ao governo do Estado, além de inviabilizar a participação em editais essenciais para a pesquisa e captação de recursos.

Comissão Processante transfere realização de oitivas
Comissão Processante transfere realização de oitivas

Atendendo pedido realizado pela defesa do prefeito José Haidar Farret, a Comissão Processante formada para apurar a denúncia de possível infração política administrativa cometida pelo prefeito deliberou por transferir a realização das oitivas das testemunhas da defesa para o dia 12 de dezembro, a partir das 9h.  Nesse dia, serão ouvidas as seguintes testemunhas: Jane Sassi, Terezinha Mottecy; Ony Lacerda da Silva; Vania Olivo, Selena Michel; Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos; Carolina Salbego Lisowski; Clairton Rodrigues da Motta; Francisco Turra e Bruno Fontenele. As testemunhas seriam ouvidas, inicialmente, nesta quinta-feira (01), porém a defesa alegou que não ocorreu intimação pessoal dos defensores de Farret.

Legislativo realiza a entrega da comenda “Ação Comunitária”
Legislativo realiza a entrega da comenda “Ação Comunitária”

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (29), a entrega da comenda “Ação Comunitária”, conferida a líder comunitário que se destaca por sua ação em favor da organização social e política do movimento comunitário, e a medalha “Herbet de Souza”, conferida a cidadão ou entidade reconhecida pela comunidade por prática de atos de solidariedade, consolidadas pela Lei Municipal nº 6040 de 2016.

Sessão Plenária Ordinária, 29 de novembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 29 de novembro de 2016.

A Tribuna Livre foi ocupada pela Associação do Núcleo Central da Cohab Santa Marta para tratar sobre a reativação do Posto de Saúde da localidade. O Orador Igor Lencina falou sobre as dificuldades encontradas pelos moradores da Cohab “Não temos qualidade de vida. Todas as nossas conquistas se perderam, fomos alvos do descompromisso dos representantes da nossa cidade. Nosso sentimento é de abandono e desrespeito. Precisamos organizar um mutirão para voltar a seguir o rumo do desenvolvimento daquele local. Precisamos do posto de saúde Floriano da Rocha”, destacou Lencina.

Comissão de Saúde realiza reunião com Agentes em Assistência
Comissão de Saúde realiza reunião com Agentes em Assistência

Na manhã desta terça-feira (29), a Comissão de Saúde, realizou uma reunião no plenário da Câmara, com a presença da Procuradora do Município, Anny Desconzi, a Secretária de Gestão de Modernização Administrativa, Carolina Lisowski e um grupo de agentes em assistência de saúde do município.
A debate aconteceu para tratar sobre legalidade da profissão e a rotina diária dos agentes. Segundo o grupo a rotina dos agentes é igual à dos técnicos em enfermagem. Com as mesmas atribuições, carga horaria, escala de trabalho e a realização dos procedimentos.

Legislativo realiza audiência pública sobre segurança bancária
Legislativo realiza audiência pública sobre segurança bancária

Na tarde desta segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública que tratou sobre o projeto de lei de número 8419, que dispõe sobre a contratação de “Vigilância Armada 24h” nas Agências Bancárias Públicas e Privadas e nas Cooperativas de Crédito do Município de Santa Maria e dá outras providências. Estiveram presentes na audiência os vereadores Daniel Diniz, João Chaves, João Kaus e Jorge Trindade, proponente do projeto. Compuseram a mesa, juntamente aos vereadores, o vice-presidente da Sicredi Região Centro, Pedro Ubiracy Ferreira, e o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Luiz Airton Correa Lucas.

Sessão Solene de entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes
Sessão Solene de entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou na noite desta quinta-feira (28), a entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes, homenagem que leva o nome do precursor do surgimento da Umbanda no Brasil.
A Comenda, foi consolidada pela Lei Municipal nº 6040/2016, destinada, como reconhecimento do trabalho social e religioso, às pessoas e/ou às instituições do mesmo segmento do inspirado religioso, que se destacarem ao longo de suas pregações. A outorga desta condecoração é alusiva a Semana comemorativa da Umbanda e dos cultos afro-brasileiros no mês de novembro.

Sessão Plenária Ordinária, 24 de novembro de 2016.
Sessão Plenária Ordinária, 24 de novembro de 2016.

Projetos aprovados:
- Verª Sandra Rebelato requer inserção nos Anais da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria o artigo \'\'ROSÁRIO, a irmandade negra de Santa Maria\'\', publicado no Caderno Mix do Jornal Diário de Santa Maria dos dias 19 e 20 de novembro de 2016.
 - Requer o envio de Moção de Congratulações à Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS, pelos seus 15 anos de fundação.
- Ver. Isaias Romero solicita o envio de Moção de Congratulações à Srª Carina Deolinda da Silva Lopes, pelo seu trabalho, esforço e dedicação em todas as atividades desenvolvidas em nosso Município.
- Projeto de Lei nº 8427/2016, de autoria da Vrª. Marta Zanella, que altera o artigo 3º, da Lei Municipal Nº 5919, de 30 de Janeiro de 2012 no Município de Santa Maria.

Voltar ao Topo
100%