Sessão Plenária Ordinária, 09 de junho de 2016

EXPEDIENTE NOBRE – O vereador Manoel Badke utilizou o espaço para prestar homenagem à professora Ana Maria Buriol Londero, ex-diretora da Escola Municipal Vicente Farencena. A secretária municipal de Educação, Silvana Guerino e a diretora da Escola, Roselis F. Oliveira Pincolini, compuseram a mesa de autoridades. “Hoje é um momento ímpar na vida da professora e minha vida, como educador, e como pai de quatro filhos que tiveram a honra de estudar na Escola Vicente Farencena”, comentou.

Ele ressaltou que o verdadeiro educador é aquele que sabe compreender que cada aluno é um ser em pleno desenvolvimento, o qual cresce ao trocar experiências e aprendizagens.
Badke fez um histórico da trajetória de Ana Maria marcada por grandes realizações. Lembrou que a ex-diretora assumiu escola em precárias condições e, aliada à equipe diretiva, sempre visou proporcionar ensino de qualidade a todos. “Durante sua brilhante caminhada, a professora Ana passou muito trabalho. Como sempre afirmou, a Escola era sua segunda casa”, registrou, informando que a diretora finalizou mandato, colocando a Escola no primeiro lugar do ranking municipal do IDEB. Os alunos do quarto ano da Escola realizaram uma apresentação artística em homenagem à professora.

A atual diretora da Escola, Roselis F. Oliveira Pincolini, declarou que a comunidade escolar sempre lembrará da Ana diretora porque marcou profundamente a história da Escola. “Sempre será nossa Ana. Agradecemos a Deus a oportunidade de viver e conviver contigo”, ponderou. Roselis apresentou um material com imagens da trajetória de Ana Maria na Escola Vicente Farencena.

Proposições aprovadas:
Requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de Moção de Congratulações à Associação Amparo Providência – Lar das Vovozinhas pelos 70 anos de existência;

Requerimento, do vereador Isaias Romero, solicitando envio de Moção de Congratulações a Valdomiro Fraga, considerado um dos antigos jogadores de bocha de Santa Maria;

Requerimento, do vereador Daniel Diniz, solicitando envio de Moção de Congratulações à Rejane Terezinha Rosa Cristino pelos relevantes serviços prestados à religião de Umbanda.

Projetos aprovados:
- Projeto de Lei 8354, de autoria do vereador João Kaus, que “Institui o dia do coletor de material reciclável e dá outras providências”.

- Projeto de lei 8378, de autoria do vereador João Kaus, que “Institui o dia do Assessor Parlamentar no Município de Santa Maria e dá outras providências”. Kaus registrou a relevância de valorizar o assessor parlamentar pela excelência das atividades realizadas em prol do mandato dos vereadores. “Nós jamais conseguimos chegar aos objetivos se não tivermos uma assessoria competente e à altura da comunidade”, comentou.

Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Andressa Fogiatto, Carolina Escher e Gabriele Wagner

Sessão Ordinária de 22 de junho de 2017

Após o início da sessão, o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, convidou o deputado estadual Edu Oliveira (PSD) para fazer parte da mesa dos trabalhos. Logo após, como de prache, foi concedido ao visitante 10 minutos para realizar algumas considerações. Em sua fala, Edu Oliveira iniciou dizendo que era uma honra ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Informou que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, há pouco tempo, e se colocou à disposição da comunidade local. “Para que a gente possa encaminhar as demandas pertinentes de Santa Maria e desta região do Estado”. O parlamentar explanou sobre o seu mandato abordando, em especial, a política ferroviária do Brasil e a inclusão do Rio Grande do Sul no sistema ferroviário do país. Ao encerrar, convidou todos para audiência pública que acontecerá dia 28 de junho, às 9h30min, na Assembleia Legislativa, para tratar do tema.

Comissão de Educação recebe representantes da União Independente Futsal

A pedido do vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, vereador Valdir Oliveira, em reunião na tarde desta quinta-feira (22), estiveram presentes juntamente com os demais membros da Comissão, representantes da União Independente Futsal, Leandro dos Santos, Iara Rudek, Janaina Fernandes e Mateus Drehmer.

Comissão defende agilidade e transparência na emissão de alvarás

Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão Especial formada para acompanhar, fiscalizar e sugerir melhorias na emissão de alvarás em Santa Maria reuniu-se com o vice-prefeito, Sergio Cechim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Everton Sadi Falk, e o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Airton Denardin, para acompanhar a elaboração da legislação de criação do Poupa Tempo, órgão que, segundo o Poder Executivo, irá agilizar a emissão de alvarás. A comissão também obteve informações sobre andamento das contratações de profissionais para a área.

Cooperativa de Servidores dos Correios visita a Câmara

O presidente do Legislativo vereador Admar Pozzobom recebeu na manhã desta quarta-feira (21), a visita de Luiz Carlos machado Vargas, Coordenador Geral da Cooperativa Habitacional dos Empregados dos Correios (Coohrreios) e Renato Gomes, Assessor e Consultor da Cooperativa.

Sessão Ordinária de 20 de junho de 2017

Tribuna Livre:
O espaço foi ocupado pela Escola Antônio Francisco Lisboa. Na oportunidade, a professora Sônia Regina Gentile abordou os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, em Santa Maria.

Comissão de Políticas Públicas recebe transportadores escolares

A reunião da Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais e Distritais recebeu um grupo de motoristas de vans escolares na reunião de terça-feira (20). Na ocasião, os transportadores fizeram reclamações sobre a fiscalização realizada pelo Departamento Municipal de Transportes (DMT) de Santa Maria.