100%

Sessão Plenária Ordinária, 16 de junho de 2016

Sessão Plenária Ordinária, 16 de junho de 2016

TRIBUNA LIVRE – O espaço foi utilizado pelo treinador e coordenador de equipes de base, professor Ricardo Rodrigues Leal, do Corintians Esporte Clube, fundado em 30 de abril de 1934. O professor ressaltou que o Coritians foi hexacampeão adulto masculino e mais de 50 atletas convocados para seleções gaúchas entre 2010 – 2015. Informou que, para 2017, as metas são: equipe adulta disputando título estadual, manter as categorias de base entre as três primeiras colocações e 300 crianças em escolinhas de iniciação à modalidade. “Nosso maior sonho de gestão é que tenhamos basquete nos bairros”, comentou Leal.
Proposições aprovadas:
- requerimento do vereador Isaias Romero, solicitando envio de moção de congratulações à Banda de Música da Brigada Militar pelos seus 46 anos;
- requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações aos Freis Capuchinhos do Estado pelos 120 anos de presença no Rio Grande do Sul;
Projetos em primeira discussão:
- Projeto de lei 8377, de autoria da vereadora Marta Zanella, que Institui o Dezembro Vermelho e inclui o evento no calendário oficial do município;
- Projeto de lei 8379, de autoria da vereadora Marta Zanella, que Institui e inclui no calendário oficial do município de Santa Maria o Dia Municipal de Conscientização e Orientação do Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES e dá outras providências. A vereadora explicou que o Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES é uma doença sem cura que atinge o sistema imunológico, a condição faz com que o mecanismo de defesa do organismo ataque a si mesmo criando um excesso de anticorpos na corrente sanguínea que causam inflamação e danos às articulações, aos músculos e outros órgãos. A vereadora registrou que a doença foi objeto de estudo de uma pesquisa realizada por nutricionistas do curso de especialização em Nutrição funcional da VP-UNICSUL em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Resumo dos pronunciamentos:
João Kaus (PMDB) registrou que a secretaria de infraestrutura está realizando patrolamento na região oeste, informando que a pasta realiza obras para melhorar as condições das vias. “A secretaria está fazendo o possível para recuperar as ruas”, comentou, acrescentando que a pasta, anteriormente, estava com o maquinário no interior do município.
Isaias Romero (liderança do PMDB) registrou que a Banda de Música da Brigada Militar foi criada com o objetivo de animar a moral da tropa. Observou que a Banda participou de movimentos revolucionários, estando presente em grandes momentos políticos e sociais. “É a Banda mais popular de Santa Maria”, comentou, acrescentando que a Banda tem como lema “Música também combate violência”. Romero é autor de moção de congratulações à Banda.
Coronel Vargas (PSDB) relatou atividades desenvolvidas durante viagem a Porto Alegre e a Novo Hamburgo, para tratar, nos órgãos competentes de questões relacionadas à segurança pública. Agradeceu o empenho do juiz Leandro Sassi, da Vara de Execuções Criminais, pelo empenho para evitar que presos de Porto Alegre continuassem a ser transferidos para Santa Maria. “Diante do perfil dos presos que estavam vindo para Santa Maria, estavam se estabelecendo elementos de facções criminosas”, comentou.
Isaias Romero (PMDB) afirmou que o setor de saúde em Santa Maria está passando por uma grande crise e é preciso empenho de todos para reverter a situação. “É preciso uma atenção muito grande em relação à saúde”, comentou. Ainda, em seu discurso, o vereador informou que cerca de 200 mil pessoas deixaram de se deslocar por ônibus. Segundo o vereador, isso é decorrente da crise econômica e do desemprego.
Anita Costa Beber (PR) parabenizou o bloco “D`scontrolados”, de Camobi, fundado em janeiro em 2016, pelo trabalho social realizado. Registrou que o bloco realiza ações sociais, inclusive campanha de agasalho. Reiterou críticas à administração municipal pelo abandono dos distritos de Santa Maria. Afirmou que há dois anos as famílias do Arroio Lobato aguardam a recuperação do local. Em comunicação de liderança, Anita afirmou que gosta muito do secretário Tubias Calil, mas registrou que ele não tem atendido às demandas da comunidade. Declarou que parece que o prefeito não tem mais preocupação com Santa Maria. Segundo a vereadora, não tem como defender a atual gestão.
Jorge Trindade (REDE) parabenizou a superintendência da Corsan pelo trabalho realizado na região leste – especialmente na Cohab Fernando Ferrari - para resolver o problema de abastecimento de água. Jorge Trindade ressaltou que, além de solucionar a falta de água, a Corsan está trabalhando para garantir o saneamento. O vereador registrou a importância da realização, no dia 13 de junho, do 2º encontro de animais abandonados no campus da UFSM. Jorjão informou que há um grande número de animais abandonados, muitos deles, famintos. Convidou a comunidade para participar da discussão sobre políticas públicas de defesa dos animais que acontece no dia 23 de junho no plenarinho da Câmara.
Pastor João Chaves (PSDB) classificou como uma vergonha nacional o envolvimento de políticos em escândalos e práticas de corrupção. “Comecei a pensar o que a gente pode fazer como vereadores. Protocolei projeto sugestão ao Executivo para os secretários, subprefeitos e presidente de autarquias e fundações públicas”, comentou, acrescentando que é inadmissível ocupantes de cargos no Executivo serem nomeados mesmo com ficha suja. Lembrou que, no âmbito do Legislativo municipal, após aprovação de proposição do vereador Admar Pozzobom, é proibido pessoas com ficha suja ocuparem cargos. O vereador informou que o projeto sugestão foi encaminhado ao prefeito Cezar Schirmer e aguarda que o prefeito acate a proposição. “Precisamos lutar pela dignidade e moral. Jamais podemos aceitar que pessoas condenadas ocupem cargos públicos”, ponderou. Ainda, em seu pronunciamento, o vereador parabenizou a Corsan por ter acatado sugestões do relatório da Comissão Especial que estudou a viabilidade de renovação ou não do contrato do município com a concessionária. Informou que a Corsan vai viabilizar uma central em Santa Maria para agilizar a análise de projeto e de atendimentos de demandas da comunidade.
Cezar Gehm (PMDB) mencionou pesquisa da revista Exame, cujo resultado coloca Santa Maria na posição de quinquagésima cidade mais inteligente do país. “Santa Maria subiu 16 posições em relação ao ano passado”, comentou, acrescentando que foram analisadas diferentes várias e potencialidades do município. Observou que o fato de Santa Maria ter um grande número de universitários conectados à internet, a instalação de quiosques digitais e a instalação da KMW contribuíram para escalada de Santa Maira no ranking da pesquisa.
Coronel Tavores (PSDB) solicitou ao secretário de Mobilidade Urbana que providencie a instalação de uma sinaleira na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Ernesto Beck para evitar ocorrência de acidentes. Requereu, ainda, operação tapa-buracos na Cohab Tancredo Neves em razão da precariedade das Ruas.
Luciano Guerra (PT) criticou o descaso da administração municipal com a cidade como um todo, especialmente em relação aos Distritos. “Já estamos cansados de encaminhar requerimentos ao Executivo. É uma vergonha”, comentou. Lembrou que o então candidato a prefeito Cezar Schirmer fez campanha eleitoral, prometendo asfaltar a estrada de acesso ao distrito de Santa Flora. “O que me causa indignação é o que foi dito aos moradores na última audiência. A cara de pau de dizer para comunidade que a estrada é estadual e que a prefeitura não pode fazer ações”, comentou, questionando que somente agora o prefeito percebeu que a estrada é estadual. Ainda, em seu pronunciamento, o vereador destinou qual a destinação da contribuição de iluminação pública, pois as pessoas pagam por um serviço e não possuem retorno.
Sandra Rebelato (PP) registrou a realização a 7ª Semana Municipal de Não Violência contra a Pessoa Idosa, cuja abertura oficial ocorreu na última quarta-feira (15). Informou que, neste sábado, ocorre ciclo de cinema na CESMA e, no dia 21, acontece uma palestra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A vereadora destacou que respeitar o idoso é respeitar o futuro, destacando que, infelizmente, a violência ocorre de diferentes maneiras.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Foto: Andressa Foggiato, Carolina Escher, e Gabriela Wagner

Notícias

Legislativo promove 1ª mateada solidária
Legislativo promove 1ª mateada solidária

Neste Domingo (21), o presidente do legislativo Admar Pozzobom, participou da Mateada em comemoração ao Dia Municipal do Fusca e arrecadação da Campanha do Agasalho 2017. A Mateada aconteceu no estacionamento do Monet Plaza Shopping.

Presidente recebe membros da Abojeris
Presidente recebe membros da Abojeris

Na manhã desta sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, recebeu a advogada Elizabeth Greff e dois representantes da Associação dos Ofíciais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Abojeris), Sônia Regina de Lima Felin e Éden Fros. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta em que a Abojeris se manifesta contraria às reformas trabalhista e da previdência.

Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação
Conselho de Esportes participa da reunião da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, Vitor Ribeiro Dias e o Vice-Presidente, Cristian Bertoia. A visita diz respeito a um pedido de verificação da atuação, postura ética e decisão dos membros do CMEL, trazida aos parlamentares por meio do presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração, Luiz Cláudio Mello, em abril deste ano.

Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria
Comissão de Direitos Humanos exara parecer favorável à tramitação de matéria

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania aprovou o relatório da vereadora Celita da Silva sobre o Projeto de Lei (PL) 8470/17, que obriga os estabelecimentos privados do município de inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências. A relatora conclui pela tramitação da matéria.

Sessão Plenária Ordinária, 16 de maio de 2017.
Sessão Plenária Ordinária, 16 de maio de 2017.

EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Jorge Trindade prestou homenagem ao Inter- Santa Maria pelos 89 anos de fundação. Jorjão apresentou material audiovisual com fatos que marcaram a trajetória do time santa-mariense.

Câmara sedia exposição Tecendo Caminhos
Câmara sedia exposição Tecendo Caminhos

A Exposição Tecendo Caminhos, promovida pela Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos, teve início nesta terça-feira (16), na Sala Eduardo Trevisan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Comissão de educação visita EMEF Dom Luis Victor Sartori
Comissão de educação visita EMEF Dom Luis Victor Sartori

Na manhã desta terça-feira (16), os vereadores Prof.ª Luci (Tia da Moto), Pastora Lorena, Celita da Silva e Valdir Oliveira, integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luis Victor Sartori.