Sessão Plenária Ordinária, 09 de junho de 2016

EXPEDIENTE NOBRE – O vereador Manoel Badke utilizou o espaço para prestar homenagem à professora Ana Maria Buriol Londero, ex-diretora da Escola Municipal Vicente Farencena. A secretária municipal de Educação, Silvana Guerino e a diretora da Escola, Roselis F. Oliveira Pincolini, compuseram a mesa de autoridades. “Hoje é um momento ímpar na vida da professora e minha vida, como educador, e como pai de quatro filhos que tiveram a honra de estudar na Escola Vicente Farencena”, comentou.

Ele ressaltou que o verdadeiro educador é aquele que sabe compreender que cada aluno é um ser em pleno desenvolvimento, o qual cresce ao trocar experiências e aprendizagens.
Badke fez um histórico da trajetória de Ana Maria marcada por grandes realizações. Lembrou que a ex-diretora assumiu escola em precárias condições e, aliada à equipe diretiva, sempre visou proporcionar ensino de qualidade a todos. “Durante sua brilhante caminhada, a professora Ana passou muito trabalho. Como sempre afirmou, a Escola era sua segunda casa”, registrou, informando que a diretora finalizou mandato, colocando a Escola no primeiro lugar do ranking municipal do IDEB. Os alunos do quarto ano da Escola realizaram uma apresentação artística em homenagem à professora.

A atual diretora da Escola, Roselis F. Oliveira Pincolini, declarou que a comunidade escolar sempre lembrará da Ana diretora porque marcou profundamente a história da Escola. “Sempre será nossa Ana. Agradecemos a Deus a oportunidade de viver e conviver contigo”, ponderou. Roselis apresentou um material com imagens da trajetória de Ana Maria na Escola Vicente Farencena.

Proposições aprovadas:
Requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de Moção de Congratulações à Associação Amparo Providência – Lar das Vovozinhas pelos 70 anos de existência;

Requerimento, do vereador Isaias Romero, solicitando envio de Moção de Congratulações a Valdomiro Fraga, considerado um dos antigos jogadores de bocha de Santa Maria;

Requerimento, do vereador Daniel Diniz, solicitando envio de Moção de Congratulações à Rejane Terezinha Rosa Cristino pelos relevantes serviços prestados à religião de Umbanda.

Projetos aprovados:
- Projeto de Lei 8354, de autoria do vereador João Kaus, que “Institui o dia do coletor de material reciclável e dá outras providências”.

- Projeto de lei 8378, de autoria do vereador João Kaus, que “Institui o dia do Assessor Parlamentar no Município de Santa Maria e dá outras providências”. Kaus registrou a relevância de valorizar o assessor parlamentar pela excelência das atividades realizadas em prol do mandato dos vereadores. “Nós jamais conseguimos chegar aos objetivos se não tivermos uma assessoria competente e à altura da comunidade”, comentou.

Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Fogiatto, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Legislativo recebe visita do Deputado Valdeci Oliveira

O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, juntamente com os vereadores Daniel Diniz, Valdir Oliveira e Profª Celita da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (24), a visita do Deputado Estadual Valdeci Oliveira.

Sessão Ordinária, 20 de abril de 2017

PROPOSIÇÕES APROVADAS:
- Requerimento, da vereadora Pastora Lorena, solicitando envio de Moção de Congratulações à Rádio Guarathan pela passagem dos 57 anos de serviços de radiodifusão prestados à comunidade santa-mariense e região;
- Projeto de lei 8454, de autoria do Poder Executivo, que Altera a Lei n° 6108, de 28 de dezembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a alienar um imóvel de sua propriedade." Com a nova redação proposta, o valor arrecadado com a alienação do bem será destinado a aquisição ou ampliação de imóveis destinados especificamente para unidades básicas e secundárias de saúde.

Legislativo realiza abertura da Semana do Escotismo

Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores realizou solenidade de abertura da Semana Municipal do Escotismo com homenagem aos jovens e voluntários do movimento escoteiro em referência ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.

Comissão Especial faz reunião para projeto de Segurança

Na tarde desta quarta-feira (19), a Comissão Especial para tratar da falta de segurança nas agências bancárias públicas e privadas e nas cooperativas de crédito do Município de Santa Maria, se reuniu para acertar alguns detalhes.

Câmara recebe obra para acervo

Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, recebeu a Diretora da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.

Comissão Especial visita região oeste e sul de Santa Maria

Na manhã desta quarta-feira (19), os vereadores Adelar Vargas, Marion Mortari e Profª Celita, que integram a comissão especial para acompanhamento dos alagamentos que ocorrem em Santa Maria, percorreram por diversas ruas na região oeste e sul da cidade.

Legislativo entrega Comenda “Coronel Pillar”

Em Sessão Solene na noite desta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Comenda “CORONEL PILLAR” ao 1º Tenente da Brigada Militar da Reserva Altiva, Ivonir Dorneles. Essa Comenda é destinada aos policiais militares inativos que se destacaram no exercício das atividades de policial militar.

Sessão Ordinária, 18 de abril de 2017

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Luciano Caldeira Villanova, da direção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM, que destacou fatos históricos marcantes no cinquentenário do Colégio, celebrado em 04 de abril. “Esses cinquenta anos foram marcados por muitas dificuldades e também por muitas vitórias”, ponderou. Estudantes do CTISM acompanharam a sessão ordinária.

Reitor expõe situação da UFSM aos veradores

Na tarde desta terça-feira (18), o presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobon, junto com os demais parlamentares, se reuniu com o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann e o secretário geral do gabinete Marionaldo da Costa Ferreira.